Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3696
Tipo do documento: Dissertação
Título: Corda bamba: uma prática de leitura pelo viés do letramento literário
Autor: Fronterotta, Tatiana Soares dos Santos
Primeiro orientador: Costa, Maria Suely da
Resumo: O presente trabalho apresenta os dados da pesquisa desenvolvida com o estudo do texto literário, fazendo uso do método recepcional na leitura da obra Corda Bamba, de Lygia Bojunga. A escolha por esse método se deu pelo fato de ele contribuir no processo de leitura com foco para a ludicidade, a reflexão e a valorização da realidade social dos alunos. O estudo teve como objetivo geral analisar como se dá a recepção da obra Corda Bamba, de Lygia Bojunga, pelos alunos de uma turma 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella da Cunha Santos, Sapé – PB. Como objetivos específicos, o interesse esteve em: refletir sobre discussões voltadas à formação do leitor de literatura infantojuvenil; analisar a os resultados do método recepcional através de oficinas de leitura; e auxiliar na construção da reflexão e da criticidade dos alunos participantes na perspectiva do letramento. Para isso, são apresentadas discussões embasadas nos estudos de Colomer (2007), Coelho (2000), Zilberman (2005), Silva (2009), Campos (2004), Cosson (2011,2016), Bordini e Aguiar (1988), dentre outros. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação de natureza descritiva e abordagem qualitativa dos dados em função dos aspectos relacionados ao letramento literário. Observou-se uma recepção muito significativa dos alunos quanto à obra objeto de estudo, caracterizada pelo notável desenvolvimento de leitura, compreensão e reflexão de temas ligados à sociedade e aos direitos humanos pautados pela narrativa. Aspectos estes reveladores de uma experiência leitora construtiva de percepções dos sentidos propostos pelo texto literário, expressando a ampliação de um letramento por parte dos leitores envolvidos nesta intervenção em sala de aula.
Abstract: The present work presents the data of the research developed with the study of the literary text, using the reception method in the reading of the work Corda Bamba, by Lygia Bojunga. The choice for this method was due to the fact that it contributes to the reading process with a focus on playfulness, reflection and appreciation of the students' social reality. The general objective of the study was to analyze the reception of the work Corda Bamba, by Lygia Bojunga, by the students of a 9th grade of elementary school, from the State Elementary School Stella da Cunha Santos, Sapé - PB. As specific objectives, the interest was in: reflecting on discussions aimed at training the reader of children's literature; analyze the results of the reception method through reading workshops; and assist in building the reflection and criticality of the participating students from the perspective of literacy. For this, discussions based on the studies of Colomer (2007), Coelho (2000), Zilberman (2005), Silva (2009), Campos (2004), Cosson (2011,2016), Bordini and Aguiar (1988) are presented, among others others. The research is characterized as action research of a descriptive nature and qualitative approach to the data according to aspects related to literary literacy. There was a very significant reception from students regarding the work object of study, characterized by the remarkable development of reading, understanding and reflection on themes related to society and human rights guided by the narrative. These aspects reveal a constructive reading experience of perceptions of the senses proposed by the literary text, expressing the expansion of literacy by the readers involved in this intervention in the classroom.
Palavras-chave: Leitura literária
Método Recepcional
Lygia Bojunga
Direitos Humanos
Ensino
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Fronterotta , Tatiana Soares dos Santos. Corda bamba: uma prática de leitura pelo viés do letramento literário. 2020. [103 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3696
Data de defesa: 26-Jun-2020
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Soares dos Santos Fronterotta.pdfDISSERTAÇÃO 1.8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons