Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3207
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso das TIC como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em eletroquímica
Autor: Zacarias, Francisco Michell Silva 
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Primeiro membro da banca: Andrade, Railton Barbosa de
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Resumo: Este trabalho de pesquisa trata da elaboração e aplicação de uma proposta de ensino para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos de eletroquímica e verificar como esta pode contribuir, sinalizando as possibilidades metodológicas para abordar tais conceitos, fazendo o uso dos experimentos alternativos associados à inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), usando do software a pilha de Daniel no ensino de Química, visando mitigar as dificuldades de aprendizagem dos conceitos científicos pertinentes a esta ciência. Para tanto, investigou-se como o uso simultâneo de tais ferramentas podem colaborar na aprendizagem do conteúdo de eletroquímica e auxiliar na prática pedagógica para ensinar os conteúdos de físico-química para alunos do Ensino Médio. O presente estudo objetivou elaborar uma proposta de ensino para trabalhar os conceitos de eletroquímica com o auxílio de experimentos alternativos e do software a pilha de Daniel além das hipermídias. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo foi vinte e cinco estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Arara-PB. A proposta didática foi elaborada e apoiada nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem de Vygotsky, bem como nos prescritos sumarizados documentos referenciais curriculares (PCN, PCN+ e OCEM), para ensinar os conceitos científicos de Eletroquímica. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário para avaliação do ensino de Química e da proposta didática apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados. Os resultados apontam que a proposta didática com a inserção do uso de experimentos alternativos, associados as TIC nas aulas de físico-química, foi bem aceita pelos educandos, proporcionando aos alunos um aprendizado dinâmico e significativo, aproximando a relação entre professor e aluno, despertando nos sujeitos pesquisados o interesse pelo estudo da Química e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This research deals with the elaboration and application of a teaching proposal to assist in the teaching and learning process of the scientific concepts of electrochemistry and to verify how it can contribute, signaling the methodological possibilities to approach such concepts, making use of the associated alternative experiments To the insertion of Information and Communication Technologies (ICT), using the software Daniel stack in the teaching of Chemistry, aiming to mitigate the learning difficulties of the scientific concepts pertinent to this science. In order to do so, it was investigated how the simultaneous use of such tools can collaborate in the learning of the electrochemical content and help in the pedagogical practice to teach the contents of physicochemistry for high school students. The present study aimed to elaborate a teaching proposal to work on the concepts of electrochemistry with the aid of alternative experiments and the Daniel stack software in addition to the hypermids. This is a qualitative-quantitative research. The target audience was twenty-five high school students from a public school in the municipality of Arara-PB. The didactic proposal was elaborated and supported in the assumptions of the Vygotsky Learning Theory, as well as in the summarized prescribed curricular reference documents (PCN, PCN + and OCEM), to teach the scientific concepts of Electrochemistry. As a data collection instrument, a questionnaire was used to evaluate the teaching of Chemistry and the didactic proposal presented. The results were systematized in graphs and tables, discussed and interpreted. The results point out that the didactic proposal with the use of alternative experiments, associated with ICT in physics and chemistry classes, was well accepted by the students, providing students with dynamic and meaningful learning, bringing the relationship between teacher and student closer together. In the studied subjects the interest in the study of Chemistry and contributing to the process of teaching and learning.
Palavras-chave: Experimentos alternativos
Recursos didáticos
Ensino de eletroquímica
Software educacional
Teaching of Electrochemistry
Educational software
Alternative experiments
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ZACARIAS, F. M. S. O uso das TIC como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em eletroquímica. 2017. 105f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3207
Data de defesa: 7-Jul-2017
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Michell Silva Zacarias.pdfPDF - Francisco Michell Silva Zacarias30.15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.