Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4305
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola
Título(s) alternativo(s): Memories and knowledge of Caiana dos crioulos in teacher education: ways and ways of learning in quilombola school education
Autor: Lima, Luciene Tavares da Silva 
Primeiro orientador: Aragão, Patrícia Cristina de
Resumo: As práticas culturais que fazem parte da memória da Comunidade Caiana dos Crioulos são fundamentais para a formação educacional das crianças que vivem nesse território e dos docentes que atuam no espaço escolar da comunidade. Este trabalho tem como objetivo geral investigar como os saberes dos idosos da Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos, mediatizados pela memória, contribuem com a formação dos professores de Alagoa Grande – PB - e como a memória e os saberes da tradição local desenvolvem práticas educacionais que possibilitam a aprendizagem no contexto da Educação Escolar Quilombola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, em interface com a pesquisa bibliográfica, com abordagem da história oral através da entrevista temática e da técnica da observação participante. Trabalhamos com o conceito de memória elaborado por Pollak (1992) e Halbwachs (1950), de educação étnico-racial e quilombola, sob os olhares de Gomes (2012), e de formação do professorado na perspectiva de Ibernón (2016) e Tardif (2000). Utilizamos como fonte as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-raciais e as Diretrizes para a Educação Escolar Quilombola, que versam sobre o assunto. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva, em Caiana dos Crioulos - Alagoa Grande – PB. Os sujeitos foram cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, do turno da manhã, e cinco idosos moradores da respectiva comunidade. Com base nos estudos realizados, consideramos que as memórias das pessoas idosas do quilombo são educativas, porque são saberes que possibilitam formar docentes para uma prática educacional que dialogue com os conhecimentos escolares e com os saberes da comunidade. Durante todo o trajeto, as discussões ascenderam para a realização de oficinas pedagógicas temáticas, que resultaram na elaboração de um produto educacional, um Caderno Pedagógico que visa contribuir com a educação escolar na comunidade através de ações pedagógicas desenvolvidas com docentes.
Abstract: The cultural practices that are part of the memory of the Caiana dos Crioulos Community are fundamental for the educational formation of the children who live in this territory and the teachers who work in the community's school space. This work aims to investigate how the knowledge of the elderly in the Caiana dos Crioulos Quilombola Community, mediated by memory, contributes to the training of teachers in Alagoa Grande - PB - and how memory and local tradition knowledge develop educational practices that enable learning in the context of Quilombola School Education. It is a qualitative research of the ethnographic type, in interface with the bibliographical research, with an approach to oral history through thematic interview and the technique of participant observation. We work with the concept of memory elaborated by Pollak (1992) and Halbwachs (1950), ethnic-racial and quilombola education, from the perspective of Gomes (2012), and teacher education from the perspective of Ibernón (2016) and Tardif (2000). We used as a source the Curriculum Guidelines for Ethnic-Racial Relations and the Guidelines for Quilombola School Education, which deal with the subject. The research was developed at the Firmo Santino da Silva Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education, in Caiana dos Crioulos - Alagoa Grande - PB. The subjects were five teachers from the early years of basic education, in the morning shift, and five elderly residents of the respective community. Based on the studies carried out, we consider that the memories of the elderly in the quilombo are educational, because they are knowledge that enables the formation of teachers for an educational practice that dialogues with school knowledge and community knowledge. Throughout the journey, discussions ascended to the realization of thematic pedagogical workshops, which resulted in the development of an educational product, a Pedagogical Notebook that aims to contribute to school education in the community through pedagogical actions developed with teachers.
Palavras-chave: Educação escolar quilombola
Memória
Saberes
Formação docente
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: LIMA, L. T. S. Memórias e saberes de Caiana dos crioulos na formação de professores: modos e formas de aprender na educação escolar quilombola. 2021. 324 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4305
Data de defesa: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO PDF LUCIENE TAVARES DA SILVA LIMA.pdfPDF - Luciene Tavares Da Silva Lima45.85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
LUCIENE TAVARES TERMO DE AUTORIZACAO n.pdfPDF - Termo de Autorização135.04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
TERMO DE CONFIRMAÇÃO E CADASTRAMENTO DE LUCIENE TAVARES DA SILVA LIMA.pdfTermo de Confirmação e Cadastramento156.32 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.