Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3429
Tipo do documento: Dissertação
Título: Testemunho e resistência: escrita de si e a formação do leitor literário em "Diário de Bitita"
Autor: Arruda, Karliana Barbosa de 
Primeiro orientador: Bezerra, Rosilda Alves
Primeiro membro da banca: Bezerra, Rosilda Alves
Segundo membro da banca: Lima, Tânia Maria de Araújo
Terceiro membro da banca: Costa, Maria Suely da
Resumo: A presente pesquisa teve como essência a formação do leitor literário, mais especificamente voltado para o Ensino Fundamental II, a partir da concepção de letramento. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi o de promover o letramento literário e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento do aluno no que concerne às habilidades de formação, de pensamento reflexivo/crítico a respeito das questões étnico-raciais no ambiente escolar. O estudo, à luz da pesquisa- ação, teve por metodologia a aplicação de uma intervenção pedagógica, fundamentada na sequência básica de Cosson (2012), com ciclos de rodas de conversa. O trabalho com a leitura foi aplicado em uma escola da zona urbana do município de Fagundes/PB a partir da leitura da obra Diário de Bitita, de escritora Carolina Maria de Jesus, texto singular e autobiográfico, que nos revela as nuances do racismo e de preconceito. Como referencial teórico, nos apoiamos nos estudos de Duarte (2013),Cosson (2012), Munanga (2005), Abreu (2006), Silva (2014), Klinger (2007),Bezerra(2015),Evaristo(2009), dentre outros. Os resultados obtidos através da realização da pesquisa demonstraram que a prática da leitura do texto literário, orientados pela sequência básica da leitura, a partir das rodas de conversa, geradas através da motivação e de uma temática crítica/reflexiva gera uma mudança expressiva no modo como o aluno passar a ler, apreciar e vislumbrar a literatura, o que acarreta em um movimento que conduz o aluno à reflexão e conscientização acerca das questões étnico-raciais.
Abstract: El presente estudio tuvo como su esencia la formación del lector literario, más específicamente orientados a la educación fundamental II, desde la concepción de lo letramiento. En este sentido, el objetivo de este trabajo fue promover la alfabetización literaria y, al mismo tiempo, el desarrollo del alumno en relación a la formación profesional, pensamiento reflexivo y crítico sobre las cuestiones raciales y étnicas en el entorno escolar.El estudio, a la luz de la metodología de investigación-acción fue la aplicación de una intervención pedagógica, fundada en la secuencia básica de cosson (2012), con ciclos de ruedas de conversación. El trabajo con la lectura fue aplicado en una escuela de la zona urbana del municipio de Fagundes/PB de la lectura de la labor diaria de Bitita, escritor Carolina Maria de Jesus, texto autobiográfico z singular que revela los matices de racismo y discriminacion. Como teórico, apoyamos en estudios de Duarte (2013),Cosson (2012), (2005), Munanga Abreu (2006), Silva (2014), Irene Klinger (2007),Bezerra(2015),Evaristo(2009), entre otros. Los resultados obtenidos mediante la aplicación de investigaciones han demostrado que la práctica de la lectura del texto literario, guiada por la secuencia básica de lectura, desde las ruedas de conversación, generados a través de la motivación y una temática crítica/reflexiva genera un cambio significativo en la forma en que el estudiante tenga para leer, disfrutar y avizorar la literatura, lo cual conduce a un movimiento que lleva al estudiante a la reflexión y toma de conciencia acerca de las cuestiones étnico-raciales.
Palavras-chave: Leitura
Literatura afro-brasileira
Escrita de si
Diários
Ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Arruda, Karliana Barbosa de. Testemunho e resistência: escrita de si e a formação do leitor literário em "Diário de Bitita". 2019. 159f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Identificador do documento: CDD 372.4
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3429
Data de defesa: 1-Mar-2019
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karliana Barbosa de Arruda.pdfPDF - Karliana Barbosa de Arruda19.59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.