Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2811
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fazer e Ensinar em História: Memória e construção da educação do campo na Escola Municipal Zumbi dos Palmares
Autor: Wanderley , Kamila Karine dos Santos
Primeiro orientador: Araújo, Patrícia Cristina de Aragão
Resumo: dos sujeitos educativos, possibilitando a construção do saber histórico escolar. Tal proposta motiva a construção da identidade social do estudante, contribuindo para sua inclusão e integração através da relação comunidade - escola. O presente trabalho objetiva desenvolver propostas de metodologias participativas, no ensino de História, na abordagem da história local e memória, a partir das experiências da formação da identidade social, da turma do 5ª ano, da Escola do Assentamento Zumbi dos Palmares, localizada no município de Mari/PB. A nossa proposta é identificar a concepção do ensino de História, mediatizada pelo Projeto Político Pedagógico. Como referencial teórico balizando o nosso trabalho, discutiremos a partir de Caldart (2004-2012), Molina (2004), Batista (2006), Nunes (1996), Bittencourt (2008), Le Goff (1994), Montenegro (2001) entre outros. Como abordagem metodológica trabalhamos com a pesquisa-ação, na abordagem de Baldissera (2001), articulada com Análise de Conteúdo. Trabalhamos com a pesquisa bibliográfica e documental, através de textos e documentos que nos permitem analisar a proposta no contexto da Educação do Campo. Os sujeitos da pesquisa são (as) os estudantes da turma do 5º ano da escola, além destes participaram da pesquisa a professora da turma, e moradores que fizeram parte do processo de luta pela terra no assentamento. A partir das ideias de identidade e memória e a construção de uma Educação do Campo referente ao ensino de história local, podemos analisar que a versão da História que se propõe a Pedagogia do Movimento Sem Terra aprendida no cotidiano desse movimento vem contribuindo no desenvolvimento da memória e da relação desta com a formação da identidade social.
Abstract: La educación para la emancipación proporciona una práctica dialógica y concientizada de los sujetos educativos,posibilitando la construcción del saber histórico escolar.Tal propuesta motiva la construcción de la identidad social del estudiante,contribuyendo para su inclusión e integración a través de la relación comunidad-escuela.Este trabajo tiene como objetivo desenvolver propuestas de metodologías participativas, en la enseñanza de Historia,en el encuadre de la historia local y su memoria, a partir de las experiencias de la formación de una identidad social, de alumnos del 5° año, de la Escuela del Asentamiento Zumbi de los Palmares ubicada en el municipio de Mari/PB. Nuestra propuesta es identificar la concepción de la enseñanza de Historia mediante el Proyecto Político Pedagógico. Como referencias teóricas marcando nuestro trabajo discutiremos a partir de Caldart (2004-2012), Molina (2004), Batista (2006), Nunes (1996), Bittencourt (2008), Le Goff (1994), Montenegro (2001). Como enfoque metodológico trabajamos con la investigación-acción,en la óptica de Baldissera (2001)articulada con Análisis del Contenido.Trabajamos con averiguaciones bibliográficas y documental a través de textos y documentos que nos permiten analizar la propuesta en el contexto de la Educación del Campo. Los sujetos de la investigación son los (las)estudiantes del 5° año de la escuela ,además de estos particparon también la profesora de la clase y moradores que hicieron parte del proceso de la lucha por la tierra en el asentamiento .A partir de las ideas de identidad .memoria y la construcción de una Educación del Campo referente a la enseñanza de história local ,podemos analizar que la versión de la História que se propone la pedagogia del Movimeinto Sin Tierra aprendido en el cotidiano del referido movimiento viene contribuyendo en el desenvolvimiento de la memoria y de la relación de ésta con la formación de la identidad social.
Palavras-chave: Educação do Campo. História local. Memória. Identidade social.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Wanderley , Kamila Karine dos Santos. Fazer e Ensinar em História: Memória e construção da educação do campo na Escola Municipal Zumbi dos Palmares. 2017. 136 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2811
Data de defesa: 25-Mai-2017
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-DISSERTAÇÃO - KAMILA KARINE DOS SANTOS WANDERLEY.pdf26.45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.