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Tipo do documento: Dissertação
Título: Scratch: da lógica de programação à química dos hidrocarbonetos
Autor: Medeiros, Ana Claudia Santos de
Primeiro orientador: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Resumo: Considerando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do ensino médio na aprendizagem em química, bem como a sociedade da informação na qual eles estão inseridos, esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da construção de jogos digitais, desenvolvidos com o software Scratch, para o processo de ensino e aprendizagem sobre os Hidrocarbonetos, conteúdo presente no currículo de química do ensino médio. Para isso, buscou-se um suporte teórico junto a autores que discutem a relação entre as Tecnologias Digitais e educação, entre eles: Papert (2008), Paul Gee (2009), Prensky (2001, 2012), Alves (2004), Moita (2007) os quais fundamentaram as análises desse estudo com os sujeitos da pesquisa: jovens estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual localizada no município de São Bento, Paraíba. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, onde foram feitas observações sistemáticas e aplicados questionários semiestruturados. Os resultados apresentados confirmam que o Scratch se apresenta como um meio potencializador e capaz de gerar motivação para a busca do conhecimento químico, uma vez que possibilitou a construção, pelos alunos, de suas próprias concepções acerca dos hidrocarbonetos. Além disso, o uso do Scratch nas aulas de química oportunizou uma situação de aprendizagem que foi além de um ensino meramente conteudista, mas que explorou as competências e habilidades exigidas para os jovens do século XXI. Os games desenvolvidos com os códigos de programação Scratch envolveram os alunos em situações de escolhas, decisões, reformulações, colaboração, interação e autonomia que articularam linguagem de programação com conhecimentos químicos.
Abstract: Considering the difficulties faced by high school students in learning in chemistry, as well as the information society in which they are inserted, this research aims to analyze the contributions of the construction of digital games, developed with the software Scratch, for the process of teaching and learning about hydrocarbons, content present in the high school chemistry curriculum. For this, a theoretical support was sought from authors who discuss the relationship between Digital Technologies and education, among them: Papert (2008), Paul Gee (2009), Prensky (2001, 2012), Alves (2007), who based the analyzes of this study with the subjects of the research: young students of a class of the second year of high school of a school of the state network located in the city of São Bento, Paraíba. The methodology used was based on a qualitative research, of the case study type, where systematic observations were made and semi-structured questionnaires were applied. The results confirm that Scratch is a potential medium and capable of generating motivation for the pursuit of chemical knowledge, since it enabled the students to construct their own conceptions about hydrocarbons. In addition, using Scratch in chemistry classes provided a learning situation that went beyond purely content teaching but explored the skills and abilities required for 21st century youth. The games developed with the Scratch programming codes involved the students in situations of choices, decisions, reformulations, collaboration, interaction and autonomy that articulated programming language with chemical knowledge.
Palavras-chave: 1. Ensino de química. 2. Jogos digitais. 3. Hidrocarbonetos. 4. Recursos didáticos.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Medeiros, Ana Claudia Santos de. Scratch: da lógica de programação à química dos hidrocarbonetos. 2018. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3383
Data de defesa: 12-Jul-2018
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