Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3851
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A formação do professor de Matemática: discutindo/tecendo os desafios presentes na discalculia |
Título(s) alternativo(s): | The mathematics teacher formation: Discussing/ Teaving the Challenges Present in Dyscalculia. |
Autor: | Silva, Rafaela Medeiros da |
Primeiro orientador: | Barboza, Pedro Lúcio |
Primeiro membro da banca: | Onofre, Eduardo Gomes |
Segundo membro da banca: | Fernandes, José de Arimatéia |
Resumo: | A matemática é um instrumento importante para as pessoas e suas relações de sobrevivência diante da nossa sociedade, pois o desenvolvimento do raciocínio lógico intervém nas habilidades intelectuais e estruturais do pensamento. O nível de aprendizagem na disciplina de matemática pelos acadêmicos é uma questão que há muito tempo vem gerando preocupação. Dentre as dificuldades de aprendizagem em matemática, está a Discalculia, termo de origem grega (dis-, mal) e do infinitivo latino (calculare, contar) formando: mal contagem. Nesta vertente, objetivamos, com esse estudo, analisar o conhecimento do professor de matemática acerca da Discalculia. A pesquisa é de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de uma fundamentação bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com professores de matemática de escolas da rede pública de ensino, que estão atualmente em sala de aula. Após execução das entrevistas, realizamos a análise dos dados, buscando a compreensão sobre os conhecimentos que os professores têm a respeito da Discalculia. Por meio de uma revisão de literatura, este trabalho traçou um panorama sobre o tema “Discalculia”, no qual foi possível perceber a necessidade de atenção e intervenção nos casos dos alunos que possuem limitações de aprendizagem, principalmente nos conteúdos disponibilizados na sala de aula, da disciplina matemática. É notório que o transtorno de aprendizagem compromete não apenas o desempenho na escola, mas também a vida social e o futuro profissional dos indivíduos. |
Abstract: | Mathematics is an important tool for people and their survival relations with our society, for the development of logical reasoning intervenes in the intellectual and structural abilities of thought. The level of learning in the discipline of mathematics by academics is a question that has long been worrying. Among the difficulties of learning in mathematics is the discalculia, term of Greek origin (dis, mal) and the Latine Infinitive (calculate, count) forming: bad contact. In this section, we aim to analyze the mathematics teacher's knowledge about dyscalculia. The research is qualitative, done through a bibliographical research and semi-structured interviews with teachers of mathematics of public schools that are currently in the classroom. After the interviews were carried out, the data analysis was carried out seeking an understanding of the knowledge that the teachers have about dyscalculia. Through a review of the literature, this work outlined the theme "Discalculia", it was possible to perceive the need for attention and intervention in the cases of students who have learning limitations, especially in the contents available in the classroom, of the discipline mathematics. It is clear that the learning disorder compromises not only the performance in the school, but also the social life and the professional future of the individuals. |
Palavras-chave: | Discalculia Matemática Formação de Professor Dyscalculia Mathematics Teacher Formation |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SILVA, Rafaela Medeiros da. A formação do professor de Matemática: discutindo/tecendo os desafios presentes na discalculia. 2020. 102. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3851 |
Data de defesa: | 25-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafaela Medeiros da Silva.pdf | PDF - Rafaela Medeiros da Silva | 1.06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
PDF - Termo de Autorização de Inserção.pdf | PDF - Termo de Autorização de Inserção | 540.6 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento.pdf | PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento | 558.23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.