Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Toledo, Sérgio Soares de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8507340303439409 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Everton | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Freire, Morgana Ligia de Farias | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6756464691141246 | por |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Marcelo da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9812869500742205 | por |
dc.contributor.referee2 | Campos, Alexandre | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1230944482954054 | por |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T14:22:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-16 | - |
dc.identifier.citation | TOLEDO, S. S. de. Construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o experimento de Hertz. 2018. 133f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3174 | - |
dc.description.resumo | O ensino existe quando ocorre a aprendizagem significativa. Partindo dessa ideia, propomos a construção e aplicação de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) para ensino de Física no conteúdo das Ondas Eletromagnéticas. Uma UEPS é um tipo de abordagem que faz conexões entre conhecimentos prévios dos alunos e novas informações científicas, tendo o discente como foco principal, na intenção de contribuir significativamente para a construção do conhecimento. Dentro desse contexto incluímos a prática do experimento de Hertz com adaptações no intuito de enriquecer ainda mais a unidade de ensino na busca de obter bons resultados na aprendizagem dos discentes. Relatamos a experiência vivida em sala de aula durante a aplicação da UEPS através de questões escritas, comentários, depoimentos dos estudantes, registros de momentos das aulas através de fotos e anotações, avaliação escrita e apresentação experimental. | por |
dc.description.abstract | Teaching exists when meaningful learning occurs. Based on this idea, we propose the construction and application of a UEPS (teaching potentially significant unit) for teaching physics in the content of electromagnetic waves. A UEPS is a kind of approach that makes connections between students' prior knowledge and new scientific information, with the student as the main focus, with the intention of contributing significantly to the construction of knowledge. Within this context we include the practice of the hertz experiment with adaptations in order to further enrich the teaching unit in order to obtain good results in students'. We report the experience lived in the classroom during the application of the UEPS through written questions, comments, testimonials of the students, records of class moments through photos and notes, written evaluation and experimental presentation. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-10-25T13:33:11Z No. of bitstreams: 1 PDF - Sérgio Soares de Toledo.pdf: 45077854 bytes, checksum: 5d37fed64244fe616b2b780769054663 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-02-18T14:22:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Sérgio Soares de Toledo.pdf: 45077854 bytes, checksum: 5d37fed64244fe616b2b780769054663 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-18T14:22:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Sérgio Soares de Toledo.pdf: 45077854 bytes, checksum: 5d37fed64244fe616b2b780769054663 (MD5) Previous issue date: 2018-05-16 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7525/PDF%20-%20S%c3%a9rgio%20Soares%20de%20Toledo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Ondas eletromagnéticas | por |
dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS | por |
dc.subject | Electromagnetic waves | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | por |
dc.title | Construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o experimento de Hertz | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sérgio Soares de Toledo.pdf | PDF - Sérgio Soares de Toledo | 44.02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.