Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3411
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Resolução de problemas e representações múltiplas no ensino de sistemas de equações polimoniais do 1º Grau com duas incógnitas |
Autor: | Silva, Juscelino de Araújo ![]() |
Primeiro orientador: | Andrade, Silvanio de |
Primeiro membro da banca: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
Segundo membro da banca: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
Resumo: | Este trabalho evidencia as potencialidades da resolução de problemas, aliada ao uso das representações múltiplas, no ensino de sistemas de equações polinomiais do 1º grau com duas incógnitas. Para tanto, a partir de um levantamento bibliográfico a respeito de pesquisas sobre o ensino de Álgebra, mais especificamente, no que se refere ao ensino de sistemas de equações polinomiais do 1º grau com duas incógnitas, na matemática do Ensino Fundamental, decidiu- se trabalhar com o uso da resolução de problemas aliada às ideias sobre representações múltiplas, conforme Goldin e Shteingold (2001) e Friedlander e Tabach (2001). Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada numa escola da rede municipal da cidade de Mari, estado da Paraíba, numa turma de 8º ano, utilizando-se da metodologia da Resolução de Problemas (RP), baseada, especialmente, nas contribuições de Andrade, C. e Onuchic (2017). Ao término de toda experiência, e com os dados coletados através de um diário de campo e dos registros feitos pelos alunos, observou-se que os momentos das plenárias, consensos e formalização de conteúdo da metodologia da Resolução de Problemas foram de grande valia para o aprendizado dos alunos. Constatou-se também a necessidade de ouvir os discentes quando expõem oralmente suas representações verbais a respeito do que entenderam, a fim de compreender melhor os seus registros escritos tanto numérica, como algébrica ou graficamente, e então perceber se conseguiram assimilar as ideias que foram ensinadas. Por outro lado, ainda existe a necessidade de se trabalhar mais e melhor os métodos de adição e substituição, como também o uso das representações gráficas. |
Abstract: | This work highlights the potentialities of problem solving, allied to the use of multiple representation, in the teaching of systems of first degree polynomial equations with two unknowns. For that, starting from a bibliographic survey on researches on Algebra teaching, more specifically, on what refers to the teaching of systems of first degree polynomial equations with two unknowns, in Mathematics of Basic Education, it was decided to work with the use of problem solving allied to ideas about multiple representations, according to Goldin and Shteingold (2001) and Friedlander and Tabach (2001). In order to reach the proposed objective, the research, of qualitative feature, was performed in a municipal school in the city of Mari, Paraíba state, with an 8th grade group, making use of the Problem Solving methodology (PS), especially based on the contributions of Andrade, C. and Onuchic (2017). By the end of the entire experience, and with data collected through a field journal and records made by students, it was observed that the moments of plenary, consensus, and content formalization of the Problem Solving methodology were greatly valuable for the students’ learning. It was also verified the necessity of listening to the students when they orally expose their verbal representations in relation to what they understood, in order to better comprehend their written records both in numerical, algebraic or graphic form, and then perceiving if they managed to assimilate the taught ideas. On the other hand, there is still the necessity of a further and better work of the addition and substitution methods, as well as the use of graphic representations. |
Palavras-chave: | Ensino de Álgebra Resolução de problemas Representações múltiplas Equações polinomiais Algebra teaching Problem solving Multiple representations Polynomial equations |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
Citação: | SILVA, J. de A. Resolução de problemas e representações múltiplas no ensino de sistemas de equações polimoniais do 1º Grau com duas incógnitas. 2019. 163f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3411 |
Data de defesa: | 10-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Juscelino de Araújo Silva.pdf | PDF - Juscelino de Araújo Silva | 64.32 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.