Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3462
Tipo do documento: Dissertação
Título: Como e quando intervir com estratégias mediadoras em sala de aula? uma proposta de orientação para professores polivalentes
Autor: Reis, Luciana Kátia
Primeiro orientador: Silva, Antonio de Pádua Dias da
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola da rede privada de ensino, localizada no município de Campina Grande – PB, em uma turma do quinto ano do ensino fundamental, por meio de aulas ministradas na disciplina de História. Apresenta como objeto de estudo a natureza da mediação docente por meio das estratégias de intervenção intencionais. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a natureza da mediação docente, por meio das estratégias de intervenção intencional, e suas possíveis contribuições para a apreensão e construção do conhecimento pelo alunado. Para tanto, o desmembramos nos objetivos específicos seguintes: identificar como se revela o conceito de mediação dos professores polivalentes, em seus discursos e práticas; verificar quais estratégias de mediação são mais eficazes, quando essa é concebida como um processo interacional e dialógico; averiguar, a partir da análise das respostas dos alunos, o desenvolvimento de competências discursivas como: explicar, justificar e comentar. Por meio de uma abordagem qualitativa, foi possível coletar e analisar dados, através da aplicação de vários instrumentos de coleta de dados como: questionários, observações participantes, gravações em vídeo, atividades complementares às propostas no livro didático e uma atividade de verificação da aprendizagem. O referencial teórico se respalda nos constructos teóricos apontados por Vygotsky (1991, 1998, 2001), a partir da teoria histórico-cultural, que busca explicar a origem e o desenvolvimento do pensamento humano, por meio de conceitos como mediação e linguagem. O corpus da análise é constituído pelas respostas dos professores polivalentes ao questionário; pelas transcrições de fala dos alunos nas aulas vídeo gravadas e pelas respostas dos alunos às questões discursivas da atividade de avaliação. Para análise e discussão das produções escritas dos alunos, elegemos duas categorias: adequação e inferência. Desta forma, foi possível verificar como os professores polivalentes compreendem o conceito de mediação e em que momento de suas aulas o alocam; e, além disso, como as estratégias de intervenção intencionais atuaram, positivamente, favorecendo o aprendizado dos alunos. A partir deste resultado, foi produzida uma proposta de orientação para a prática reflexiva do professor polivalente, referente ao como e quando se deve utilizar estratégias de intervenção intencionais.
Abstract: The current academic work is the result of a research made at a private school in Campina Grande – PB, on a fifth-grade elementary education class, through History classes. It presents the nature of the teaching mediation through the strategies of intentional interventions as the object of study. This research had as its main goal the analysis of the nature of the teaching mediation through the intentional interventions’ strategies and its possible contributions to the students’ apprehension and construction of knowledge. For that purpose, it has the following specific objectives: identify how the concept of multipurpose teachers’ mediation is revealed through their speeches and practices; verify which mediation strategies are more efficient when it is conceived as an interactional and dialogic process; check, based on the students’ answers, the development of the discursive competence as: explain, justify and comment. By means of a qualitative approach it was possible to collect and analyze data through the application of lots of data gathering instruments as: questionnaires, participative observations, video recordings, books’ complementary tasks and a verification of learning activity. The theoretical background is based on the theoretical constructs pointed by Vygotsky (1991, 1998, 2001), onwards the historical-cultural theory, that seeks to explain the human thinking origin and development through mediation and language concepts. The analysis is based on multipurpose teachers’ answers to the questionnaires; on the students’ speeches transcriptions recorded in video during the classes and also the students’ answers to open-ended questions on the tests. To analyze and discuss the students’ writing productions two categories were chosen: adequacy and inference. Therefore, it was possible to verify how the multipurpose teachers comprehend the mediation concept and in which moment of their classes it was applied; and, besides that, how the intentional intervention strategies worked positively fostering the students’ learning. From these results an orientation proposal was made for the teachers’ reflexive practice, related to how and when should they use these intentional intervention strategies.
Palavras-chave: 1. Estratégia de mediação. 2. Prática docente. 3. Educação básica. 4. Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Reis, Luciana Kátia. Como e quando intervir com estratégias mediadoras em sala de aula? uma proposta de orientação para professores polivalentes. 2018. 160 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3462
Data de defesa: 29-Ago-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - LUCIANA KÁTIA REIS.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.