Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3844
Tipo do documento: Dissertação
Título: Palma forrageira e o ensino de Química: Diálogo entre os saberes e fazeres populares e escolares
Autor: Gomes, Jacqueline Pereira 
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Primeiro membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Segundo membro da banca: Lima Junior, Claudio Gabriel
Resumo: O Ensino de Química está se moldando ao longo dos anos, de modo que os docentes vêm buscando utilizar metodologias de ensino que estabeleçam ligações entre o conhecimento científico e o saber popular no espaço escolar. Nessa perspectiva, a presente pesquisa objetivou avaliar uma intervenção de ensino, buscando trabalhar os saberes populares, científicos e escolares com agricultores da comunidade rural Quixudi e alunos do 3º ano do Ensino Médio, do município de Soledade-PB, através do tema gerador: “Palma Forrageira”, de modo contextualizado para o estudo da reação de saponificação. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa com observação participante. Os sujeitos envolvidos, foram 4 agricultores e 63 estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, ambos pertencentes ao município de Soledade-PB. Para essa pesquisa, foram realizadas entrevistas, apresentação de um minicurso e aplicação de uma intervenção de ensino sobre a utilização da palma forrageira na alimentação humana e na produção de sabão. Os instrumentos de coletas de dados, partiu-se da aplicação de três questionários. O primeiro questionário foi direcionado aos agricultores e estava relacionado ao cultivo da palma forrageira. O segundo questionário continha 4 questões as quais foram retiradas da matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Vestibulares e estava relacionado a verificação da aprendizagem dos discentes. O terceiro questionário foi aplicado com os estudantes e continha cinco questões subjetivas sobre a intervenção de ensino aplicada. Com o primeiro questionário, entendeu-se que os agricultores participantes da pesquisa, detinham de conhecimentos sobre a utilização da palma forrageira na alimentação animal e humana. Com a aplicação do segundo questionário, constatou-se que a maioria dos alunos obteve desempenho satisfatório na atividade de verificação da aprendizagem. Através da aplicação do terceiro questionário, foi possível compreender que a intervenção de ensino, contribuiu na aprendizagem dos educandos no estudo da reação de saponificação, observando que 58 discentes aprovaram a intervenção aplicada. A realização dessa pesquisa, promoveu diálogos entre os saberes populares, científicos e escolares. Foi possível também, entender sobre a importância da utilização da palma forrageira na alimentação humana, por possuir vitaminas e nutrientes importantes para a saúde, como também sobre a aplicação da palma na produção de sabão, por possuir propriedades adstringentes que auxilia na hidratação da pele. Essa pesquisa, possibilitou a contextualização do ensino de Química e ampliou os conhecimentos dos agricultores e dos estudantes sobre a utilização da palma forrageira na alimentação humana e na produção de sabão.
Abstract: Chemistry teaching has been shaped over the years, so that teachers have been seeking to use teaching methodologies that establish links between scientific knowledge and popular knowledge in the school environment. In this perspective, this research aimed to evaluate a teaching intervention, seeking to work popular, scientific and school knowledge with farmers from the rural Quixudi community and students from the 3rd year of high school, in the municipality of Soledade-PB, through the generator theme: " Foraging Palm”, in a contextualized way for the study of the saponification reaction. This research has a qualitative approach with participant observation. The subjects involved were 4 farmers and 63 students from two classes of the 3rd year of high school at a state school, both belonging to the municipality of Soledade-PB. For this research, interviews were conducted, presentation of a short course and application of a teaching intervention on the use of forage cactus in human nutrition and in the production of soap. The data collection instruments were based on the application of three questionnaires. The first questionnaire was aimed at farmers and was related to the cultivation of forage cactus. The second questionnaire contained 4 questions which were taken from the matrix of the National High School Exam (ENEM) and Vestibular and was related to the verification of students' learning. The third questionnaire was applied to the students and contained five subjective questions about the applied teaching intervention. With the first questionnaire, it was understood that the farmers participating in the research had knowledge about the use of forage cactus in animal and human food. With the application of the second questionnaire, it was found that most students had satisfactory performance in the learning verification activity. Through the application of the third questionnaire, it was possible to understand that the teaching intervention contributed to the students' learning in the study of the saponification reaction, noting that 58 students approved the applied intervention. The realization of this research promoted dialogues between popular, scientific and school knowledge. It was also possible to understand the importance of using the forage palm in human nutrition, as it has important vitamins and nutrients for health, as well as the application of the palm in soap production, as it has astringent properties that help skin hydration. This research enabled the contextualization of teaching Chemistry and expanded the knowledge of farmers and students about the use of forage cactus in human nutrition and in the production of soap.
Palavras-chave: Saber popular
Palma forrageira
Saponificação
Ensino de Química
Popular knowledge
Forage palm
Saponification
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: GOMES, J. P. Palma forrageira e o ensino de Química: Diálogo entre os saberes e fazeres populares e escolares. 2021. 96f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3844
Data de defesa: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacqueline Pereira Gomes.pdfPDF - Jacqueline Pereira Gomes3.69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - Termo de Autorização de Inserção.pdfPDF - Termo de Autorização de Inserção196.46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
PDF - Termo de Confirmação e Cadastramento.pdfPDF - Termo de Confirmação e Cadastramento649.84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.