Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Jussara Candida Correia de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3960409373811734por
dc.contributor.advisor1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.referee2Costa, Marco Antônio Margarido-
dc.date.accessioned2021-12-23T21:09:15Z-
dc.date.issued2018-08-14-
dc.identifier.citationOliveira, J. C. C.The Secret Society: o jogo social como contexto digital do ensino e da aprendizagem da língua inglesa. 2018. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3973-
dc.description.resumoA dissertação é o resultado da pesquisa sobre a importância de um jogo social, The Secret Society, presente na rede social digital Facebook, e o processo de ensino e de aprendizagem da Língua Inglesa por alunos do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada na cidade de Santa Rita - PB. O problema de pesquisa desta investigação consiste em analisar como um jogo social, presente na rede social Facebook, pode ser usado para potencializar o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias para o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa. Uma ampla investigação com autores que trabalham nessa linha de pesquisa foi desenvolvida para o desdobramento dos estudos. Entre eles, estão: Moita (2006), Gee (2009), Lévy (1995), Prensky (2001), Santaella (2012), Snyder, Wenger e Briggs (2004), Alves (2008), Fava (2014), Mattar (2010), Paiva (2012) e Santos (2012). A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva e está fundamentada em um estudo de caso baseado nos estudos de Bogdan e Biklen (1994) e Gil (2002). Os resultados obtidos nos revelaram que as habilidades do jogo digital, presente na rede social Facebook, contribuem para o desenvolvimento das competências de vocabulário e gramática nos conteúdos para a série estudada e promovem a aprendizagem ubíqua, as ações e os princípios de Comunidades de Práticas inseridos no contexto de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Com esta proposta, oferecemos aos professores mediadores de nossa sociedade um Screencast com um tutorial para ministrar aulas usando o jogo social digital, The Secret Society, que também apresenta adaptações de outros jogos e de diferentes contexturas para otimizar o ensino e a aprendizagem.por
dc.description.abstractThis dissertation is the resulted about the importance of a social game, The Secret Society, present in the digital social networking Facebook, and the teaching and learning process of the English Language by high school students of a public school located in the city of Santa Rita - PB. The research problem of this investigation is to analyze how a social game, present in the social networking Facebook, can be used to improve the development of the language skills necessary for teaching and learning the English language. Researchers of this field of study have developed a wide-ranging researches with authors who work in this line of investigation: Moita (2006), Gee (2009), Lévy (1995), Prensky (2001), Santaella (2013), Wenger and Briggs (2004), Alves (2008), Fava (2014), Mattar (2010), Paiva (2012) and Santos (2012). The research is qualitative, exploratory descriptive and is based on a case study based on the studies of Bogdan and Biklen (1994) and Gil (2002). The results show that the skills of the digital game, present in the social networking Facebook, contribute to the development of vocabulary and grammar skills within the contents for the series studied, promote ubiquitous learning, actions and principles of Communities of Practice inserted in the context of teaching and learning English. With this purpose, we offer to the mediator teachers of our society the technology, Screencast, with a tutorial to produce lessons using the digital social game, The Secret Society, which also presents adaptations of other games and different contexts for the optimization of teaching and learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-11-05T15:03:38Z No. of bitstreams: 1 Jussara C. C. de Oliveira (Revisão Linguística - Prof. Rejane) - DEFINITIVO - PORTUGUÊS E ABNT OK (3).pdf: 3682614 bytes, checksum: de58b80f522679851e9c5fc7c707453f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br), reason: 1 Além da sua dissertação, você precisa anexar dois termos. O de autorização e o de confirmação e cadastramento, ambos preenchidos e assinados por você e por seu orientador. Esses termos estão disponíveis no link a seguir: https://biblioteca.uepb.edu.br/regras-para-o-deposito-dos-trabalhos-academicos/ 2 O número de páginas aparece a partir da introdução. Capa e ficha catalográfica não entram na contagem das páginas. Logo sua introdução inicia na página 12 e não na página 14; 3 Coloque os tópicos no texto da mesma forma que estão no sumário; 4 Verifique o tamanho da fonte das citações diretas. O correto é tamanho 10; 5 Após as alterações, corrija o sumário e as listas, pois as páginas dos tópicos mudarão. on 2021-11-16T17:36:27Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-11-26T05:19:45Z No. of bitstreams: 3 Jussara C. C. de Oliveira (Revisão Linguística - Prof. Rejane) - DEFINITIVO - PORTUGUÊS E ABNT OK (3).pdf: 3682614 bytes, checksum: de58b80f522679851e9c5fc7c707453f (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 228906 bytes, checksum: 3b24357e2e65b191a290a89c423eecff (MD5) Termo de autorização e inserção.pdf: 195737 bytes, checksum: 32f50b1962f6632d453866b84149d4e5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2021-11-27T03:30:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Jussara C. C. de Oliveira (Revisão Linguística - Prof. Rejane) - DEFINITIVO - PORTUGUÊS E ABNT OK (3).pdf: 3682614 bytes, checksum: de58b80f522679851e9c5fc7c707453f (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 228906 bytes, checksum: 3b24357e2e65b191a290a89c423eecff (MD5) Termo de autorização e inserção.pdf: 195737 bytes, checksum: 32f50b1962f6632d453866b84149d4e5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-23T21:09:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Jussara C. C. de Oliveira (Revisão Linguística - Prof. Rejane) - DEFINITIVO - PORTUGUÊS E ABNT OK (3).pdf: 3682614 bytes, checksum: de58b80f522679851e9c5fc7c707453f (MD5) Termo de confirmação e cadastramento.pdf: 228906 bytes, checksum: 3b24357e2e65b191a290a89c423eecff (MD5) Termo de autorização e inserção.pdf: 195737 bytes, checksum: 32f50b1962f6632d453866b84149d4e5 (MD5) Previous issue date: 2018-08-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectJogo socialpor
dc.subjectRede social digitalpor
dc.subjectFacebookpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleThe Secret Society: o jogo social como contexto digital do ensino e da aprendizagem da língua inglesapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jussara C. C. de Oliveira (Revisão Linguística - Prof. Rejane) - DEFINITIVO - PORTUGUÊS E ABNT OK (3).pdfDissertação no formato PDF contendo Ficha catalográfica, Folha de aprovação, Apêndices e Anexos.3.6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de confirmação e cadastramento.pdfArquivo com os termos: Termos BDTD – Jussara Candida Correia de Oliveira223.54 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de autorização e inserção.pdfTermo de autorização (BDTD) - Jussara Candida Correia de Oliveira191.15 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.