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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Júnior, Félix Miguel de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9975441595288271por
dc.contributor.advisor1Assis Júnior, Pedro Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1991495643298837por
dc.contributor.referee1Freitas, Heron Neves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819por
dc.contributor.referee2Silva, José Roberto Bezerra da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5415436305753267por
dc.contributor.referee3Assis Júnior, Pedro Carlos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1991495643298837por
dc.date.accessioned2021-03-09T23:13:15Z-
dc.date.issued2020-02-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Félix Miguel de. Uma proposta para o cálculo do consumo de eletricidade em dispositivo eletrônico com resistência ideal. 2020. 105f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3694-
dc.description.resumoEnsinar Física é notoriamente reconhecido como uma ação de difícil realização, uma vez que, de modo geral, a maioria dos alunos do Ensino Médio sente-se desmotivada e indiferente a aprender, consequentemente, dificulta o processo de ensino- aprendizagem. Um argumento normalmente usado pelos pesquisadores na área de Ensino em Física é a falta de práticas diferentes e próximas ao cotidiano dos estudantes. Neste sentido, foi realizada uma sequência didática fundamentada na Dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti, com o intuito de calcular o consumo de energia elétrica de alguns equipamentos eletroeletrônicos nas residências dos alunos do Ensino Médio por meio de simulações computacionais. A presente dissertação tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas através do desenvolvimento do projeto: uma proposta para o cálculo do consumo de eletricidade em dispositivos eletrônicos com resistência ideal no Terceiro Ano do Ensino Médio realizado na Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, no município de Santa Luzia/PB. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico, bem como, um relato de experiências. Os resultados evidenciaram que, a aula realizada por meio de simulações computacionais proporciona maior interação entre a turma e o docente. Conclui-se que, a tecnologia possibilita a realização de aulas mais dinâmicas e interativas que fazem com que os alunos tenham mais interesse em estudar Física, em particular, em dispositivos eletrônicos que não alteram sua resistência em virtude da corrente ou tensão.por
dc.description.abstractTeaching physics is notoriously recognized as an action that is difficult to accomplish, since, in general, most high school students feel unmotivated and indifferent to learning, consequently hindering the teaching-learning process. One argument commonly used by researchers in the field of physics education is the lack of different practices close to the students' daily lives. In this sense, a didactic sequence based on Delizoicov and Angotti's Three Pedagogical Moments Dynamics was performed, with the purpose of calculating the electrical energy consumption of the homes of high school students through computational simulations. This dissertation aims to describe the experiences lived through the development of the Project: A proposal for the calculation of electricity consumption in the electronic devices with ideal resistance Third Year of High School held at Padre Jerônimo Lauwen State School, Santa Luzia / PB. For this, a bibliographic study was carried out, as well as an experience report. The results showed that the class performed through computer simulations provides greater interaction between the class and the teacher. It can be concluded that technology enables more dynamic and interactive classes that make students more interested in studying physics, especially in electronic devices that do not increase their resistance due to current or voltage.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2020-11-25T14:35:26Z No. of bitstreams: 1 PDF - Félix Miguel de Oliveira Júnior.pdf: 3151705 bytes, checksum: 84e4e1a4b4a749c693d54ab32682929d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2021-03-09T23:13:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Félix Miguel de Oliveira Júnior.pdf: 3151705 bytes, checksum: 84e4e1a4b4a749c693d54ab32682929d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-09T23:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Félix Miguel de Oliveira Júnior.pdf: 3151705 bytes, checksum: 84e4e1a4b4a749c693d54ab32682929d (MD5) Previous issue date: 2020-02-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9692/PDF%20-%20F%c3%a9lix%20Miguel%20de%20Oliveira%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectSimulação Computacionalpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUma proposta para o cálculo do consumo de eletricidade em dispositivos eletrônicos com resistência realpor
dc.typeDissertaçãopor
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