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Tipo do documento: Dissertação
Título: O diabo de Machado de Assis em sala de aula: formação de leitores, escrita criativa e mediação no ensino médio
Autor: Santos, Fágner de Oliveira
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Medeiros da
Resumo: O ensino de literatura tem, com raras exceções, colaborado pouco para a formação de leitores efetivos de textos literários, levando-nos a questionar quais metodologias estão sendo usadas em sala de aula e de que forma elas têm levado a escola a continuar contribuindo para a não resolução deste problema. Dessa forma, somos encaminhados aos seguintes questionamentos: se a escola não tem contribuído para formar leitores efetivos de literatura e escritores criativos, como, a partir da própria prática docente, podem ser realizadas ações que contribuam para a formação de leitores literários e escritores competentes e criativos? Em outras palavras, é possível, a partir do exercício docente, criar uma metodologia de trabalho que seja adequada à leitura literária e escrita criativa e, consequentemente, contribua para formar escritores e leitores de literatura? Como operacionalizar tal metodologia em sala de aula e quais saberes e competências o docente precisa mobilizar para que tal metodologia possa surtir efeitos positivos na formação de escritores e leitores na educação básica são alguns dos alvos de problematização desta pesquisa, que também questiona que tipo de leitura de textos literários, promovida em ambiente escolar, é capaz de gerar identificação e prazer o suficiente para, além de construir experiências transformadoras, ser capaz de alicerçar a sensibilidade literária e ampliar os horizontes emocionais e intelectuais dos indivíduos participantes. Assim, a partir da concepção de mediação proposta por Petit (2009, 2013) e Cosson (2014), tomando como base referencial Colomer (2007), Ferrarezi e Carvalho (2015, 2017), Syd Field (2001) e Robert Mckee (2006), esta pesquisa propõe evidenciar uma proposta de prática docente que valoriza e viabilize a execução de projetos de mediação de leitura literária, através de uma concepção de ensino literário, aliada à escrita criativa, que seja capaz de gerar identificação e prazer pela leitura e escrita. Na consecução desse objetivo, a partir da leitura de contos de Machado de Assis que tematizavam a figura do diabo, propomos em prática um conjunto de procedimentos de leitura literária com alunos, de 16 a 19 anos, de uma escola do Ensino Médio Integral e Regular no cariri paraibano. Ao final da experiência, sistematizamos esse conjunto de procedimentos de leitura sob a forma de uma sequência didática de maneira que ela possa servir como parâmetro para a realização de outras experiências que envolvam a leitura de textos literários em sala de aula.
Abstract: Literature teaching has, with rare exceptions, collaborated little in the formation of effective readers of literary texts, leading us to question what methodologies are being used in the classroom and how they've led the school to keep helping to the resolution of this problem. In this way, we are guided to the following questions: if the school has not contributed to form effective readers of literature and creative writers, as, from the teaching practice itself, actions can be carried out that helps to the formation of competent literary readers and writers and creative In other words, is it possible, from the teaching exercise, to create a methodology of operation that is suitable for reading literary and creative writing and, consequently, contributes to the formation of writers and readers of literature? How to operationalize such a methodology in the classroom and what knowledge and skills the teacher needs to mobilize so that such methodology can have positive effects on the training of writers and readers in basic education are some of the targets of this research questioning, which also questions what kind of reading of literary texts, promoted in a school environment, is capable of generating identification and pleasure enough to, in addition to constructing transformative experiences, to be able to ground the literary sensibility and broaden the emotional and intellectual horizons of the participating individuals. Based on the conception of mediation proposed by Petit (2009, 2013) and Cosson (2014), based on Colomer (2007), Ferrarezi and Carvalho (2015, 2017), Syd Field (2001) and Robert Mckee (2006), this research proposes to highlight a proposal of teaching practice that values and makes feasible the execution of literary reading mediation projects, through a conception of literary teaching, allied to creative writing, that is capable of generating identification and pleasure through reading and writing. In pursuit of this objective, from the reading of short stories by Machado de Assis that thematized the figure of the devil, we propose in practice a set of literary reading procedures with students, from 16 to 19 years , from a school of the Integral and Regular High School in the Cariri region in Brazil. At the end of the experiment, we systematized this set of reading procedures in the form of a didactic sequence so it can serve as a model for the realization of other experiences that involve the reading of literary texts in the classroom.
Palavras-chave: 1. Machado de Assis. 2. Formação de leitores. 3. Escrita criativa. 4. Mediação de leitura.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Santos, Fágner de Oliveira. O diabo de Machado de Assis em sala de aula: formação de leitores, escrita criativa e mediação no ensino médio. 2018. 313f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3562
Data de defesa: 5-Out-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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