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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de leitura em aulas de educação física: construindo sujeitos a partir de visões sobre o corpo
Título(s) alternativo(s): Reading practices in physical education classes: building subjects from views on the body
Autor: Silva, William Dias 
Primeiro orientador: Silva, Antônio de Pádua Dias
Primeiro membro da banca: Silva, Antônio de Pádua Dias
Segundo membro da banca: Camargo, Flávio Pereira
Terceiro membro da banca: Aragão, Patrícia Cristina de
Resumo: Neste trabalho, destacamos a importância da inserção da leitura como estratégia de ensino nas aulas teóricas de Educação Física (EF) e a condição do professor como mediador dessa prática, partindo do princípio de que todos os professores, inclusive os de Educação Física, são responsáveis pelo avanço no desenvolvimento da compreensão leitora dos estudantes. Frente a essa constatação, levantou-se o seguinte problema: É possível favorecer as práticas de letramento e expandir a leitura de estudantes com textos que tenham como motivação central a aparência física nas aulas de Educação Física? O objetivo geral dessa pesquisa foi desenvolver, nas aulas de EF, estratégias de leitura de textos escritos, que tematizam as questões do corpo quanto à sua construção de sentido, tendo por base as interpretações socioculturais que sobre ele se colocam, para que os/as alunos/as pudessem pensar o seu corpo e o do outro atravessado por representações transitórias elaboradas culturalmente e, de posse desse conhecimento, sentir-se livres para subjetivar a si e aos outros de forma positiva. A intervenção foi realizada com os alunos dos 9º anos A, B, C e D da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação – EEEFA, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com duração de 8 encontros de 60 minutos cada, uma vez por semana, no modo remoto, entre os meses de agosto a outubro de 2020. Participaram da pesquisa, ininterruptamente, 33 alunos, de um total de 122 matriculados. Adotou-se a abordagem de leitura fundamentada na andaimagem (BORTONI-RICARDO; MACHADO; CASTANHEIRA, 2018) e as estratégias do tipo “antes, durante e depois da leitura” (SOLÉ,1998). Para se pensar a inserção da leitura como recurso metodológico nas aulas teóricas de Educação Física, nos embasamos em autores como Ferrarezi JR; Carvalho (2017); Silva (2011); Martins (2012) e Antunes (2009). A análise dos dados, obtidos por meio das respostas dos alunos ao questionário, demonstrou que o trabalho com a leitura, na aula de Educação Física, tematizando o corpo, responde satisfatoriamente aos objetivos inicialmente traçados, ampliando a capacidade de organização das ideias dos alunos no processo de escrita, com aperfeiçoamento da leitura crítica/dialógica, aumento da capacidade de argumentação e demarcação de posicionamento. No que se refere ao corpo, o estudo demonstrou que os alunos aperfeiçoaram o conhecimento que tinham, em relação à existência dos padrões de “beleza” e de “boa forma”, refletindo sobre como esses modelos interferem no modo que as pessoas significam as outras e a si mesmo. Comparando-se as respostas dos questionários iniciais e finais, foi possível perceber que a maioria dos alunos argumentaram que, mesmo cientes de não se enquadrarem no padrão do que serial belo pa. ra a sociedade, ainda assim se aceitavam como eram ou, pelo menos, estavam em processo de aceitação. Para justificar seus pontos de vista, os estudantes passaram a utilizar, na sua escrita, termos e expressões provenientes das leituras e discussões, realizadas durante a intervenção, o que revela que os textos/notícias foram bem aproveitados pela maior parte dos alunos, contribuindo para que eles pudessem renovar a sua bagagem intelectual.
Abstract: In this work, we highlight the importance of the insertion of reading as a teaching strategy in the theoretical classes of Physical Education (PE) and the condition of the teacher as a mediator of this practice, based on the principle that all teachers, including those of Physical Education, are responsible for advancing the development of students’ Reading comprehension. Faced with this observation, the fallowing problema arose: Is it possible to favor literacy practices and expand the reading of studants with texts that have as their central motivation physical appearance in Physical Education classes? The general objective of this research was to develop, in PE classes, estrategies for Reading written texts, which focus on body issues regarding their construction of meaning, based on the socio-cultural interpretations that are placed on it, so that the etudents could think about their body and that of the other crossed by culturally elaborated transiente representations and, in posssession of this knowledege , feel free to positively subjecfity themselves and others. The intervention was carried out with students from the 9th grade A, B, C and D of the State School of Basic Education of Application – EEEFA, in the city of Campina Grande, Paraíba, with dutation of 8 meetings of 60 minutes each, onde a week, in the remote mode, between the monsths of August and ctober 2020. 33 students parcipated in the research, uninterruptedly, out of a total of 122 enrolled. The Reading approach based on scaffolding was adopted (BORTONI-RICARDO; MACHADO; CASTANHEIRA, 2018) and “before, during and after Reading” strategies (SOLÉ,1998). In order to think about the insertion of Reading as a methodological resource in the theoretical classes of Phycal Education, we rely on authour such as Ferrarezi JR; Carvalho (2017); Silva (2011); Martins (2012) and Antunes (2009). The analysis of the data, obtained through the estudents ‘answers to the questionaire, demonstrated that the work with reading, in the Physical Education class, focusing on the body, satisfactorily responds to the objertives initially outlined, espanding the capacity of organizing the students’ ideas in the writing process, with improvement of the critical/dialogical reading, increased caracity for argumentation and positioning demarcation. With regard to the body, the study showed that students improved their knowledge about the existence of “beauty” and “good shape” standards, reflecting on how these models interfere in way that people mean others and yourself. Comparing the answers of the initial and final questionnaires, it was possible to perceive that most students argued that, even though they were aware of not fitting the standard of what a beautiful serial for society, they still accepted themselves as they were or, at least, were in the process of acceptance. To justify their points of view, the students starded to use, in their writing, terms and expressions from the readings and discussions, carried out during the intervention, which reveals that the texts/ new by mosto f the estudents, constributing to that they could renew their intelectual baggage.
Palavras-chave: Leitura. Corpo. Educação Física escolar. Criticidade.
Reading. Body. School Physical Education. Criticality.
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: SILVA, W. D. Práticas de leitura em aulas de educação física: construindo sujeitos a partir de visões sobre o corpo. 2021. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3787
Data de defesa: 8-Jun-2021
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