Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3991
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação
Título(s) alternativo(s): The use of games for Teaching Physics: a methodology for teaching gravitation
Autor: Neves, Jordânia Chirly Alves 
Primeiro orientador: Ataíde, Ana Raquel Pereira de
Primeiro membro da banca: Silveira, Alessandro Frederico da
Segundo membro da banca: Castro, Paula Almeida de
Resumo: Atualmente é frequente discussões sobre um melhor modelo de Ensino para a Educação no Brasil, que são consequências da Educação ser considerada um processo que está em constante desenvolvimento, onde é discutido que perfil de educador e de educando se deseja para construir um país de cidadãos competentes e críticos. O presente trabalho se propõe a apresentar e relatar a utilização de uma sequência de ensino aportada no uso de jogos para o ensino, em uma escola pública do Município de Araruna-PB, visando a utilização de jogos voltados para o Ensino do tema Gravitação, como estratégia pedagógica para o Ensino de Física. O nosso trabalho teve como objetivo, dispor de um produto educacional, detalhando atividades com uma sequência de jogos para o Ensino do tema Gravitação, composta de 10 encontros, a fim de estimular a interação entre os sujeitos, potencializando uma abordagem de ensino alinhada à construção do conhecimento através da ludicidade, visando uma aprendizagem mais efetiva. Subsidiados pela teoria Sócio – Interacionista de Vygotsky, pretendemos nos apoiar na ideia de interação e construção de conhecimentos oriundos desta teoria. Dessa maneira, aspiramos, então, oferecer ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de intervenção que aborda conceitos através de atividades lúdicas e uso de jogos, permitindo a criatividade do professor em adaptar e reelaborar novas dinâmicas com o propósito de construir conhecimentos mais aprofundados a partir de atividades lúdicas com materiais de baixo custo. Como também, descartar a utilização da matemática apenas como uma ferramenta para resolver problemas em física e abordá-la como elemento essencial para a compreensão de conceitos físicos, tentando superar assim, a falta de sentido tão comentada por grande parte dos estudantes.
Abstract: Nowadays, there are frequent discussions about a better model of Learning for Education in Brazil, which are a consequence of the fact that Education is considered a process that is constantly developing, where it is discussed what kind of educator and student is desired to build a country of competent and critical citizens. The present work proposes to present and report the use of a teaching sequence contributed in the use of games for learning, in a public school in the city of Araruna-PB, directed at the use of games focused on the Teaching of Gravitation, as a pedagogical strategy for the Physics Teaching. Our work aimed to have an educational product, detailing activities with a sequence of games for the Teaching of Gravitation, composed of 10 meetings, directed to stimulate the interaction between the students, enhancing a teaching approach aligned to the construction of knowledge through playfulness for a more effective learning. Subsidized by Vygotsky's Socio-Interactionist theory, we intend to lean on the idea of interaction and construction of knowledge from this theory. Thus, we aspire to offer to the high school physics teacher an intervention proposal that approaches concepts through playful activities and the use of games, allowing to the teacher's creativity to adapt and rework new games with the purpose of building new knowledge from playful activities with low-cost materials, as well as discarding the use of mathematics only as a tool to solve problems in physics and approaching it as an essential element for understanding physical concepts, thus trying to overcome the lack of meaning so commented by most students.
Palavras-chave: Ensino de Física
Gravitação
Sociointeracionismo
Games in Physics Teaching
Gravitation
Vygotsky's Interactionist Theory
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: NEVES, Jordânia Chirly Alves. O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação. 2021. [154 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3991
Data de defesa: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordânia Chirly Alves NevesPDF - Jordânia Chirly Alves Neves3.3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termos de Depósito da BDTDTermos de Depósito da BDTD326.52 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.