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Tipo do documento: Dissertação
Título: A diversidade da composição familiar: uma análise da prática escolar através da literatura infanto-juvenil
Autor: Nascimento, Silvana Neves do
Primeiro orientador: Silva, Antônio de Pádua Dias da
Resumo: Estabelecemos como objetivo analisar a recepção dos discursos constituintes de sentido que envolve a concepção moderna de família, procurando reconhecer no imaginário literário de duas narrativas da literatura infantil (os livros Meus dois pais, de Walcyr Carrasco e Olívia tem dois papais, de Márcia Leite), como as relações parentais homoafetivas são representadas e como são percebidas pelo público escolar, mais exatamente os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal de Campina Grande. Partindo de uma pesquisa qualitativa e quantitativa com aplicação de questionários e sequencia de atividades procuramos tornar visível à comunidade escolar, sobretudo aos alunos, o posicionamento adotado pelos narradores, através das perspectivas discursivas representadas pelas imagens e comportamentos discursivos dos personagens. Com essa atitude investigativa da linguagem, buscaremos promover a visibilidade e discussão sobre as novas composições de família, entre elas, aquelas que são compostas pelos sujeitos homoafetivos, ou mesmo observar se esses discursos proporcionam um repensar dos preconceitos culturalmente construídos que reforçam a exclusão e rejeição destes indivíduos. Lembramos ainda que a imagem do sujeito homoafetivo que trabalharemos estará inserida dentro do contexto de família e, a partir dessa informação, buscaremos observar essa (des) articulação do conceito de família tradicional e a representação de uma nova possibilidade de relação parental. Sabendo que desde 2010, através da prerrogativa da CONAE, o ensino básico regular deveria contemplar em suas discussões possibilidades que envolvem os grupos de gênero como também as novas configurações da família. Nota-se um silenciamento de discussões que contemplem a diversidade de gênero e, partindo deste pressuposto, buscamos compreender porque tais discussões apesar de serem pautadas juridicamente, ainda encontram entraves na prática escolar. para tanto, essa pesquisa se concentra na reflexão sobre as novas formas de parentalidade em discussão. A pesquisa teve a participação tanto do corpo docente e técnico da escola mencionada quanto dos pais/responsáveis dos alunos participantes deste estudo, no intuito de percebemos se o conceito da homoparentalidade participava ou não de discussões tanto no ambiente escolar quanto familiar. As reflexões essenciais à análise e a condução dos trabalhos em sala de aula estão ancoradas em conceitos teóricos provindos das relações de gênero (SILVA), de modernidade, de representações identitária (HALL), literatura infantil (CADEMARTORI) e sua recepção nas escolas e, principalmente, a que trata da mobilidade das relações parentais e da homoparentais (ZAMBRANO).
Abstract: We established to analyze the reception of the constituents of meaning speeches involving the modern conception of family, looking for recognition in the literary imagination of two narratives of children's literature (books My two parents of Walcyr Carrasco and Olivia has two daddies, Marcia Leite) as homoafetivas parental relationships are represented and how they are perceived by the public school, more precisely the students of the 5th year of elementary school at a school in the municipal Campina Grande. From a qualitative and quantitative research with questionnaires and sequence activities we seek to make visible the school community, especially students, the attitude adopted by the narrators, through the discursive perspectives represented by the images and discursive behavior of the characters. With this investigative attitude of language, we seek to promote the visibility and discussion of new family compositions, among which are those that are composed of the homosexual subjects, or even see if these discourses provide a rethinking of culturally constructed prejudices which increase exclusion and rejection these individuals. We also recall the image of the subject homoafetivo that work will be inserted within the family context and, from that information, we will seek to observe this (dis) articulation of the traditional family concept and the representation of a new possibility of parental relationship. Knowing that since 2010, through the prerogative of CONAE, the regular basic education should include in their discussions possibilities involving gender groups as well as the new Family Settings. Notices a silencing of discussions that address gender diversity and, based on this assumption, we seek to understand why such discussions despite being legally ruled, still face barriers in school practice, therefore, this research focuses on reflection on new forms parenting under discussion. The research had the participation of both faculty and school coach mentioned as parents / guardians of students participating in this study, in order to realize the concept of homoparenthood participating or not discussions both in the school environment and family. The essential reflections in the analysis and conduct of the work in the classroom are anchored on theoretical concepts stemmed gender relations (SILVA), of modernity, of identity representations (HALL), children's literature (Cademartori) and its reception in schools and, mainly to dealing with the mobility of parental relationships and same-sex (ZAMBRANO).
Palavras-chave: 1. Estudo sobre a família. 2. Ensino de literatura-infantil. 3. Estudos de gênero. 4. Homoparentalidade.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Nascimento, Silvana Neves do. A diversidade da composição familiar: uma análise da prática escolar através da literatura infanto-juvenil. 2016. 162f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3377
Data de defesa: 4-Mar-2016
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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