Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2946
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Literatura e homoerotismo: leitura e recepção no ensino fundamental II |
Autor: | Barreto, Johne Paulino |
Primeiro orientador: | Silva, Marcelo Medeiros da |
Resumo: | A presente pesquisa parte da ideia de que o ensino da literatura pode servir como meio para o estudo e a reflexão, em sala de aula, sobre temas ainda considerados tabus. No caso desta pesquisa, ela se volta para a discussão sobre sexualidade na escola, mais especificamente sobre sexualidades divergentes. A partir de gêneros literários diversos, o conto “Frederico Paciência”, de Mário de Andrade; os poemas “Balatetta”, de Mário Faustino; “Soneto já antigo”, de Álvares de Campos; “Rapto”, de Carlos Drummond de Andrade; “O amor é que é essencial”, de Fernando Pessoa; “A uma dama que macheava outras mulheres”, de Gregório de Matos; “A uma mulher amada”, de Safo, e de um mito “O rapto de Ganimedes”, de Ovídio, discutimos a respeito do homoerotismo. Nossa questão de pesquisa apoiou-se em saber como se daria a recepção da temática do homoerotismo por parte de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual do município de Campina Grande. Com isso, objetivamos: (1) abordar a temática “homoerotismo” a partir de um trabalho pautado no letramento literário; (2) inserir no cotidiano escolar dos/as alunos/as, durante nossa intervenção, a leitura de poemas e narrativas curtas a respeito do homoerotismo; (3) apresentar sugestões de como trabalhar o tema “homoerotismo” a partir de textos literários mediante a elaboração de uma sequência didática a ser apresentada como produto final desta pesquisa; (4) promover a consciência e o respeito à diversidade sexual em sala de aula a partir de um trabalho pautado no letramento literário; (5) realizar na escola investigada uma ‘mostra pedagógica’ sobre identidade de gênero e orientação sexual. Nosso corpus é constituído pelas discussões em sala de aula a partir da leitura dos textos literários já citados e pelas atividades escritas e/ou orais realizadas durante os encontros da nossa intervenção. Para embasar tanto a elaboração de nosso produto final, a sequência didática, quanto a discussão teórica e a reflexão sobre a intervenção realizada, apoiamo-nos em Garcia (2000), Jesus (2008) e Severo (2013) para discutirmos acerca de sexualidade e de gênero e formas de trabalhar esses assuntos na escola; em Jauss (1979), Girotto e Sousa (2010), Cosson (2014), Colomer (2007) e em Nóbrega (2012) para pensarmos em como se dá a recepção de textos literários por leitores reais. Além disso, para pensarmos acerca de metodologias adequadas à formação de leitores de literatura, além de alguns autores já citados, recorremos às orientações de documentos parametrizadores como os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental (1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). O resultado desta pesquisa nos mostra que, se as aulas de literatura forem bem planejadas a partir de uma metodologia própria à leitura do texto literário que prime pela participação ativa do leitor, é possível realizar um trabalho significativo tanto para o professor quanto para os alunos, e esse trabalho quando ligado a um tema promove uma ferramenta de libertação e sistematização. Ao término de nossa experiência, pudemos perceber que, se antes o homoerotismo era visto a partir de uma visão que reiterava os clichês do senso comum, depois do contato com os textos literários levados para a sala de aula e da leitura e da reflexão sobre essa forma de experiência humana transfigurada artisticamente, os nossos colaboradores puderam refletir sobre o homoerotismo/diversidade sexual e, de certo modo, vieram a tornar respeitosos para com essa temática e com os sujeitos tidos como “diferentes” porque possuem uma sexualidade divergente da heteronormatividade. |
Abstract: | The present research is based on the idea that the teaching of literature can serve as a way for the study and reflection, in the classroom, on topics still considered taboo. In case of this research, it turns to the discussion about sexuality in school, more specifically about divergent sexualities. From various literary genres, the short story "Frederico Paciência" by Mário de Andrade; the poems “Balatetta”, by Mário Faustino; “Soneto já antigo”, by Álvares de Campos; “Rapto”, by Carlos Drummond de Andrade; “O amor é que é essencial”, by Fernando Pessoa; “A uma dama que macheava outras mulheres”, by Gregório de Matos; “A uma mulher amada”, by Safo, ando f a myth “O rapto de Ganimedes”, by Ovídio, we discussed about homoeroticism. Our research question was based on knowing how the reception of homoeroticism theme would be given by students of the 9th grade of elementary school in a state school in the city of Campina Grande. With this, we aim to: (1) approach the theme homoeroticism from a work based on literary literacy; (2) to insert into the pupils' daily routine, during our intervention, the reading of poems and short narratives about homoeroticism; (3) to present suggestions on how to work the theme " homoeroticism" from literary texts through the elaboration of a didactic sequence to be presented as the final product of this research; (4) promote awareness and respect for sexual diversity in the classroom from a work based on literary literacy; (5) to conduct a 'pedagogical show' on gender identity and sexual orientation in the school under investigation. Our corpus is constituted by the discussions in the classroom based on the reading of the literary texts already mentioned and the written and / or oral activities carried out during the meetings of our intervention. To base both the elaboration of our final product, the didactic sequence, as well as the theoretical discussion and the reflection about the intervention carried out, we support ourselves in Garcia (2000), Jesus (2008) and Severo (2013) to discuss sexuality and gender and ways of working on these issues in school; in Jauss (1979),Girotto and Souza (2010), Cosson (2014), Colomer (2007) and in Nóbrega (2012) to think about how the reception of literary texts by real readers takes place. In addition, to think about suitable methodologies for the training of readers of literature, besides to some authors already mentioned, we used the guidelines of parameterizing documents such as the National Curricular Parameters for Elementary Education (1998) and the National Education Guidelines and Bases Law (1996). The result of this research shows that if the literature classes are well planned from a methodology proper to the reading of the literary text that prizes for the active participation of the reader, it is possible to carry out significant work both for the teacher and for the students, and this work when linked to a theme promotes a tool of liberation and systematization. At the end of our experience, we could see that if before homoeroticism was seen from a view that reiterated the clichés of common sense, after contact with literary texts taken to the classroom and reading and reflection on this form of human experience transfigured artistically, our collaborators were able to reflect on homoeroticism / sexual diversity and, in a certain way, they have become respectful towards this subject and the subjects considered as "different" because they have a divergent sexuality of heteronormativity. |
Palavras-chave: | 1. Ensino de literatura. 2. Homoerotismo. 3. Educação para a diversidade. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Barreto, Johne Paulino. Literatura e homoerotismo: leitura e recepção no ensino fundamental II. 2017. 322f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, PB. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2946 |
Data de defesa: | 22-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jhone Paulino Barreto.pdf | 79.16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.