Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3742
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula
Autor: Silva, Gustavo Alexandre Ferreira da 
Primeiro orientador: Costa, Maria Suely da
Primeiro membro da banca: Costa, Maria Suely da
Segundo membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Terceiro membro da banca: Lima, Tania Maria de Araújo
Resumo: Esta proposta tem por objetivo poder corroborar a ampliação da cultura leitora de estudantes das duas séries finais do ensino fundamental, através de procedimento de letramento literário e de vivências experimentais de modulação digital com poemas selecionados em forma de antologia que considere diversas configurações do texto poético. Para tanto, desenvolvemos uma proposta baseada na sequência básica de Cosson (2018), seus modos de ler literatura (COSSON, 2019) e nas abordagens sobre leitura literária de Pinheiro (2018) e Dalvi (2013). Além disto, nos guiamos à luz de contribuições das perspectivas semióticas tanto peirceanas, como os estudos aplicados em tradução encabeçados por Plaza (2003), quanto greimasianas, a exemplo das pesquisas erigidas por Tatit (1986) em semiótica da canção. Também temos aportes sobre atuação cênica em Stanislavski (1976) e performance em Zumthor (2002), de música de cena em Tragtenberg (2008), bem como em abordagens de multimodalidade textual em Ribeiro (2016), na concepção de essencialidade vital de literatura defendida por Candido (2006), em princípios colaborativos da cultura maker e de metodologias ativas de aprendizagens, e sempre em diálogo com os documentos oficiais voltados à educação brasileira. Como corpus de análise, montamos uma antologia poética com textos de autores diversos e em suportes distintos, usufruindo de textos multimodais e do protagonismo juvenil em experimentos de transmutação intersemiótica. Espera-se que a abordagem com obras literárias aliada às possibilidades de trabalhos com novas tecnologias venha contribuir para a formação do leitor de poemas em sala de aula na perspectiva do letramento.
Abstract: This proposal aims to corroborate the expanded reading habits of students in the final two grades of elementary school, through a literary literacy procedure and hands-on modulated sound experiences with an anthology of poems that consider different literary configurations. To this end, we developed a proposal based on the basic sequence of Cosson (2018), his ways of reading literature (COSSON, 2019) and the approaches to literary reading by Pinheiro (2018) and Dalvi (2013). In addition, we are guided in the light of contributions from semiotic studies, such as Peircean studies as applied in translations led by Plaza (2003) and Greimasian studies as used in the research initiated by Tatit (1986) in song semiotics. We also have contributions on scenic performance by Stanislavski (1976) and performance by Zumthor (2002), of scene music from Tragtenberg (2008), as well as approaches of textual multimodality in Riberiro (2016), in the conception of vital essentiality of literature defended by Candido (2006), on collaborative principles of “maker culture” and active learning methodologies, and always in accordance with official documents aimed at Brazilian education. As a corpus of analysis, we set up a poetic anthology with texts by different authors and on different platforms, taking advantage of multimodal texts and youth protagonism in intersemiotic transmutation experiments. It is expected that this approach with literary works combined with the possibilities of working with new technologies will contribute to the formation of the reader of poems in the classroom from the perspective of literacy.
Palavras-chave: Leitura
Poema
Ensino
Semiótica Aplicada
Letramento Literário
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Silva, Gustavo Alexandre Ferreira da. Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula. 2021. 108 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] 2021.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3742
Data de defesa: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons