Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3973
Tipo do documento: Dissertação
Título: The Secret Society: o jogo social como contexto digital do ensino e da aprendizagem da língua inglesa
Autor: Oliveira, Jussara Candida Correia de 
Primeiro orientador: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Primeiro membro da banca: Silva, Ana Paula Bispo da
Segundo membro da banca: Costa, Marco Antônio Margarido
Resumo: A dissertação é o resultado da pesquisa sobre a importância de um jogo social, The Secret Society, presente na rede social digital Facebook, e o processo de ensino e de aprendizagem da Língua Inglesa por alunos do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na cidade de Santa Rita - PB. O problema de pesquisa desta investigação consiste em analisar como um jogo social, presente na rede social Facebook, pode ser usado para potencializar o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias para o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa. Uma ampla investigação com autores que trabalham nessa linha de pesquisa foi desenvolvida para o desdobramento dos estudos. Entre eles, estão: Moita (2006), Gee (2009), Lévy (1995), Prensky (2001), Santaella (2012), Snyder, Wenger e Briggs (2004), Alves (2008), Fava (2014), Mattar (2010), Paiva (2012) e Santos (2012). A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva e está fundamentada em um estudo de caso baseado nos estudos de Bogdan e Biklen (1994) e Gil (2002). Os resultados obtidos nos revelaram que as habilidades do jogo digital, presente na rede social Facebook, contribuem para o desenvolvimento das competências de vocabulário e gramática nos conteúdos para a série estudada e promovem a aprendizagem ubíqua, as ações e os princípios de Comunidades de Práticas inseridos no contexto de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Com esta proposta, oferecemos aos professores mediadores de nossa sociedade um Screencast com um tutorial para ministrar aulas usando o jogo social digital, The Secret Society, que também apresenta adaptações de outros jogos e de diferentes contexturas para otimizar o ensino e a aprendizagem.
Abstract: This dissertation is the resulted about the importance of a social game, The Secret Society, present in the digital social networking Facebook, and the teaching and learning process of the English Language by high school students of a public school located in the city of Santa Rita - PB. The research problem of this investigation is to analyze how a social game, present in the social networking Facebook, can be used to improve the development of the language skills necessary for teaching and learning the English language. Researchers of this field of study have developed a wide-ranging researches with authors who work in this line of investigation: Moita (2006), Gee (2009), Lévy (1995), Prensky (2001), Santaella (2013), Wenger and Briggs (2004), Alves (2008), Fava (2014), Mattar (2010), Paiva (2012) and Santos (2012). The research is qualitative, exploratory descriptive and is based on a case study based on the studies of Bogdan and Biklen (1994) and Gil (2002). The results show that the skills of the digital game, present in the social networking Facebook, contribute to the development of vocabulary and grammar skills within the contents for the series studied, promote ubiquitous learning, actions and principles of Communities of Practice inserted in the context of teaching and learning English. With this purpose, we offer to the mediator teachers of our society the technology, Screencast, with a tutorial to produce lessons using the digital social game, The Secret Society, which also presents adaptations of other games and different contexts for the optimization of teaching and learning.
Palavras-chave: Ensino de língua inglesa
Jogo social
Rede social digital
Facebook
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Oliveira, J. C. C.The Secret Society: o jogo social como contexto digital do ensino e da aprendizagem da língua inglesa. 2018. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3973
Data de defesa: 14-Ago-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jussara C. C. de Oliveira (Revisão Linguística - Prof. Rejane) - DEFINITIVO - PORTUGUÊS E ABNT OK (3).pdfDissertação no formato PDF contendo Ficha catalográfica, Folha de aprovação, Apêndices e Anexos.3.6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de confirmação e cadastramento.pdfArquivo com os termos: Termos BDTD – Jussara Candida Correia de Oliveira223.54 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de autorização e inserção.pdfTermo de autorização (BDTD) - Jussara Candida Correia de Oliveira191.15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.