Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022
Tipo do documento: Dissertação
Título: Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo
Título(s) alternativo(s): BANDEIRA DE SÃO JOÃO: cultural memory and reader training in a rural school
Autor: Nascimento, Maria Elaine Almeida do. 
Primeiro orientador: Maciel, Diógenes André Vieira.
Primeiro membro da banca: Maciel, Diógenes André Vieira.
Segundo membro da banca: Alves, José Hélder Pinheiro.
Terceiro membro da banca: Silva, Marcelo Medeiros da.
Resumo: A presente pesquisa está voltada à discussão sobre a ressignificação da memória cultural na escola do campo por intermédio do trabalho com um texto dramatúrgico. A proposta desenvolvida teve como objetivo viabilizar a utilização do texto dramatúrgico e de sua constelação intermidiática enquanto motivadores da leitura para a ressignificação da memória cultural local em uma turma de 5º ano de uma escola de Alagoa Grande PB. Foi possível articular o desenvolvimento de um fazer docente inclusivo em torno das culturas populares em sala de aula, seguindo os parâmetros de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental, à disposição da construção de uma proposta didático-metodológica voltada ao trabalho com a leitura literária no Ensino Fundamental, tendo em vista caminhos para que se possa propor a execução de uma leitura encenada a partir da técnica do circuito literário. Assim, as atividades propostas referem-se à peça Bandeira de São João (2012), de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, explorada em suas dimensões estética, cultural, histórica e social, bem como através das suas diversas relações com outras linguagens envoltas nas estratégias sugeridas, sendo possível, a partir dela, promover atitudes de respeito a um conhecimento de uma cultura que já existe, mas que vem sendo invisibilizada nas práticas escolares. Ressalta-se que a proposta didático-metodológica, apresentada neste trabalho como resultado-produto, deve funcionar como instrumento de ação para os professores, tendo em vista a inserção de elementos da cultura popular nas aulas de leitura, uma vez que essa relação traz à tona aspectos da comunidade pesquisada e corrobora para o sentimento de pertença dos seus sujeitos.
Abstract: Considering that the reading of literary texts can reconfigure human activity, as well as allow the development of the subject's creativity and reasoning, creating a space in which the values and aesthetic system of a culture are constructed, negotiated and/or re-signified, this research turns to the discussion about the redefinition of cultural memory in the rural school through the work with a dramaturgical text. In this direction, it discusses not only the political-pedagogical context of the rural school, as well as the use of the dramaturgical text and its intermediatic constellation as reading motivators for the redefinition of the local cultural memory in the field of work school. This work, methodologically, is characterized as a qualitative research of bibliographic and documentary nature, available for the construction of a didactic-methodological proposal aimed at working with literary reading in the 5th year of Elementary School, with a view to ways that can propose the execution of a staged reading using the technique of the literary circuit. Thus, the proposed activities refer to the play Bandeira de São João (2012), by Ronaldo Correia de Brito and Assis Lima, with the aim of articulating the development of an inclusive teaching practice around popular cultures in the classroom, having in view, through the experience of sharing the text, that children value their place of origin and recognize their cultural heritage, from the simplest ways of living, feeling, working, to ways of playing, talking, celebrating, among others aspects. In this way, staged reading, practiced through the literary circuit, allows the reader to assume different roles, occupy the space of the other and, consequently, live the life of the other, feeling different emotions, problematizing and positioning yourself before the facts, allowing to bring the experienced reality for the discussion. Therefore, the piece is explored in its aesthetic, cultural, historical and social dimensions, as well as through its various relationships with other languages involved in the suggested strategies, being possible, based on it, to promote attitudes of respect for a knowledge of a culture that already exists, but it has been made invisible in school practices. It is noteworthy that the didactic-methodological proposal presented in this work as a result-product should work as an instrument of action for teachers, considering the inclusion of elements of popular culture in reading classes, since this relationship brings up aspects of the researched community and corroborates the feeling of belonging of its subjects.
Palavras-chave: Educação do campo
Memória cultural
Leitura encenada
Circuito literário
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: NASCIMENTO, M. E. A. do. Bandeira de São João: memória cultural e formação leitora em uma escola do campo. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4022
Data de defesa: 9-Ago-2021
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaine Dissertação Pós-Defesa.pdfDissertação - Maria Elaine Almeida do Nascimento4.18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_Modeloatual.pdfTermo de cadastramento BDTD - Maria Elaine Almeida do Nascimento 167.25 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-autorizacao-de-insercao-de-tese-ou-dissertacao-no-Sistema-TEDE-da-BDTD_Modelo-Atual.pdfTermo de Autorização BDTD - Maria Elaine Almeida do Nascimento 145.39 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Trilha Literária Digital Versão Final.pdfProduto Educacional - Maria Elaine Almeida do Nascimento 3.83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.