Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Paulo Henrique Pereira de-
dc.contributor.advisor1Freitas, Heron Neves de-
dc.contributor.referee1Santos, José Jamilton Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Medeiros, Fábio Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-01-14T12:57:24Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationMELO, Paulo Henrique Pereira de. O uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnética. 2021. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4079-
dc.description.resumoNesta dissertação apresentamos uma proposta de Ensino Problematizador, que possui como produto educacional uma Sequência Didática, que tem como objeto de discussão o estudo da indução eletromagnética. O desenvolvimento da base conceitual da indução eletromagnética se deu a partir da realização de atividades experimentais, e após inúmeras observações e questionamentos levantados sobre o fenômeno, tornou-se possível entender a união da eletricidade e magnetismo, surgindo assim o eletromagnetismo. A sequência didática proposta é composta por cinco encontros e segue o aporte do uso da experimentação em sala de aula e os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Nos quatros primeiros encontros, os alunos fizeram o manuseio de experimentos relacionados ao eletromagnetismo, onde através da socialização dos saberes, do estímulo e incentivo, passaram para o processo de construção do conhecimento, buscando explicar os fenômenos observados. Ao fim de cada encontro os alunos participaram de uma avaliação composta por questões, que foram respondidas de forma descritiva e com a utilização de representações gráficas. Ao final teremos como produto educacional, a sequência didática e um tutorial para confecção dos experimentos, os quais seguem uma ordem de fenômenos sobre a indução eletromagnética.por
dc.description.abstractIn this dissertation we present a proposal of Problematic Teaching, which has as its educational product a Didactic Sequence, which has as object of discussion the study of electromagnetic induction. The development of the conceptual basis of electromagnetic induction occurred from the realization of experimental activities, in which after numerous observations and questions raised about the phenomenon, made it possible to nderstand the union of electricity and magnetism, thus giving rise to electromagnetism. The proposed didactic sequence is composed of five meetings and follows the use of experimentation in the classroom and the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti. In the first four meetings, the students will handle experiments related to electromagnetism, where through the socialization of knowledge, stimulus and incentive, they will move into the process of building knowledge, seeking to explain the phenomena observed. At the end of each meeting the students will participate in an evaluation composed of questions, which must be answered in a descriptive manner and with the use of graphic representations. At the end we will have as an educational product, the didactic sequence and a tutorial for making the experiments, which follow an order of phenomena on electromagnetic induction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-09-06T11:31:53Z No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Henrique Pereira de Melo.pdf: 4123892 bytes, checksum: 1db5181d61fb4bed08b8cc193f8a8a6e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-01-14T12:57:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Henrique Pereira de Melo.pdf: 4123892 bytes, checksum: 1db5181d61fb4bed08b8cc193f8a8a6e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-14T12:57:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Paulo Henrique Pereira de Melo.pdf: 4123892 bytes, checksum: 1db5181d61fb4bed08b8cc193f8a8a6e (MD5) Previous issue date: 2021-02-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectIndução eletromagnéticapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectTeaching Physicseng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectElectromagnetic inductioneng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO uso de atividades experimentais no ensino de Física para o estudante de indução eletromagnéticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Henrique Pereira de Melo.pdfPDF - Paulo Henrique Pereira de Melo4.03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.