Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lenildo Morais dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0091534579418512por
dc.contributor.advisor1Santos, José Jamilton Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5465012466654473por
dc.contributor.referee1Freitas, Heron Neves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819por
dc.contributor.referee2Dantas, Joseclécio Dutra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943por
dc.date.accessioned2019-10-10T14:15:38Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationSANTOS, L. M. dos. A inserção da termoeletricidade no Ensino Médio: Uma alternativa metodológica a partir do ensino de geradores elétricos. 2019. 112f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3516-
dc.description.resumoA termoeletricidade é a área da Física que trata da transformação direta de energia térmica em energia elétrica e da transformação de energia elétrica em energia térmica. O tema desenvolvido neste trabalho, inserção da Termoeletricidade no ensino de Física Básica, representa a base para a elaboração de um produto educacional e está relacionado ao estudo dos geradores elétricos. A ideia central é introduzir o fenômeno da Termoeletricidade no estudo da Eletrodinâmica, terceiro ano do ensino médio, explorado como uma transposição didática. A proposta se baseia na elaboração de uma sequência didática relacionada com os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1994), em que temos um momento de problematização inicial através de texto e questionamentos sobre a temática, a apresentação formal do conteúdo curricular e, por último, a apresentação da Termoeletricidade através da construção de um aparato experimental, de modo que a temática da termoeletricidade, possibilite uma alternativa ao entendimento dos geradores elétricos, bem como ao processo de transformação de energia.por
dc.description.abstractThermoelectricity is an area of physics that deals with the direct transformation of thermal energy into electrical energy and the transformation of electric energy into thermal energy. The theme developed in this work, insertion of thermoelectricity, represents the basis for the elaboration of an educational product and is related to the study of electric generators. The central idea is to introduce the phenomenon of Thermoelectricity in the study of Electrodynamics, classes of high school, explored as a didactic transposition for the teaching of electric generators. The proposal is based on the elaboration of a didactic sequence related to the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti (1994), in which we have a moment of initial problematization, through text and questionings on the subject, a moment of the formal presentation of the curricular content and a moment of the presentation of the Thermoelectricity through the construction of an experimental apparatus, so that the thermoelectricity thematic allows an alternative to the understanding of the electric generators, as well as the process of transformation of energy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-10-07T12:38:55Z No. of bitstreams: 1 PDF - Lenildo Morais dos Santos.pdf: 5103635 bytes, checksum: a73acbf8db1a63ee654d02a1101dc2c4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-10-10T14:15:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Lenildo Morais dos Santos.pdf: 5103635 bytes, checksum: a73acbf8db1a63ee654d02a1101dc2c4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-10T14:15:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Lenildo Morais dos Santos.pdf: 5103635 bytes, checksum: a73acbf8db1a63ee654d02a1101dc2c4 (MD5) Previous issue date: 2019-09-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8934/PDF%20-%20Lenildo%20Morais%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTermoeletricidadepor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectGeradores elétricospor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectThermoelectricityeng
dc.subjectDidactic transpositioneng
dc.subjectElectrical generatorseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA inserção da termoeletricidade no Ensino Médio: Uma alternativa metodológica a partir do ensino de geradores elétricospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações
PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lenildo Morais dos Santos.pdfPDF - Lenildo Morais dos Santos4.98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.