Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3284
Tipo do documento: Dissertação
Título: A interação conversacional na sala de aula: o que "dizem" as mãos do professor?
Autor: Rocha, Francisco Igor Arraes Alves
Primeiro orientador: Aranha, Simone Dália de Gusmão
Resumo: A sala de aula é um ambiente em que a comunicação entre professor e aluno torna-se fundamental, pois através da linguagem, veiculam-se informações e estabelecem-se contatos interpessoais. Nesse sentido, a presente pesquisa traz uma reflexão sobre a comunicação nãoverbal, interrelacionada à fala, realizada pelos gestos do professor em sala de aula do ensino médio, partindo da hipótese de que a comunicação não-verbal é um dos elementos indispensáveis na interação face a face, embora ainda desconhecida por boa parte dos docentes, podendo transformar-se em uma ferramenta bastante útil no dia a dia do professor. Seguindo esses pressupostos, a pesquisa tem origem na seguinte problemática: de que forma os gestos ilustrativos batutas do professor, associados semanticamente à fala, influenciam na interação conversacional entre professor e aluno? Para responder a tal questionamento, desenvolveu-se esta pesquisa através de uma abordagem qualitativa de natureza etnográfica, com o objetivo de investigar a presença dos gestos ilustrativos batutas manuais na interação entre professor e aluno. Para constatar essa situação, foi realizada uma pesquisa no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras-PB, com uma turma do 2º ano médio integrado ao Técnico em Eletromecânica. Como instrumentos para a coleta de informações, optou-se pela observação participante através da qual se fez a coleta de dados por meio de filmagens com registro em áudio e vídeo do professor em sala de aula. Em seguida, os dados foram analisados e selecionados em fotografias para a identificação dos gestos. Como referencial teórico, esta pesquisa baseou-se em estudos de Lyons (1987), Martino (2010) e Perles (2007), sobre a Teoria da Comunicação; Rector e Trinta (1985; 1999), Davis (1979), Goman, (2001), Cohen (2009) e Guiroud (2001), acerca da Comunicação não-verbal; Kebrat-Oerecchioni (2010) e Marcuschi (1986), relativo à Análise da Conversação; Alves (2008), Morin (2002) e Aranha (2006), quanto à Formação de professores; Netto (2008) e Severino (2007), referente à Metodologia do trabalho científico; André (1995) e Angrosino (2009), no que diz respeito à pesquisa etnográfica. Para o registro e análise dos gestos ilustrativos batutas, o corpus foi desmembrado em Momentos Interativos, tomados como unidades de análise, propiciando uma observação mais detalhada das situações gestuais. Como resultado das observações e análises dos dados, detectou-se, através da triangulação entre o componente gestual, o componente verbal e o componente semântico relacionado ao gesto, que os gestos ilustrativos batutas participam da conversação e auxiliam a construção de sentidos, realizando movimentos dotados de significação. Dessa forma, percebeu-se a relevância do esclarecimento do professor sobre a própria linguagem corporal em sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa servir de estímulo à discussão sobre o assunto no sentido de aplicá-lo à formação docente, contribuindo para ampliar as possibilidades e os recursos pedagógicos em sala de aula. Para isso, foi desenvolvido um guia ilustrado sobre a comunicação não-verbal, fornecendo informações básicas ao professor sobre esse tipo de comunicação, esclarecendo a respeito dos principais fundamentos científicos e suas aplicações, associando tais conhecimentos à pratica do professor em sala de aula.
Abstract: The classroom is an environment in which the communication between teacher and student becomes fundamental, because through language, information is conveyed and interpersonal contacts are established. In this sense, the present research brings a reflection on nonverbal communication, interrelated to speech, carried out by the gestures of the teacher in the middle school classroom, starting from the hypothesis that nonverbal communication is one of the indispensable elements in the interaction with face, although still unknown by many teachers, and can become a very useful tool in the teacher's daily life. Following these assumptions, the research has its origin in the following problematic: in what way do illustrative baton gestures of the teacher, semantically associated with speech, influence the conversational interaction between teacher and student? To answer this question, this research was developed through a qualitative approach of ethnographic nature, with the objective of investigating the presence of illustrative manual baton gestures in the interaction between teacher and student. In order to verify this situation, a research was carried out at the Federal Institute of Paraíba (IFPB), Cajazeiras-PB campus, with a 2nd year middle class integrated to the Electromechanical Technician. As instruments for the collection of information, we opted for the participant observation through which the data was collected through filming with audio and video record of the teacher in the classroom. Then the data were analyzed and selected in photographs for the identification of the gestures. As a theoretical reference, this research was based on studies by Lyons (1987), Martino (2010) and Perles (2007), on Communication Theory; Rector and Thirty (1985, 1999), Davis (1979), Goman, (2001), Cohen (2009) and Guiroud (2001) on Nonverbal Communication; Kebrat-Oerecchioni (2010) and Marcuschi (1986), on the Analysis of the Conversation; Alves (2008), Morin (2002) and Aranha (2006), regarding teacher training; Netto (2008) and Severino (2007), referring to the Methodology of scientific work; André (1995) and Angrosino (2009), with regard to ethnographic research. For the recording and analysis of illustrative baton gestures, the corpus was dismembered in Interactive Moments, taken as units of analysis, providing a more detailed observation of the gestural situations. As a result of the observations and analysis of the data, through the triangulation between the gestural component, the verbal component and the gesture-related message were detected, which the illustrative baton gestures participate in the conversation and assist in the construction of meanings, performing movements with meaning. In this way, the relevance of the teacher's clarification about the body language itself in the classroom was perceived. It is hoped that this research may serve as a stimulus to the discussion on the subject in the sense of applying it to teacher training, contributing to expand the possibilities and the pedagogical resources in the classroom. For this, an illustrated guide was developed on nonverbal communication, providing basic information to the teacher about nonverbal communication, clarifying about the main scientific foundations and their applications, associating such knowledge with the practice of the teacher in the classroom.
Palavras-chave: 1. Comunicação não-verbal. 2. Formação de professores. 3. Linguagem corporal. 4. Gestos batutas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Rocha, Francisco Igor Arraes Alves. A interação conversacional na sala de aula: o que "dizem" as mãos do professor?. 2018. 142f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3284
Data de defesa: 14-Nov-2018
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO IGOR ARRAES ALVES ROCHA.pdf3.45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.