Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Veralúcia Severina da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2623368255640938por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Silva, Rosana Marques da-
dc.contributor.referee2Assis, Cibelle de Fatima Castro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7494437846718310por
dc.contributor.referee3Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.date.accessioned2016-07-22T20:19:05Z-
dc.date.issued2015-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, V. S. da. Proposição e exploração de problemas no cotidiano da sala de aula de Matemática. 2015. 132f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2387-
dc.description.resumoO processo ensino-aprendizagem de Matemática constitui uma preocupação constante de pesquisadores em Educação Matemática. Surge daí a necessidade de se desenvolverem metodologias alternativas que facilitem a aquisição dos conhecimentos matemáticos para os alunos. Não existe um único procedimento a ser considerado para o ensino de Matemática, pois são vários os recursos e propostas dos quais o educador pode se apropriar para sua prática, embasando sua experiência didática nos conhecimentos dos seus alunos para que a aprendizagem de fato ocorra. Uma das metodologias adotadas em tal processo é a de resolução de problemas. No ensino de matemática da escola, observa-se uma forte presença da resolução de problemas e uma preocupação para que os alunos sejam bons resolvedores de problemas matemáticos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar e aperfeiçoar uma metodologia problematizadora baseada na resolução, exploração e proposição de problemas, associada ao uso de um software educacional para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas pelos alunos no estudo de funções. A pesquisa se desenvolveu numa turma de alunos repetentes do primeiro ano do ensino médio numa escola estadual de Pernambuco, visando a responder questões do tipo: Uma metodologia problematizadora para o ensino de matemática associada à utilização de um software educacional colabora no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas? A problematização das situações-problema através da exploração e proposição influencia a compreensão do aluno? As descrições e análises das aulas apontam diferentes estratégias adotadas pelos alunos. Dentre os resultados detectados, podemos destacar o trabalho com diferentes formas de representações de uma mesma função e a criatividade apresentada na proposição dos problemas.por
dc.description.abstractMathematics teaching learning process is a constant concern of researchers in mathematics education. This raises the need in order to develop alternative methodologies which facilitate mathematical knowledge acquisition for students. There is not a single procedure to be considered for Math teaching, as are several resources and proposals of which the educator can appropriate for his/her practice, basing his/her teaching experience in the students’ skills, so that learning does occur. One of the methodologies used in this process is problem-solving. In basic Math education, there has been a strong presence of problem solving. There is a concern for students to be good Math problem solvers. Thus, this study aims to analyze and improve a questionable methodology based on problems solving, exploration and proposition associated with educational software use to develop solving strategies problems by students in the functions learning. Research develops a class of first-year repeating students from a public high school in Pernambuco (Brazil), in order to answer questions such as: A questionable methodology for Math teaching linked to educational software use collaborates for developing problem-solving strategies? Questioning problem situations through exploration and proposition influence on student’s understanding? Lessons descriptions and analyzes indicate different strategies adopted by students. Among the results, we can highlight the work with different representations forms of the same function and creativity presented in problems proposal.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-04-05T14:09:54Z No. of bitstreams: 1 PDF - Veralúcia Severina da Silva.pdf: 1885269 bytes, checksum: f1cb914231fec61cfeca854f5b8e68bc (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-07-22T20:18:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Veralúcia Severina da Silva.pdf: 1885269 bytes, checksum: f1cb914231fec61cfeca854f5b8e68bc (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-07-22T20:19:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Veralúcia Severina da Silva.pdf: 1885269 bytes, checksum: f1cb914231fec61cfeca854f5b8e68bc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-22T20:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Veralúcia Severina da Silva.pdf: 1885269 bytes, checksum: f1cb914231fec61cfeca854f5b8e68bc (MD5) Previous issue date: 2015-04-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4905/PDF%20-%20Veral%c3%bacia%20Severina%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProblemas matemáticospor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectTecnologias na educaçãopor
dc.subjectSoftware educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProposição e exploração de problemas no cotidiano da sala de aula de Matemáticapor
dc.title.alternativePROPOSAL AND PROBLEMS EXPLORATION IN EVERYDAY MATH CLASSROOMeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Veralúcia Severina da Silva.pdfPDF - Veralúcia Severina da Silva1.84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.