Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3444
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escrita de presas: afeto e liberdade
Autor: Costa, Cristhiane Ferreira da
Primeiro orientador: Justino, Luciano Barbosa
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo estudar a escrita de presas e seus projetos de construção de sentido dentro e fora da prisão. O lócus da pesquisa foi a Escola Paulo Freire, no Presídio Feminino Regional de Campina Grande, localizado no Complexo Penitenciário do Serrotão, no município de Campina Grande – PB, e teve como participantes alunas da Educação de Jovens e Adultos, 1º e 2º anos do ensino médio (ciclo V). O que motivou essa pesquisa foi compreender quais os projetos de futuro e demandas do presente das presas veiculados no que elas escrevem. Para tanto, criei oficinas de leitura e de escrita a partir de dois temas escolhidos pelas próprias presas, a saber: amor e liberdade. Três objetivos específicos nortearam a pesquisa: estudar a legislação e os dados da educação prisional no Brasil, com foco nas mulheres; compreender o nível de letramento das presas; construir oficinas de leitura e produção textual a partir dos temas propostos. A dissertação se estruturou em três capítulos: no primeiro, descrevi como foi feito o mapeamento dos dados, os procedimentos e os participantes, bem como a base teórico-metodológica da qual parti. No segundo, fiz um mapeamento dos dados sobre educação prisional no Brasil, em especial no que diz respeito às apenadas. No terceiro, analisei as produções textuais das alunas.
Abstract: This research had as objective to study the writing of prey and its projects of construction of sense inside and outside the prison. The locus of the research was the Paulo Freire School, in the Campina Grande Regional Women's Prison, located in the Penitentiary Complex of Serrotão, in the city of Campina Grande - PB, and participated as students in the Education of Young and Adults, 1st and 2nd years of the secondary education (cycle V). What motivated this research was to understand what projects of the future and demands of the present of the prey conveyed in what they write. To that end, I created reading and writing workshops based on two themes chosen by the prey themselves: love and freedom. three specific objectives guided the research: to study the legislation and data of prison education in Brazil, with a focus on women; understand the level of literacy of prey; build workshops on reading and textual production based on the themes proposed. The dissertation was structured in three chapters: in the first, I described how the data, procedures and participants were mapped, as well as the theoretical-methodological basis from which I started. In the second, I mapped the data on prison education in Brazil, especially with respect to the grievances. In the third, I analyzed the textual productions of the students.
Palavras-chave: 1. Escrita de presas. 2. Letramento. 3. Memória. 4. Educação prisional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Costa, Cristhiane Ferreira da. Escrita de presas: afeto e liberdade. 2019. 106 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3444
Data de defesa: 24-Abr-2019
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - CRISTHIANE FERREIRA DA COSTA.pdf15.24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.