Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rafaela Medeiros da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2882605374259247por
dc.contributor.advisor1Barboza, Pedro Lúcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee2Fernandes, José de Arimatéia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776386122552122por
dc.date.accessioned2021-11-24T14:13:24Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Medeiros da. A formação do professor de Matemática: discutindo/tecendo os desafios presentes na discalculia. 2020. 102. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3851-
dc.description.resumoA matemática é um instrumento importante para as pessoas e suas relações de sobrevivência diante da nossa sociedade, pois o desenvolvimento do raciocínio lógico intervém nas habilidades intelectuais e estruturais do pensamento. O nível de aprendizagem na disciplina de matemática pelos acadêmicos é uma questão que há muito tempo vem gerando preocupação. Dentre as dificuldades de aprendizagem em matemática, está a Discalculia, termo de origem grega (dis-, mal) e do infinitivo latino (calculare, contar) formando: mal contagem. Nesta vertente, objetivamos, com esse estudo, analisar o conhecimento do professor de matemática acerca da Discalculia. A pesquisa é de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de uma fundamentação bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com professores de matemática de escolas da rede pública de ensino, que estão atualmente em sala de aula. Após execução das entrevistas, realizamos a análise dos dados, buscando a compreensão sobre os conhecimentos que os professores têm a respeito da Discalculia. Por meio de uma revisão de literatura, este trabalho traçou um panorama sobre o tema “Discalculia”, no qual foi possível perceber a necessidade de atenção e intervenção nos casos dos alunos que possuem limitações de aprendizagem, principalmente nos conteúdos disponibilizados na sala de aula, da disciplina matemática. É notório que o transtorno de aprendizagem compromete não apenas o desempenho na escola, mas também a vida social e o futuro profissional dos indivíduos.por
dc.description.abstractMathematics is an important tool for people and their survival relations with our society, for the development of logical reasoning intervenes in the intellectual and structural abilities of thought. The level of learning in the discipline of mathematics by academics is a question that has long been worrying. Among the difficulties of learning in mathematics is the discalculia, term of Greek origin (dis, mal) and the Latine Infinitive (calculate, count) forming: bad contact. In this section, we aim to analyze the mathematics teacher's knowledge about dyscalculia. The research is qualitative, done through a bibliographical research and semi-structured interviews with teachers of mathematics of public schools that are currently in the classroom. After the interviews were carried out, the data analysis was carried out seeking an understanding of the knowledge that the teachers have about dyscalculia. Through a review of the literature, this work outlined the theme "Discalculia", it was possible to perceive the need for attention and intervention in the cases of students who have learning limitations, especially in the contents available in the classroom, of the discipline mathematics. It is clear that the learning disorder compromises not only the performance in the school, but also the social life and the professional future of the individuals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-06-01T02:34:23Z No. of bitstreams: 1 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA - DISCUTINDO (TECENDO) OS DESAFIOS PRESENTES NA DISCALCULIA..pdf: 1084481 bytes, checksum: efbae3b8ef902d2a92047ed3c8834b82 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, Rafaela, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: Além do upload da dissertação,  1. Você precisa fazer o upload do "Termo de Confirmação e Cadastramento para Publicação de TDE da BDTD" preenchido e assinado pelo orientador e por você. 2. Você precisa fazer o upload do "Termo de Autorização de Inserção de Tese ou Dissertação no Sistema TEDE da BDTD" preenchido e assinado pelo orientador e por você. Ambos estão disponíveis em: http://biblioteca.uepb.edu.br/documentos/ Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2021-06-01T11:43:15Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-07-02T16:17:57Z No. of bitstreams: 2 PDF -RAFAELA MEDEIROS DA SILVA.pdf: 1084481 bytes, checksum: efbae3b8ef902d2a92047ed3c8834b82 (MD5) TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 571629 bytes, checksum: 4379a4938cf930aa29cfd584133cac08 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: on 2021-07-02T17:21:55Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-07-02T17:28:20Z No. of bitstreams: 3 PDF -RAFAELA MEDEIROS DA SILVA.pdf: 1084481 bytes, checksum: efbae3b8ef902d2a92047ed3c8834b82 (MD5) TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 571629 bytes, checksum: 4379a4938cf930aa29cfd584133cac08 (MD5) Rafaela Medeiros da Silva - TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 553575 bytes, checksum: b48e26eec247488416ab2d500ecb429c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2021-07-02T17:30:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 PDF -RAFAELA MEDEIROS DA SILVA.pdf: 1084481 bytes, checksum: efbae3b8ef902d2a92047ed3c8834b82 (MD5) TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 571629 bytes, checksum: 4379a4938cf930aa29cfd584133cac08 (MD5) Rafaela Medeiros da Silva - TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 553575 bytes, checksum: b48e26eec247488416ab2d500ecb429c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T14:13:24Z (GMT). No. of bitstreams: 3 PDF -RAFAELA MEDEIROS DA SILVA.pdf: 1084481 bytes, checksum: efbae3b8ef902d2a92047ed3c8834b82 (MD5) TERMO DE DEPÓSITO.pdf: 571629 bytes, checksum: 4379a4938cf930aa29cfd584133cac08 (MD5) Rafaela Medeiros da Silva - TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 553575 bytes, checksum: b48e26eec247488416ab2d500ecb429c (MD5) Previous issue date: 2020-03-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDiscalculiapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectFormação de Professorpor
dc.subjectDyscalculiaeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectTeacher Formationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA formação do professor de Matemática: discutindo/tecendo os desafios presentes na discalculiapor
dc.title.alternativeThe mathematics teacher formation: Discussing/ Teaving the Challenges Present in Dyscalculia.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Medeiros da Silva.pdfPDF - Rafaela Medeiros da Silva1.06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo de Autorização de Inserção.pdfPDF - Termo de Autorização de Inserção540.6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento.pdfPDF - Termo de Confirmação e Cadastramento558.23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.