Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Neuza Jorge | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3091324830228865 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Rosilda Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6401249635890403 | por |
dc.contributor.referee1 | Aquino, Maria de Fátima de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0974910766203330 | por |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Lilian de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0198871242593926 | por |
dc.contributor.referee3 | Costa, Maria Suely da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1891779191833711 | por |
dc.date.accessioned | 2018-06-12T17:04:18Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-25 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Neuza Jorge. Literatura afro-brasileira: construções identitárias e ações afirmativas na educação básica. 2015. 178f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3108 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação busca colaborar com a ressignificação da identidade do negro, abordando a questão da simbologia do corpo e dos cabelos para a construção da identidade do estudante negro a partir das obras literárias: A Bela Acordada, de Lígia dos santos; Cabelo ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar, de Neusa Baptista Pinto e O mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira, em turmas do 8º ano e 9º ano, de uma escola pública da rede estadual de ensino da Paraíba. O referido estudo discutiu a problemática de efetivação da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana, verificou se os alunos têm acesso aos textos literários com a presença de personagens negros, propôs atividades. Que ações podem ser consideradas afirmativas no ensino de literatura afro-brasileira na educação básica? Partimos da hipótese de que a partir de atividades significativas com obras de Literatura Afro-brasileira é possível que a escola amplie o conhecimento dos alunos, permitindo-lhes (re) conhecer a cultura de matriz africana. O método de pesquisa empregado foi o de pesquisa-ação, no qual se buscou compreender, explorar, descrever e intervir no contexto real do ensino de literatura afro-brasileira. Os autores que embasaram a pesquisa, foram: Munanga (2005), Fonseca (2006), Fanon (2008), Gomes (2006), Hall (2007), Amâncio (2008), Duarte (2008), Cuti (2010), Conceição (2010), Oliveira (2010), Cosson (2014), entre outros. Os resultados apontaram para a importância da aplicabilidade da Lei 10639/03 no contexto escolar, visto que o trabalho realizado promoveu uma mudança de postura, contribuindo para a ressignificação da identidade do negro. | por |
dc.description.abstract | This dissertation seeks to collaborate with the redefinition of the identity of black, addressing the question of the symbolism of the body and hair to build the identity of the black student through the reading the Afro-Brazilian literature books, A Bela Acordada, by Ligia dos Santos; Cabelo Ruim? A história de três meninas aprendendo a se aceitar, by Neusa Baptista pinto and O Mundo no Black Power de Tayo, by Kiusam de Oliveira, in classes of 8th grade and 9th grade, in a public school of the State of Paraiba. The study discussed the issues of realization of the Law 10.639/03, mandating the teaching of history and African-Brazilian culture and African, and it was examined whether students have access to literary texts with the presence of black characters. What actions can be considered in the affirmative Afro- Brazilian literature teaching in basic education? We started from the hypothesis that the school expand students' knowledge of the students, through meaningful activities with works of African-Brazilian Literature, enabling them to (re) learn the culture of African origin. The research method employed was the action research, in which we intend will understand, to explore, to describe and to intervene in the real context of the Afro-Brazilian literature education Our research was supported by authors that supported our research were: Munanga (2005), Fonseca (2006), Fanon (2008), Gomes (2006), Hall (2007), Amâncio (2008), Duarte (2008), Cuti (2010), Conceição (2010), Oliveira (2010), Cosson (2014), among others. The results pointed to the importance of the applicability of Law 10639/03 in the school context, this work promoted a change in posture, contributing to the identity of the black resignification. | por |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-12T12:57:41Z No. of bitstreams: 1 PDF - Neuza Jorge Rodrigues.pdf: 28936201 bytes, checksum: e38aef3fa5cd1f3e350aa8650bcf35af (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-12T17:04:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Neuza Jorge Rodrigues.pdf: 28936201 bytes, checksum: e38aef3fa5cd1f3e350aa8650bcf35af (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-12T17:04:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Neuza Jorge Rodrigues.pdf: 28936201 bytes, checksum: e38aef3fa5cd1f3e350aa8650bcf35af (MD5) Previous issue date: 2015-08-25 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7230/PDF%20-%20Neuza%20Jorge%20Rodrigues.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Lei 10.639/03 | por |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.title | Literatura afro-brasileira: construções identitárias e ações afirmativas na educação básica | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Neuza Jorge Rodrigues.pdf | PDF - Neuza Jorge Rodrigues | 28.26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.