Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3516
Tipo do documento: Dissertação
Título: A inserção da termoeletricidade no Ensino Médio: Uma alternativa metodológica a partir do ensino de geradores elétricos
Autor: Santos, Lenildo Morais dos 
Primeiro orientador: Santos, José Jamilton Rodrigues dos
Primeiro membro da banca: Freitas, Heron Neves de
Segundo membro da banca: Dantas, Joseclécio Dutra
Resumo: A termoeletricidade é a área da Física que trata da transformação direta de energia térmica em energia elétrica e da transformação de energia elétrica em energia térmica. O tema desenvolvido neste trabalho, inserção da Termoeletricidade no ensino de Física Básica, representa a base para a elaboração de um produto educacional e está relacionado ao estudo dos geradores elétricos. A ideia central é introduzir o fenômeno da Termoeletricidade no estudo da Eletrodinâmica, terceiro ano do ensino médio, explorado como uma transposição didática. A proposta se baseia na elaboração de uma sequência didática relacionada com os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994), em que temos um momento de problematização inicial através de texto e questionamentos sobre a temática, a apresentação formal do conteúdo curricular e, por último, a apresentação da Termoeletricidade através da construção de um aparato experimental, de modo que a temática da termoeletricidade, possibilite uma alternativa ao entendimento dos geradores elétricos, bem como ao processo de transformação de energia.
Abstract: Thermoelectricity is an area of physics that deals with the direct transformation of thermal energy into electrical energy and the transformation of electric energy into thermal energy. The theme developed in this work, insertion of thermoelectricity, represents the basis for the elaboration of an educational product and is related to the study of electric generators. The central idea is to introduce the phenomenon of Thermoelectricity in the study of Electrodynamics, classes of high school, explored as a didactic transposition for the teaching of electric generators. The proposal is based on the elaboration of a didactic sequence related to the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti (1994), in which we have a moment of initial problematization, through text and questionings on the subject, a moment of the formal presentation of the curricular content and a moment of the presentation of the Thermoelectricity through the construction of an experimental apparatus, so that the thermoelectricity thematic allows an alternative to the understanding of the electric generators, as well as the process of transformation of energy.
Palavras-chave: Termoeletricidade
Transposição didática
Geradores elétricos
Ensino de Física
Thermoelectricity
Didactic transposition
Electrical generators
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: SANTOS, L. M. dos. A inserção da termoeletricidade no Ensino Médio: Uma alternativa metodológica a partir do ensino de geradores elétricos. 2019. 112f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3516
Data de defesa: 6-Set-2019
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações
PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lenildo Morais dos Santos.pdfPDF - Lenildo Morais dos Santos4.98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.