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Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção de identidade de gênero em "Bisa Bia, Bisa Bel": uma leitura no contexto escolar social do aluno e da aluna
Autor: Barbosa, Amannda de Paula
Primeiro orientador: Guimarães, Kalina Naro
Resumo: No caminho aberto por Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, em seu livro Bisa Bia, Bisa Bel (1981), constrói personagens femininas que, através de um enredo em que o ser e o mundo são questionados, passam por um processo de (re)construção de identidade. Nesse sentido, é fundamental que livros que problematizem as relações de gênero sejam discutidos em sala de aula, para que a formação do sujeito adolescente seja mais crítica e solidária. A escola, por ser uma instituição de formação, deve considerar essa discussão, porém essa prática não se faz presente. Dessa maneira, nossa pesquisa tem o objetivo de desenvolver um trabalho que possibilite ao sujeito uma leitura reflexiva sobre as questões de gênero presentes na obra Bisa Bia, Bisa Bel (MACHADO, 1981), a partir da observação sobre a construção da identidade dos personagens. Como problema, apresentamos o seguinte questionamento: como promover a discussão de gênero na escola através de leituras que enfatizem a construção da identidade das personagens do livro juvenil Bisa Bia, Bisa Bel (1981) considerando a recepção e o contexto social em que o sujeito adolescente está inserido? Para responder a essa questão, aplicamos uma sequência de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública, observando, à luz da estética da recepção e do letramento literário, como os alunos e alunas compreendem, discutem e ampliam sua percepção sobre a representação de gênero. O percurso metodológico deste trabalho dissertativo contou com: 1) a pesquisa documental, compreendendo a análise do questionário sondagem; 2) a pesquisa bibliográfica acerca de teorias literárias, do ensino de literatura e da perspectiva feminista; 3) a pesquisa-ação que elaboramos e aplicamos uma sequência de leitura, material que configura o produto desta pesquisa, 4) a pesquisa etnográfica, visto que as aulas foram registradas e descritas à luz dessa teoria para que pudéssemos construir o capítulo de análise. A aplicação desta pesquisa está ancorada na justificativa de considerar relevante, para a construção da identidade do adolescente e da formação do leitor literário, a reflexão sobre a questão de gênero. O suporte bibliográfico do nosso estudo abrange autores como Arroyo (2011), Cademartori (1992), Coelho (1993), Colomer (2007), Lima (2002; 2011), Machado (1983), Silva (2009), Tinoco (2010), e Zilberman (2003), acerca das teorias literárias sobre ensino da literatura e/ou literatura infantil e juvenil; sobre a abordagem da construção de identidade, gênero e educação, estudamos Carson (1995), Louro, Felipe e Goellner (2013), Silva, (2014), Accioly, (2016), Scott, (2005). Ao fim da pesquisa, constatamos que propor esta discussão nesta turma de 8º ano do Ensino Fundamental II fomentou uma perspectiva mais crítica sobre a discriminação, além de promover a tolerância e o respeito acerca das identidades de gênero, embora saibamos que a desconstrução dos estereótipos sobre homens e mulheres é uma tarefa que deve ser contínua no ensino que se pauta no compromisso ético e político rumo à cidadania.
Abstract: On the path opened by Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, in her book Bisa Bia, Bisa Bel (1981), builds female characters that, through a plot in which the being and the world are questioned, go through a process of identity (re)construction. In this sense, it is essential that books which problematize gender relations are discussed in the classroom, so that the adolescent’s formation becomes more critical and supportive. The school, for being a training institution, should consider this discussion, however this practice is not present. Thus, our research aims to develop a work which enables the subject a reflective reading on the gender issues in the work Bisa Bia, Bisa Bel (MACHADO, 1981), from the observation about the characters’ construction of identity. As a research problem, we present the following questioning: how to promote the discussion of gender in school through readings that emphasize the identity construction of the characters from the juvenile book Bisa Bia, Bisa Bel (1981) considering the reception and the social context in which the adolescent is inserted? To answer this question, we applied a reading sequence in an 8th grade class of a public Secondary School, observing, in the light of reception aesthetics and of literary literacy, how male and female students understand, discuss and extend their perception about gender representation. The methodological path of this work included: 1) the documentary research, comprising the survey questionnaire analysis; 2) the bibliographical research on literary theories, on literature teaching and on feminist perspective; 3) the action research in which we elaborated and applied a reading sequence, material that sets up the product of this research; 4) the ethnographic research, since the lessons were recorded and described in the light of this theory, in order to build the analysis chapter. The application of this research is based on the justification of considering relevant, for the construction of the teenager’s identity and of the literary reader's formation, the reflection on gender issue. The bibliographic basis of our study includes authors such as Arroyo (2011), Cademartori (1992), Coelho (1993), Colomer (2007), Lima (2002; 2011), Machado (1983), Silva (2009), Tinoco (2010), and Zilberman (2003), concerning literary theories about literature teaching and /or children's literature; about the approach to identity construction, gender and education, we studied Carson (1995), Louro, Felipe and Goellner (2013), Silva, (2014), Accioly, (2016), Scott, (2005). At the end of the research, we found out that to propose this discussion in this 8th grade class of Secondary School fostered a more critical perspective on discrimination, in addition to promoting tolerance and respect about gender identities, although we know that the deconstruction of the stereotypes about men and women is a task which must be a continuous in the teaching based on ethical and political commitment towards citizenship.
Palavras-chave: Literatura juvenil
Gênero
Formação de leitores
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: BARBOSA, Ammanda de Paula. Construção de identidade de gênero em "Bisa Bia, Bisa Bel": uma leitura no contexto escolar social do aluno e da aluna. 2020. 153f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3658
Data de defesa: 5-Set-2020
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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