Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3991
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Neves, Jordânia Chirly Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/880103346251755 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ataíde, Ana Raquel Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5414171594917501 | por |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Alessandro Frederico da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3694934576040433 | por |
dc.contributor.referee2 | Castro, Paula Almeida de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7813446738576212 | por |
dc.date.accessioned | 2022-01-04T12:54:08Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Jordânia Chirly Alves. O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação. 2021. [154 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3991 | - |
dc.description.resumo | Atualmente é frequente discussões sobre um melhor modelo de Ensino para a Educação no Brasil, que são consequências da Educação ser considerada um processo que está em constante desenvolvimento, onde é discutido que perfil de educador e de educando se deseja para construir um país de cidadãos competentes e críticos. O presente trabalho se propõe a apresentar e relatar a utilização de uma sequência de ensino aportada no uso de jogos para o ensino, em uma escola pública do Município de Araruna-PB, visando a utilização de jogos voltados para o Ensino do tema Gravitação, como estratégia pedagógica para o Ensino de Física. O nosso trabalho teve como objetivo, dispor de um produto educacional, detalhando atividades com uma sequência de jogos para o Ensino do tema Gravitação, composta de 10 encontros, a fim de estimular a interação entre os sujeitos, potencializando uma abordagem de ensino alinhada à construção do conhecimento através da ludicidade, visando uma aprendizagem mais efetiva. Subsidiados pela teoria Sócio – Interacionista de Vygotsky, pretendemos nos apoiar na ideia de interação e construção de conhecimentos oriundos desta teoria. Dessa maneira, aspiramos, então, oferecer ao professor de Física do Ensino Médio, uma proposta de intervenção que aborda conceitos através de atividades lúdicas e uso de jogos, permitindo a criatividade do professor em adaptar e reelaborar novas dinâmicas com o propósito de construir conhecimentos mais aprofundados a partir de atividades lúdicas com materiais de baixo custo. Como também, descartar a utilização da matemática apenas como uma ferramenta para resolver problemas em física e abordá-la como elemento essencial para a compreensão de conceitos físicos, tentando superar assim, a falta de sentido tão comentada por grande parte dos estudantes. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, there are frequent discussions about a better model of Learning for Education in Brazil, which are a consequence of the fact that Education is considered a process that is constantly developing, where it is discussed what kind of educator and student is desired to build a country of competent and critical citizens. The present work proposes to present and report the use of a teaching sequence contributed in the use of games for learning, in a public school in the city of Araruna-PB, directed at the use of games focused on the Teaching of Gravitation, as a pedagogical strategy for the Physics Teaching. Our work aimed to have an educational product, detailing activities with a sequence of games for the Teaching of Gravitation, composed of 10 meetings, directed to stimulate the interaction between the students, enhancing a teaching approach aligned to the construction of knowledge through playfulness for a more effective learning. Subsidized by Vygotsky's Socio-Interactionist theory, we intend to lean on the idea of interaction and construction of knowledge from this theory. Thus, we aspire to offer to the high school physics teacher an intervention proposal that approaches concepts through playful activities and the use of games, allowing to the teacher's creativity to adapt and rework new games with the purpose of building new knowledge from playful activities with low-cost materials, as well as discarding the use of mathematics only as a tool to solve problems in physics and approaching it as an essential element for understanding physical concepts, thus trying to overcome the lack of meaning so commented by most students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-07-27T15:22:15Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO-JORDÂNIA CHIRLY ALVES NEVES ok.pdf: 3378899 bytes, checksum: c5ff4fd81befd3760b54f6bbdaa02f98 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: on 2021-07-27T20:06:07Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-07-27T20:08:27Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO-JORDÂNIA CHIRLY ALVES NEVES ok.pdf: 3378899 bytes, checksum: c5ff4fd81befd3760b54f6bbdaa02f98 (MD5) Termo de Autorização de Inserção de Dissertação e Termo de Confirmação e Cadastramento.pdf: 334356 bytes, checksum: 0a5fd7ebca83a4556860e5e5a83dcc2c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2021-07-27T20:09:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO-JORDÂNIA CHIRLY ALVES NEVES ok.pdf: 3378899 bytes, checksum: c5ff4fd81befd3760b54f6bbdaa02f98 (MD5) Termo de Autorização de Inserção de Dissertação e Termo de Confirmação e Cadastramento.pdf: 334356 bytes, checksum: 0a5fd7ebca83a4556860e5e5a83dcc2c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-04T12:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO-JORDÂNIA CHIRLY ALVES NEVES ok.pdf: 3378899 bytes, checksum: c5ff4fd81befd3760b54f6bbdaa02f98 (MD5) Termo de Autorização de Inserção de Dissertação e Termo de Confirmação e Cadastramento.pdf: 334356 bytes, checksum: 0a5fd7ebca83a4556860e5e5a83dcc2c (MD5) Previous issue date: 2020-12-17 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Gravitação | por |
dc.subject | Sociointeracionismo | por |
dc.subject | Games in Physics Teaching | eng |
dc.subject | Gravitation | eng |
dc.subject | Vygotsky's Interactionist Theory | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | O uso de jogos no Ensino de Física: uma metodologia para o ensino de gravitação | por |
dc.title.alternative | The use of games for Teaching Physics: a methodology for teaching gravitation | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jordânia Chirly Alves Neves | PDF - Jordânia Chirly Alves Neves | 3.3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termos de Depósito da BDTD | Termos de Depósito da BDTD | 326.52 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.