Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3694
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta para o cálculo do consumo de eletricidade em dispositivos eletrônicos com resistência real
Autor: Oliveira Júnior, Félix Miguel de 
Primeiro orientador: Assis Júnior, Pedro Carlos de
Primeiro membro da banca: Freitas, Heron Neves de
Segundo membro da banca: Silva, José Roberto Bezerra da
Terceiro membro da banca: Assis Júnior, Pedro Carlos de
Resumo: Ensinar Física é notoriamente reconhecido como uma ação de difícil realização, uma vez que, de modo geral, a maioria dos alunos do Ensino Médio sente-se desmotivada e indiferente a aprender, consequentemente, dificulta o processo de ensino- aprendizagem. Um argumento normalmente usado pelos pesquisadores na área de Ensino em Física é a falta de práticas diferentes e próximas ao cotidiano dos estudantes. Neste sentido, foi realizada uma sequência didática fundamentada na Dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, com o intuito de calcular o consumo de energia elétrica de alguns equipamentos eletroeletrônicos nas residências dos alunos do Ensino Médio por meio de simulações computacionais. A presente dissertação tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas através do desenvolvimento do projeto: uma proposta para o cálculo do consumo de eletricidade em dispositivos eletrônicos com resistência ideal no Terceiro Ano do Ensino Médio realizado na Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, no município de Santa Luzia/PB. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, bem como, um relato de experiências. Os resultados evidenciaram que, a aula realizada por meio de simulações computacionais proporciona maior interação entre a turma e o docente. Conclui-se que, a tecnologia possibilita a realização de aulas mais dinâmicas e interativas que fazem com que os alunos tenham mais interesse em estudar Física, em particular, em dispositivos eletrônicos que não alteram sua resistência em virtude da corrente ou tensão.
Abstract: Teaching physics is notoriously recognized as an action that is difficult to accomplish, since, in general, most high school students feel unmotivated and indifferent to learning, consequently hindering the teaching-learning process. One argument commonly used by researchers in the field of physics education is the lack of different practices close to the students' daily lives. In this sense, a didactic sequence based on Delizoicov and Angotti's Three Pedagogical Moments Dynamics was performed, with the purpose of calculating the electrical energy consumption of the homes of high school students through computational simulations. This dissertation aims to describe the experiences lived through the development of the Project: A proposal for the calculation of electricity consumption in the electronic devices with ideal resistance Third Year of High School held at Padre Jerônimo Lauwen State School, Santa Luzia / PB. For this, a bibliographic study was carried out, as well as an experience report. The results showed that the class performed through computer simulations provides greater interaction between the class and the teacher. It can be concluded that technology enables more dynamic and interactive classes that make students more interested in studying physics, especially in electronic devices that do not increase their resistance due to current or voltage.
Palavras-chave: Ensino de Física
Sequência Didática
Simulação Computacional
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Félix Miguel de. Uma proposta para o cálculo do consumo de eletricidade em dispositivo eletrônico com resistência ideal. 2020. 105f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3694
Data de defesa: 12-Fev-2020
Aparece nas coleções:PPGCF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Félix Miguel de Oliveira Júnior.pdfPDF - Félix Miguel de Oliveira Júnior3.08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.