Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3454
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desejo e a perversidade: representação da AIDS nos contos de Moa Sipriano
Autor: Lôbo Neto, João Ferreira
Primeiro orientador: Silva, Antonio de Pádua Dias da
Resumo: O presente estudo analisa dois contos on-line contemporâneos de Moa Sipriano, a saber: “Cinema” (2016) e “Treze homens, um destino” (2017), tendo em vista a representação contemporânea da AIDS. Nossa hipótese é de que as duas narrativas constroem uma abordagem da AIDS, reconfigurando antigos valores sobre o desejo homoerótico e suas formas de realização, destacando, sem vitimização, a relação sexual entre sujeitos do mesmo sexo sem nenhum elemento de prevenção, em que o estar contaminado e estar saudável é dividido por uma linha sútil, pela qual ambos os tipos atravessam, como se no instante do ato sexual não houvesse o risco. Assim, destacamos dois elementos: o desejo e a perversidade para observar como elas se configuram nas obras. A perversidade foi compreendida, nas práticas dos personagens, como uma ação que recai em ambos os envolvidos – no sujeito perverso e nas suas vítimas – construindo um tipo de anti-herói. O desejo foi compreendido como potencial de transformação, capaz de atuar sobre os sujeitos, mas também sobre os espaços que transitam, evidenciando a prática da pegação. Para tanto, inicialmente, realizamos uma abordagem histórico-discursiva da AIDS, observando como ela foi representada na cultura e usada para acusar comportamentos sexuais entendidos como promíscuos até alcançar um tipo de representação literária higienizada. Então, partimos para duas categorias da estrutura literária: os personagens e os espaços, pois pressupomos que eles se somam para explorar a temática e destacar aspectos específicos da atualidade. Os personagens de Moa Sipriano são construídos com uma carga sexual elevada, de tal forma que a realização dos desejos supera os mecanismos de autopreservação. Os espaços, por sua vez, são representados, evidenciando as relações sexuais impessoais, casuais e efêmeras, completando o clima erótico e perigoso desenvolvido nos enredos. Os estudos literários de Bessa (2002) e os estudos sociais de Hebert Daniel e Richard Parker (1991) que apontam a necessidade de situar a epidemia no campo dos discursos são nossas bases nesse primeiro momento da pesquisa para contextualizar a AIDS. A partir de então, evidenciamos o comportamento bareback e as implicações ocasionadas nas relações consigo mesmo e com os outros, destacando as novas perspectivas do viver com o vírus HIV de Sáez (2016) e de Bastos (2006) e a prática da pegação, como ação que altera espaços urbanos e formas de ser no mundo, com os estudo etnográficos de Barreto (2017) e Oliveira (2017).
Abstract: El presente estudio analiza dos cuentos online contemporáneos de Moa Sipriano, a decir: "Cinema" (2016) y "Treze homens, um destino" (2017), teniendo en vistas a la representación contemporánea del SIDA. Nuestra hipótesis es que las dos narrativas construyen una abordaje del SIDA, reconfigurando antiguos valores sobre el deseo homoerótico y sus formas de realización, destacando, sin victimización, la relación sexual entre individuo del mismo sexo sin ningún elemento de prevención, en que el estar contaminado y estar saludable es dividido por una súta línea, por la cual ambos tipos atravesan, como si en el instante del acto sexual no hubiera el riesgo. Así, destacamos dos elementos: el deseo y la perversidad para observar cómo se configuran en las obras. La perversidad fue comprendida, en las prácticas de los personajes, como una acción que recae en ambos implicados - en el individuo perverso y en sus víctimas - construyendo un tipo de antihéroe. El deseo fue comprendido como potencial de transformación, capaz de actuar sobre los individuos, pero también sobre los espacios que transitan, evidenciando la práctica de levante. Para ello, inicialmente, realizamos una abordaje histórico-discursivo del SIDA, observando cómo fue representada en la cultura y usada para acusar comportamientos sexuales entendidos como promiscuos hasta alcanzar un tipo de representación literaria higienizada. Entonces, partimos para dos categorías de la estructura literaria: los personajes y los espacios, pues presuponemos que ellos se suman para explorar la temática y destacar aspectos específicos de la actualidad. Los personajes de Moa Sipriano se construyen con una carga sexual elevada, de tal forma que la realización de los deseos supera los mecanismos de autopreservación. Los espacios, a su vez, son representados, evidenciando las relaciones sexuales impersonales, casuales y efímeras, completando el clima erótico y peligroso desarrollado en los enredos. Los estudios literarios del Bessa (2002) y los estudios sociales del Hebert Daniel y Richard Parker (1991) que apuntan a la necesidad de situar la epidemia en el campo de los discursos son nuestras bases en ese primer momento de la investigación para contextualizar el SIDA. A partir de entonces, evidenciamos el comportamiento bareback y las implicaciones ocasionadas en las relaciones consigo mismo y con los demás, destacando las nuevas perspectivas del vivir con el virus VIH de Sáez (2016) y de Bastos (2006) y la práctica de levante, como la acción que altera espacios urbanos y formas de ser en el mundo, con los estudios etnográficos de Barreto (2017) y Oliveira (2017).
Palavras-chave: 1. Análise literária. 2. Literatura contemporânea. 3. AIDS. 4. Promiscuidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Lôbo Neto, João Ferreira. O desejo e a perversidade: representação da AIDS nos contos de Moa Sipriano. 2019. 108 p. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3454
Data de defesa: 15-Abr-2019
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - JOÃO FERREIRA LÔBO NETO.pdf941.65 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.