Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gustavo Alexandre Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6748288184422893por
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.referee1Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.referee2Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee3Lima, Tania Maria de Araújo-
dc.date.accessioned2021-05-27T14:25:55Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationSilva, Gustavo Alexandre Ferreira da. Letramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aula. 2021. 108 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3742-
dc.description.resumoEsta proposta tem por objetivo poder corroborar a ampliação da cultura leitora de estudantes das duas séries finais do ensino fundamental, através de procedimento de letramento literário e de vivências experimentais de modulação digital com poemas selecionados em forma de antologia que considere diversas configurações do texto poético. Para tanto, desenvolvemos uma proposta baseada na sequência básica de Cosson (2018), seus modos de ler literatura (COSSON, 2019) e nas abordagens sobre leitura literária de Pinheiro (2018) e Dalvi (2013). Além disto, nos guiamos à luz de contribuições das perspectivas semióticas tanto peirceanas, como os estudos aplicados em tradução encabeçados por Plaza (2003), quanto greimasianas, a exemplo das pesquisas erigidas por Tatit (1986) em semiótica da canção. Também temos aportes sobre atuação cênica em Stanislavski (1976) e performance em Zumthor (2002), de música de cena em Tragtenberg (2008), bem como em abordagens de multimodalidade textual em Ribeiro (2016), na concepção de essencialidade vital de literatura defendida por Candido (2006), em princípios colaborativos da cultura maker e de metodologias ativas de aprendizagens, e sempre em diálogo com os documentos oficiais voltados à educação brasileira. Como corpus de análise, montamos uma antologia poética com textos de autores diversos e em suportes distintos, usufruindo de textos multimodais e do protagonismo juvenil em experimentos de transmutação intersemiótica. Espera-se que a abordagem com obras literárias aliada às possibilidades de trabalhos com novas tecnologias venha contribuir para a formação do leitor de poemas em sala de aula na perspectiva do letramento.por
dc.description.abstractThis proposal aims to corroborate the expanded reading habits of students in the final two grades of elementary school, through a literary literacy procedure and hands-on modulated sound experiences with an anthology of poems that consider different literary configurations. To this end, we developed a proposal based on the basic sequence of Cosson (2018), his ways of reading literature (COSSON, 2019) and the approaches to literary reading by Pinheiro (2018) and Dalvi (2013). In addition, we are guided in the light of contributions from semiotic studies, such as Peircean studies as applied in translations led by Plaza (2003) and Greimasian studies as used in the research initiated by Tatit (1986) in song semiotics. We also have contributions on scenic performance by Stanislavski (1976) and performance by Zumthor (2002), of scene music from Tragtenberg (2008), as well as approaches of textual multimodality in Riberiro (2016), in the conception of vital essentiality of literature defended by Candido (2006), on collaborative principles of “maker culture” and active learning methodologies, and always in accordance with official documents aimed at Brazilian education. As a corpus of analysis, we set up a poetic anthology with texts by different authors and on different platforms, taking advantage of multimodal texts and youth protagonism in intersemiotic transmutation experiments. It is expected that this approach with literary works combined with the possibilities of working with new technologies will contribute to the formation of the reader of poems in the classroom from the perspective of literacy.por
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-05-27T01:26:25Z No. of bitstreams: 5 Gustavo Alexandre Ferreira da Silva - dissertação.pdf: 1661321 bytes, checksum: f400cc98ce081af6bafbceb21fd6e1bf (MD5) Termo-de-autorizacao-Gustavo.pdf: 82302 bytes, checksum: 498e651c07dba3e96d74355669e9b966 (MD5) Termo-de-cadastramento - Gustavo A F Silva.pdf: 1006683 bytes, checksum: c9aa1724365956d54d83163d5f886c1b (MD5) pag ass da banca.jpg: 2007672 bytes, checksum: 080ad8bd862179ef1c5d5ef96b9610e9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2021-05-27T14:23:35Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Gustavo Alexandre Ferreira da Silva - dissertação.pdf: 1661321 bytes, checksum: f400cc98ce081af6bafbceb21fd6e1bf (MD5) Termo-de-autorizacao-Gustavo.pdf: 82302 bytes, checksum: 498e651c07dba3e96d74355669e9b966 (MD5) Termo-de-cadastramento - Gustavo A F Silva.pdf: 1006683 bytes, checksum: c9aa1724365956d54d83163d5f886c1b (MD5) pag ass da banca.jpg: 2007672 bytes, checksum: 080ad8bd862179ef1c5d5ef96b9610e9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-27T14:25:55Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Gustavo Alexandre Ferreira da Silva - dissertação.pdf: 1661321 bytes, checksum: f400cc98ce081af6bafbceb21fd6e1bf (MD5) Termo-de-autorizacao-Gustavo.pdf: 82302 bytes, checksum: 498e651c07dba3e96d74355669e9b966 (MD5) Termo-de-cadastramento - Gustavo A F Silva.pdf: 1006683 bytes, checksum: c9aa1724365956d54d83163d5f886c1b (MD5) pag ass da banca.jpg: 2007672 bytes, checksum: 080ad8bd862179ef1c5d5ef96b9610e9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-04-30eng
dc.formatimage/jpeg*
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPoemapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectSemiótica Aplicadapor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleLetramento literário através de leitura e modulação digital de textos poéticos em sala de aulapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons