Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2930
Tipo do documento: Dissertação
Título: Além do que se vê, além do que se come: alimentação e cinema como novas linguagens pedagógicas no ensino de história na educação de jovens e adultos
Autor: Fialho, Michelle Santino
Primeiro orientador: Araújo, Patrícia Cristina de Aragão
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão referente ao uso do recurso cinematográfico, em especial do Documentário, em meio as discussões sobre alimentação no campo educacional, a partir do ensino de História na EJA, pensando a respeito de suas contribuições para a compreensão da identidade, memória e cultura regional. Considerando que a imagem pode ser tomada como um documento e sendo o alimento um código sociocultural busca-se investigar a representação da comensalidade no cinema em uma perspectiva pedagógica para o ensino de História na abordagem da memória, identidade e cultura regional na Educação de Jovens e Adultos. Reflete-se, pois, as representações da alimentação a partir das experiências e significações com filmes/documentários em uma turma de jovens e adultos do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Lagoa Seca- PB. A ênfase desta centralidade projeta-se, primeiro, face ao valor dado à alimentação, na medida em que esta postula uma forma de constituição de uma categoria histórica, cultural e identitária construída significativamente a partir de memórias, segundo, face à instância pedagógica assumida pelo cinema. Tomando como viés de discussão o aporte teórico da Nova História Cultural, pensar-se-á tanto o cinema como a alimentação enquanto ações que expõem e contribuem com novas linguagens para a pesquisa e o ensino de história, estabelecendo possibilidades múltiplas para se abordar as produções do cinema no tocante à construção de memórias e identidades no contexto da cultural regional. Fundamenta-se, teoricamente, a discussão em autores, tais como: Ferro (2010), Pesavento (2008), Duarte (2008), Napolitano (2008), Silva (2012), Hall (2002), entre outros que lançam compreensões e ampliam perspectivas sobre o presente objeto de estudo. A efetivação da pesquisa far-se-á, portanto, mediante uma discussão de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação em articulação com a História Oral, objetivando refletir a representação da comensalidade no cinema em uma perspectiva pedagógica para o ensino de História para se pensar o conceito de memória, identidade e cultura no contexto regional na Educação de Jovens e Adultos através de Oficinas pedagógicas. Acreditamos que o recurso cinematográfico ao ser inserido no ensino de História, apresenta-se enquanto uma linguagem pedagógica que potencializa a prática docente. Isso significa uma evidente renovação metodológica, na medida em que tanto o cinema como o alimento, pensados enquanto práticas socioculturais e pedagógicas, encontram-se permeados de significantes que contribuem na representação da memória e identidade de um grupo.
Abstract: This work proposes a reflection on the use of the cinematographic resource, especially the Documentary, in the middle as discussions about feeding not educational field, from the teaching of History in the EJA, thinking about their contributions to the understanding of identity, memory and regional culture. What is an image can be taken as a document and if the food a sociocultural code seeks to investigate a representation of commensality without cinema in a pedagogical perspective for the teaching of History in the approach to memory, identity and regional culture in Youth Education and Adults. It is therefore reflected as representatives of food and publications and documentation in a group of young people and adults of elementary school of a public school located in the municipality of Lagoa Seca-PB. The emphasis of this centrality is projected, firstly, on the value given to food, insofar as it posits a form of constitution of a historical, cultural and identity card built on memories level, secondly, in relation to the pedagogical instance supposes by the cinema. Taking as a discussion bias the theoretical contribution of the New Cultural History, we will think of both the cinema as food and learning and the new languages for the research and teaching of history, recommending the multiple possibilities to be addressed as film productions in the construction of memories and identities in the context of regional culture. It is theoretically based the discussion in authors such as: Ferro (2010), Pesavento (2008), Duarte (2008), Napolitano (2008), Silva (2012), Hall (2002), among others that launch understandings and perspectives on the present object of study. The effectiveness of the research, as well as an analysis of the qualitative approach, research-action type in articulation with Oral History, aiming to reflect a representation of commensality without cinema in a pedagogical perspective for teaching History to think the concept of memory, identity and culture in the regional context in the Education of Youths and Adults through Pedagogical Workshops. We believe that the cinematographic resource when being inserted in the teaching of History, presents then a pedagogical language that potentiates the teaching practice. This means an evident methodological renewal, inasmuch as both the cinema and the food, thought in addition to sociocultural and pedagogical practices, permanent experts of signifiers that contribute to the representation of the memory and identity of a group.
Palavras-chave: 1. Documentário. 2. Alimentação. 3. Ensino de História.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Fialho, Michelle Santino. Além do que se vê, além do que se come: alimentação e cinema como novas linguagens pedagógicas no ensino de história na educação de jovens e adultos. 2017. 200f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2930
Data de defesa: 20-Dez-2017
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Santino Fialho.pdf40.98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.