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Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento cognitivo, uma ferramenta tecnológica para professores da educação básica
Autor: Araújo, Renata Claudia Silva Santos de
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida
Resumo: Diante dos inúmeros desafios enfrentados por professores, em suas concepções e práticas pedagógicas, o uso das novas tecnologias como ferramenta de auxílio na construção da aula e como apoio metodológico, tem sido o maior deles. Assim, o nosso objeto de estudo nessa dissertação de mestrado profissional foi observar e buscar compreender o processo de concepção da aula do professor e sua relação com as novas tecnologias. Apesar do crescente avanço das tecnologias e da sua presença em sala de aula, existe dois aspectos importantes que precisamos destacar: ela tem sido uma presença estimulante para alguns e um confronto de habilidades e competências, para outros. Para os nativos digitais, ela tem se proposto como algo revolucionário, capaz de promover o indivíduo para além de suas expectativas, entretanto, muitos professores inábeis as estruturas tecnológicas estão céticas e desnorteadas quanto aos desafios que as novas tecnologias apresentam. Após observar e acompanhar o lócus da pesquisa, que foram os espaços de construção e desenvolvimento da aula do professor; ora sua casa, a biblioteca da escola, a sala de aula, percebemos a complexidade do movimento de ensinar e aprender, diante das múltiplas possibilidades que as novas tecnologias ofertam e das invariáveis dificuldades de operacionalizar essas tecnologias, frente aos tantos outros obstáculos de ser professor no presente século. Nesse sentido de observar para compreender, Mattos e Castro (2011), Imbernón (2009), Candau e Sacavino (2015), Sacristán (2000), muito nos auxiliaram a compreender a contínua formação do professor para esse tempo e o futuro, nos conduzindo à consciência de que é preciso que iniciemos à promoção de práticas vinculadas as novas tecnologias, numa formação que privilegiam principalmente aqueles que norteiam o processo do conhecimento e desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula, o professor. É necessário que o professor compreenda seus instrumentos de trabalho e suas possibilidades de uso. Essa pesquisa buscou observar o conhecimento dos professores quanto ao uso das novas tecnologias e a multiplicidade de instrumentos tecnológicos aplicados à sala de aula, desde a concepção da aula, nos espaços particulares de cada professor até a efetivação da mesma. Buscamos promover uma aproximação entre o professor e o digital, a fim de que ambos estejam unissonos quanto as possibilidades de promover uma educação inclusiva. O nosso produto de pesquisa foi a construção da Agenda pedagógica de orientação e acompanhamento do processo de ensino, através de uma escala de observação do desenvolvimento cognitivo do aluno, que consiste no uso de uma ferramenta digital de registro e organização das atividades realizadas em sala de aula. A ferramenta busca informar o professor quanto as possíveis mudanças para melhorar ou intervir em suas práticas de ensino. A ferramenta foi construída exclusivamente para que o professor, possa organizar seu plano de ensino e avaliar as múltiplas possibilidades da aula, a partir da aprendizagem do aluno, considerando o desenvolvimento cognitivo de cada um dos envolvidos nesse processo de aprender a ser. A partir das observações do cotidiano do professor, pudemos verificar que a compreensão de suas práticas de aula e avaliação da aprendizagem dos alunos, ocorre em meio a agitação de ensinar e avaliar academicamente os mais de 100 alunos que têm, divididos em três escolas e que considerar o processo de aprendizagem de cada um deles, se torna tarefa fatigante, sem que exista uma ferramenta de organização para todos esses dados, que otimize e direcione a avaliação do ensino e consequentemente da aprendizagem. Logo a criação da ferramenta Agenda pedagógica, auxilia o professor nesse processo e promove uma atenção mais assertiva e acurada ao ensinoaprendizagem de cada aluno.
Abstract: Faced with the numerous challenges faced by teachers, in their pedagogical conceptions and practices, the use of new technologies as an aid tool in class construction and as methodological support, has been the largest of them. Thus, our object of study in this dissertation of professional masters was to observe and seek to understand the process of conception of the teacher's class and its relation with the new technologies. Despite the increasing advancement of technologies and their presence in the classroom, there are two important aspects that we need to highlight: has been a stimulating presence for some and a confrontation of skills and competencies for others. For digital natives, it has been proposed as something revolutionary, capable of promoting the individual beyond their expectations, however, many unskilled teachers are skeptical and perplexed by the challenges that new technologies present. After observing and accompanying the locus of the research, which were the spaces of construction and development of the teacher's class, at home, in the school library, in the classroom, we perceive the complexity of the teaching and learning movement, given the multiple possibilities that new technologies offer and the invariable difficulties of operationalizing these technologies, facing the many other obstacles of being a teacher in the present century. n this sense of observation to understand, Mattos and Castro (2011), Imbernón (2009), Candau and Sacavino (2015), Sacristán (2000), helped us a lot to understand the teacher's continued formation for now and the future. Leading us to the awareness that we need to initiate the promotion of practices linked to new technologies, in a training that privileges mainly those that guide the process of knowledge and development of learning in the classroom, the teacher. It is necessary for the teacher to understand his working tools and their possibilities of use. This research sought to observe the teachers' knowledge about the use of new technologies and the multiplicity of technological instruments applied to the classroom, from the conception of the lesson, in the private spaces of each teacher until the effectiveness of the same. We seek to promote a rapprochement between the teacher and the digital, so that both are united as to the possibilities of promoting an inclusive education. Our research product was the construction of the pedagogical Agenda for guidance and monitoring of the teaching process, through a scale of observation of the student's cognitive development, which consists in the use of a digital recording tool and the organization of the activities carried out in the classroom. The tool seeks to inform the teacher about possible changes to improve or intervene in their teaching practices. The tool was built exclusively so that the teacher can organize his teaching plan and evaluate the multiple possibilities of the class, based on the student's learning, considering the cognitive development of each one involved in this process of learning to be. From the observations of the teacher's daily life, we were able to verify that the comprehension of his classroom practices and evaluation of students' learning, in the middle of the race to teach and academically evaluate the more than 100, divided into three schools and that considering the learning process of each of them, becomes stressful task, without there being an organizing tool for all these data, that optimizes and directs the evaluation of teaching and consequently of learning. Therefore, the creation of the pedagogical agenda tool assists the teacher in this process and promotes more assertive and precise attention to the teaching-learning of each student.
Palavras-chave: 1. Novas tecnologias. 2. Desenvolvimento tecnológico. 3. Tecnologia educacional. 4. Recurso pedagógico.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Araújo, Renata Claudia Silva Santos de. Desenvolvimento cognitivo, uma ferramenta tecnológica para professores da educação básica. 2018. 137f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3392
Data de defesa: 11-Jun-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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