Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3174
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o experimento de Hertz
Autor: Toledo, Sérgio Soares de 
Primeiro orientador: Cavalcante, Everton
Primeiro coorientador: Freire, Morgana Ligia de Farias
Primeiro membro da banca: Vieira, Marcelo da Silva
Segundo membro da banca: Campos, Alexandre
Resumo: O ensino existe quando ocorre a aprendizagem significativa. Partindo dessa ideia, propomos a construção e aplicação de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) para ensino de Física no conteúdo das Ondas Eletromagnéticas. Uma UEPS é um tipo de abordagem que faz conexões entre conhecimentos prévios dos alunos e novas informações científicas, tendo o discente como foco principal, na intenção de contribuir significativamente para a construção do conhecimento. Dentro desse contexto incluímos a prática do experimento de Hertz com adaptações no intuito de enriquecer ainda mais a unidade de ensino na busca de obter bons resultados na aprendizagem dos discentes. Relatamos a experiência vivida em sala de aula durante a aplicação da UEPS através de questões escritas, comentários, depoimentos dos estudantes, registros de momentos das aulas através de fotos e anotações, avaliação escrita e apresentação experimental.
Abstract: Teaching exists when meaningful learning occurs. Based on this idea, we propose the construction and application of a UEPS (teaching potentially significant unit) for teaching physics in the content of electromagnetic waves. A UEPS is a kind of approach that makes connections between students' prior knowledge and new scientific information, with the student as the main focus, with the intention of contributing significantly to the construction of knowledge. Within this context we include the practice of the hertz experiment with adaptations in order to further enrich the teaching unit in order to obtain good results in students'. We report the experience lived in the classroom during the application of the UEPS through written questions, comments, testimonials of the students, records of class moments through photos and notes, written evaluation and experimental presentation.
Palavras-chave: Ensino de Física
Ondas eletromagnéticas
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS
Electromagnetic waves
Physics teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: TOLEDO, S. S. de. Construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o experimento de Hertz. 2018. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3174
Data de defesa: 16-Mai-2018
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Soares de Toledo.pdfPDF - Sérgio Soares de Toledo44.02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.