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Tipo do documento: Dissertação
Título: Variação lexical no gênero "carta argumentativa"
Autor: Souza, Edson Pereira de 
Primeiro orientador: Silva Junior, Leônidas José da
Primeiro membro da banca: Lucena, Rubens Marques de
Segundo membro da banca: Aquino, Maria de Fátima de Souza
Resumo: Os marcadores conversacionais constituem sinais que amarram o texto enquanto estrutura de interação interpessoal e asseguram o desenvolvimento continuado do diálogo, frequentemente operando como dêiticos discursivos que pontuam o texto conversacional. São em sua maioria desprovidos de conteúdo semântico e papel sintático, e irrelevantes na interpretação do tópico; contudo, não deixam de ser imprescindíveis e recorrentes na construção do discurso oral. Porém, este recurso que geralmente é usado na oralidade tornou-se uma constante nas produções textuais, escritas, desenvolvidas por alunos do nono ano de uma escola pública em Puxinanã/PB. Por esse motivo, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as práticas de uso lexical desses alunos em textos argumentativos em relação ao uso dos marcadores conversacionais. E no plano específico, o nosso objetivo é elaborar estratégias didáticas para amenizar o uso desses recursos linguísticos em textos que exigem o uso formal da língua, como a carta argumentativa.Para nortear esta pesquisa-ação consideramos a seguinte hipótese: em uma escola pública, no município de Puxinanã-PB, os marcadores conversacionais são usados em textos de forma aleatória porque os alunos não percebem que tais registros são inadequados para prática de textos formais. Para materializar esse estudo utilizamos a metodologia da sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004) e usamos os seguintes procedimentos: reflexão inicial sobre o gênero “carta argumentativa”; uma proposta de produção inicial; identificação dos tipos de marcadores conversacionais usados nos textos dos alunos; proposta de intervenção através de três módulos para amenizar o uso desses registros; proposta de produção final e análise dos resultados. Como suporte teórico para nortear esta pesquisa levamos em consideração os estudos dos PCN de Língua Portuguesa (1997), as concepções sobre o uso da língua de Urbano (1999), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2007), entre outros. A análise dessa prática observou que o aluno faz uso de marcadores conversacionais de forma acentuada em seu texto, às vezes influenciado pela mídia, em outras, de forma aleatória o qual foi minimizado após a execução dessa sequência didática.
Abstract: Conversational markers are signs that tie text as a structure of interpersonal interaction and ensure the continued development of dialogue, often operating as discursive deists that punctuate the conversational text. They are mostly devoid of semantic content and syntactic role, and irrelevant in the interpretation of the topic; However, are essential and recurrent in the construction of oral discourse. However, this resource that is usually used in orality has become a constant in the textual productions, written, developed by students of the ninth grade of a public school in Puxinanã / PB. For this reason, the present research has the general objective to investigate the lexical use practices of these students in argumentative texts in relation to the use of conversational markers. And in the specific plan, our objective is to elaborate didactic strategies to ameliorate the use of these linguistic resources in texts that require the formal use of the language, like the argumentative letter. In order to guide this action research we consider the following hypothesis: in a public school, in the municipality of Puxinanã-PB, conversational markers are used in texts at random because students do not realize that such records are inadequate for the practice of formal texts. In order to materialize this study we use the methodology of the didactic sequence of Dolz and Schneuwly (2004) and use the following procedures: initial reflection on the genre "argumentative letter"; An initial production proposal; Identification of the types of conversational markers used in students' texts; Intervention proposal through three modules to ease the use of these records; Final production proposal and analysis of results. As a theoretical support to guide this research we take into account the studies of the Portuguese Language NCP (1997), the conceptions about the use of the language of Urbano (1999), Bortoni-Ricardo (2004), Marcuschi (2007), among others. Analysis of this practice observed that the student makes use of conversational markers in a sharp way in his text, sometimes influenced by the media and in others randomly, which was minimized after the execution of this didactic sequence.
Palavras-chave: Oralidade
Escrita
Aprendizagem
Orality
Writing
Learning
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Souza, Edson Pereira de. Variação lexical no gênero "carta argumentativa". 2017. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3100
Data de defesa: 14-Mar-2017
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