Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Ana Claudia Santos de-
dc.contributor.advisor1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-06-04T14:06:09Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.citationMedeiros, Ana Claudia Santos de. Scratch: da lógica de programação à química dos hidrocarbonetos. 2018. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3383-
dc.description.resumoConsiderando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do ensino médio na aprendizagem em química, bem como a sociedade da informação na qual eles estão inseridos, esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da construção de jogos digitais, desenvolvidos com o software Scratch, para o processo de ensino e aprendizagem sobre os Hidrocarbonetos, conteúdo presente no currículo de química do ensino médio. Para isso, buscou-se um suporte teórico junto a autores que discutem a relação entre as Tecnologias Digitais e educação, entre eles: Papert (2008), Paul Gee (2009), Prensky (2001, 2012), Alves (2004), Moita (2007) os quais fundamentaram as análises desse estudo com os sujeitos da pesquisa: jovens estudantes de uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual localizada no município de São Bento, Paraíba. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, onde foram feitas observações sistemáticas e aplicados questionários semiestruturados. Os resultados apresentados confirmam que o Scratch se apresenta como um meio potencializador e capaz de gerar motivação para a busca do conhecimento químico, uma vez que possibilitou a construção, pelos alunos, de suas próprias concepções acerca dos hidrocarbonetos. Além disso, o uso do Scratch nas aulas de química oportunizou uma situação de aprendizagem que foi além de um ensino meramente conteudista, mas que explorou as competências e habilidades exigidas para os jovens do século XXI. Os games desenvolvidos com os códigos de programação Scratch envolveram os alunos em situações de escolhas, decisões, reformulações, colaboração, interação e autonomia que articularam linguagem de programação com conhecimentos químicos.por
dc.description.abstractConsidering the difficulties faced by high school students in learning in chemistry, as well as the information society in which they are inserted, this research aims to analyze the contributions of the construction of digital games, developed with the software Scratch, for the process of teaching and learning about hydrocarbons, content present in the high school chemistry curriculum. For this, a theoretical support was sought from authors who discuss the relationship between Digital Technologies and education, among them: Papert (2008), Paul Gee (2009), Prensky (2001, 2012), Alves (2007), who based the analyzes of this study with the subjects of the research: young students of a class of the second year of high school of a school of the state network located in the city of São Bento, Paraíba. The methodology used was based on a qualitative research, of the case study type, where systematic observations were made and semi-structured questionnaires were applied. The results confirm that Scratch is a potential medium and capable of generating motivation for the pursuit of chemical knowledge, since it enabled the students to construct their own conceptions about hydrocarbons. In addition, using Scratch in chemistry classes provided a learning situation that went beyond purely content teaching but explored the skills and abilities required for 21st century youth. The games developed with the Scratch programming codes involved the students in situations of choices, decisions, reformulations, collaboration, interaction and autonomy that articulated programming language with chemical knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Roberto Nascimento e Silva (brunor.ns@uepb.edu.br) on 2019-03-28T22:04:10Z No. of bitstreams: 1 ANA CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS.pdf: 2096959 bytes, checksum: bb8eb79a52da24e37af941e916453fc7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2019-06-04T14:06:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANA CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS.pdf: 2096959 bytes, checksum: bb8eb79a52da24e37af941e916453fc7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-04T14:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS.pdf: 2096959 bytes, checksum: bb8eb79a52da24e37af941e916453fc7 (MD5) Previous issue date: 2018-07-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8439/ANA%20CLAUDIA%20SANTOS%20DE%20MEDEIROS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Ensino de química. 2. Jogos digitais. 3. Hidrocarbonetos. 4. Recursos didáticos.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleScratch: da lógica de programação à química dos hidrocarbonetospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CLAUDIA SANTOS DE MEDEIROS.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.