Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4030
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias de pedagogas no ensino de Matemática: Repensando saberes e fazeres na prática docente
Autor: Figueirêdo, Maria de Fátima Caldas de
Primeiro orientador: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Primeiro membro da banca: Barbosa, José Lamartine da Costa
Segundo membro da banca: Oliveira, Iranilson Buriti de
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carolina Fernandes de
Resumo: Este trabalho apresenta relatos de memória escolar de professoras aposentadas referentes a formação escolar primária e atuação docente na zona rural do Município cearense de Barro, referentes ao recorte temporal nas décadas 40-90 (século XX) e início do século XXI, relacionados ao conteúdo da Matemática no antigo primário. Objetivando analisar os relatos de professoras pedagogas acerca dos saberes e fazeres referentes ao ensino da Matemática nas séries iniciais da Educação Básica, verificando dificuldades didático-pedagógicas por elas enfrentadas na docência da Matemática. Em termos teóricos, esta pesquisa funda-se em autores que abordam a memória educacional e social de protagonizadores de experiências educacionais (HALBWACHS, 2003; MUCIDA, 2009; TARDIF, 2014), formação de professores e ensino da Matemática (LORENZATO, 2006) tendo-se como referência de análise trechos narrativos de professoras, gerados em uma entrevista semiestruturava, fotografias e consulta documental ao conteúdo da Matemática, orientando uma discussão qualitativa interpretativa. Dentre as experiências destacam-se a trajetória da formação das professoras pedagogas e a atuação no ensino da Matemática, evidenciando as experiências didático-pedagógicas. E como fontes informam sobre a formação docente, metodologia, o conteúdo trabalhado na Matemática, o acesso e permanência na escola, remetentes a épocas passadas, mas evidentes nos depoimentos das professoras aposentadas.
Abstract: This dissertation presents reports on the school memory of retired teachers referring to primary school education and teaching performance in the rural area of the Ceará municipality of Barro, referring to the time frame in the 40-90s (20th century) and early 21st century, related to the content of the Mathematics in the old primary. Aiming to analyze the reports of pedagogical teachers about the knowledge and practices related to the teaching of Mathematics in the initial series of Basic Education, verifying didactic-pedagogical difficulties they faced in teaching Mathematics. In theoretical terms, this research is based on authors who address the educational and social memory of protagonists of educational experiences (HALBWACHS, 2003; MUCIDA, 2009; TARDIF, 2014), teacher training and mathematics teaching (LORENZATO, 2006) as a reference for analysis, narrative passages from teachers, generated in a semi-structured interview, photographs and documentary consultation on the content of Mathematics, guiding a qualitative interpretative discussion. Among the experiences, the trajectory of the formation of the pedagogical teachers and the performance in the teaching of Mathematics stand out, highlighting the didactic-pedagogical experiences. And as sources inform about teacher training, methodology, the content worked in Mathematics, access and permanence in school, referring to past times, but evident in the statements of retired teachers.
Palavras-chave: Memória escolar
Ensino da Matemática
Professoras aposentadas
Formação docente
School memory
Mathematics teaching
Retired teachers
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: FIGUEIRÊDO, Maria de Fátima Caldas de. Memórias de pedagogas no ensino de Matemática: Repensando saberes e fazeres na prática docente. 2020. 96f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4030
Data de defesa: 13-Mar-2020
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Caldas de Figueirêdo.pdfPDF - Maria de Fátima Caldas de Figueirêdo3.37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.