Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacêdo, Renata Márcia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7337580454461102por
dc.contributor.advisor1Paula Almeida de Castro, Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212por
dc.contributor.referee1Araújo, Patrícia Cristiana de Aragão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352por
dc.contributor.referee2Lins, Juarez Nogueira-
dc.date.accessioned2022-01-25T20:16:51Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.citationMACÊDO, R. M. A Educação de Jovens e Adultos em questão: reflexões sobre a formação e a atuação de professores de uma escola pública de Cacimba de Dentro – PB. 2021. 200 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4085-
dc.description.resumoPara os estudiosos Carvalho (2014), Machado (2009), as políticas públicas dizem respeito às ações e decisões do Governo e estão voltadas para a solução de problemas da sociedade. Para atuar nessa perspectiva, a educação de Jovens Adultos considera a realidade do educando, tornando o conhecimento acessível ao nível dos alunos. Esta pesquisa tem como objetivo geral, investigar como a formação dos educadores da EJA contribui para a formação dos discentes da Escola Pedro Targino da Costa Moreira em Cacimba de Dentro-PB e como os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas nesse contexto da Educação de Jovens e Adultos. O lócus da pesquisa envolveu a Escola Estadual do Ensino Médio Normal Pedro Targino da Costa Moreira, localizada na cidade de Cacimba de Dentro-PB. Este estudo pautou-se nas contribuições de Masetto (1994), Freire (1996), Tardif (2014), Nóvoa (2007), Soares e Pedrosos (2016), Paiva (2012), isto que abordam a formação docente; Assumann (2007), Delors (1996), seu olhar para o conceito de educação, entre outros estudiosos, aprofundam seus pensamentos sobre a formação docente, o conceito de educação e a ação educativa, alguns documentos oficiais, que falam sobre o direito à educação na EJA e seus desafios para efetivação sobre o sistema educativo. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de um questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise e a interpretação dos dados foram por meio da abordagem análise de conteúdo. A pesquisa teve como sujeitos cinco professores/as que atuaram na EJA no ensino fundamental e médio no ano letivo de 2020. Ao final deste trabalho, como produto educacional um guia de orientação pedagógica para professores da EJA. As discussões sobre o tema objetivaram compreender a formação dos professores dessa modalidade de ensino e suas metodologias didáticas pedagógicas na sala de aula. O estudo revelou a importância de refletir quem é o professor que está inserido nesse espaço educativo, seus desafios de legitimar seu ofício pedagógico, a falta de uma formação continuada, de motivação e materiais didáticos para se trabalhar espaço escolar e a falta de uma ótica reflexiva sobre os educandos e suas múltiplas diversidades. Espera-se que o trabalho realizado seja o ponto de partida para colaborar com a reflexão da formação docente na EJA e sua atuação enquanto mediador do saber.por
dc.description.abstractFor scholars Carvalho (2014), Machado (2009), public policies concern the actions and decisions of the Government and are aimed at solving society's problems. In order to act in this perspective, the Education of Young Adults considers the reality of the student, making knowledge accessible to students. This research aims to investigate how the training of EJA educators contributes to the training of students at Pedro Targino da Costa Moreira School in Cacimba de Dentro-PB and how teachers develop their pedagogical practices in this context of Youth and Adult Education. The locus of the research involved the Pedro Targino da Costa Moreira State School of Normal High School, located in the city of Cacimba de Dentro-PB. This study was based on the contributions of Masetto (1994), Freire (1996), Tardif (2014), Nóvoa (2007), Soares and Pedrosos (2016), Paiva (2012), which address teacher education; Assumann (2007), Delors (1996), their look at the concept of education, among other scholars, deepen their thoughts on teacher education, the concept of education and educational action, some official documents that talk about the right to education in EJA and its challenges for effectiveness on the educational system. The methodology presents a qualitative approach of the case study type. Data collection took place through a questionnaire and semi-structured interviews. Data analysis and interpretation were performed using the content analysis approach. The research had as subjects five teachers who worked in EJA in elementary and high school in the 2020 academic year. At the end of this work, as an educational product, a pedagogical guidance guide for EJA teachers. The discussions on the subject aimed to understand the training of teachers in this type of teaching and their pedagogical didactic methodologies in the classroom. The study revealed the importance of reflecting on who the teacher is who is inserted in this educational space, the challenges of legitimizing their pedagogical profession, the lack of continuing education, motivation and teaching materials to work in the school space and the lack of a reflective perspective about the students and their multiple diversities. It is expected that the work carried out is the starting point to collaborate with the reflection of teacher education in EJA and its role as a mediator of knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-09-29T14:10:16Z No. of bitstreams: 2 TERMOS BDTD- RENATA MÁRCIA DE MACÊDO.pdf: 200343 bytes, checksum: d6d280d8560931e4063925f12afe2de8 (MD5) Arquivo do trabalho PDF- RENATA MÁRCIA DE MACÊDO.pdf: 15493822 bytes, checksum: d3f1450cfd1800c524b083facdfefa75 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2021-09-30T20:56:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMOS BDTD- RENATA MÁRCIA DE MACÊDO.pdf: 200343 bytes, checksum: d6d280d8560931e4063925f12afe2de8 (MD5) Arquivo do trabalho PDF- RENATA MÁRCIA DE MACÊDO.pdf: 15493822 bytes, checksum: d3f1450cfd1800c524b083facdfefa75 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-25T20:16:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMOS BDTD- RENATA MÁRCIA DE MACÊDO.pdf: 200343 bytes, checksum: d6d280d8560931e4063925f12afe2de8 (MD5) Arquivo do trabalho PDF- RENATA MÁRCIA DE MACÊDO.pdf: 15493822 bytes, checksum: d3f1450cfd1800c524b083facdfefa75 (MD5) Previous issue date: 2021-06-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectMetodologias de ensinopor
dc.subjectAção educativapor
dc.subjectEnsino de Jovens e Adultos - EJApor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos em questão: reflexões sobre a formação e a atuação de professores de uma escola pública de Cacimba de Dentro – PBpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMOS BDTD- RENATA MÁRCIA DE MACÊDO.pdfTERMOS DA BDTD195.65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Arquivo do trabalho PDF- RENATA MÁRCIA DE MACÊDO.pdfDOCUMENTO PRINCIPAL15.13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.