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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeira, Gilmara Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1685699710813202por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Kátia Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9356901445058009por
dc.contributor.referee1Rêgo, Rogéria Gaudêncio do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.contributor.referee2Nasser, Lilian-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4694849346110414por
dc.date.accessioned2016-07-22T15:09:19Z-
dc.date.issued2015-04-07-
dc.identifier.citationMEIRA, G. G. Comunicação e resolução de problemas utilizando o modelo Van Hiele para a exploração geométrica em sala de aula. 2015. 164f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2381-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa limites e possibilidades a partir da resolução de problemas que levam em consideração o Nível de compreensão segundo o Modelo van Hiele. Dessa forma, queremos saber como os alunos se comunicam quando desenvolvem atividades com resolução de problemas geométricos, na perspectiva do referido Modelo. O público alvo para desenvolvimento da pesquisa foi uma turma do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Cabaceiras - PB. O quadro teórico enfatiza a Resolução de Problemas, a relevância do ensino e aprendizagem da Geometria, o Modelo van Hiele, o uso de Materiais Manipuláveis e aspectos da interação social tendo em vista, particularmente, a comunicação oral e escrita dos alunos. Essa pesquisa desenvolvida em conjunto com a proposta do Programa Observatório de Educação/CAPES, do qual fazemos parte, aconteceu em três etapas - com a turma toda trabalhando em Díades; com a turma toda trabalhando individualmente e; com as Díades selecionadas a partir do seu desenvolvimento nos testes van Hiele. Esse estudo é de natureza qualitativa, aconteceu a partir do desenvolvimento da turma em atividades selecionadas que, posteriormente, resultou em três estudos de caso nos quais se analisa o respectivo desenvolvimento na resolução dos problemas subsidiados com o uso do Tangram, bem como o modo como as Díades interagem e se comunicam. Os dados foram recolhidos por meio da observação participante, áudio-gravações e registros da comunicação oral e escrita das Díades. Algumas das principais referências que utilizamos como sustentação teórica foram Boavida et al (2008), Nasser e Sant’anna (2010), Rêgo, Rêgo e Vieira (2012), Van de Walle (2009), Fonseca (2009), Carvalho (2009), entre outros. Os resultados analisados apontam para a fragilidade que há no conhecimento de Geometria por parte dos alunos que concluem o Ensino Médio, refletindo em limitações ao resolver problemas. Além disso, revela as potencialidades que há no trabalho desenvolvido a partir da interação social, suscitando em uma comunicação progressiva que leva os alunos a refletirem por meio do desenvolvimento específico na resolução dos problemas.por
dc.description.abstractThis research analyzes limits and possibilities from problems solving that consider the level of comprehension of van Hiele Model. Therefore, we want to know how students communicate with each other when they develop activities with geometric problems solving in the referred Model perspective. The target audience for the research development was a third year class of high school from a public school in Cabaceiras city – PB. The theoretical framework emphasizes the Problem Solving, the Geometric teaching and learning relevance, van Hiele Model, the use of manipulable materials and the aspects of social interaction taking into consideration particularly the written and oral students’ communication. This research, developed together with the Program Observatório de Educação/CAPES proposal, from which we are part of, happenned in three steps – with all the class working on Duo; with all the class working individually and; with the Duo selected from its development on van Hiele tests. Such study is of qualitative nature, it happened from the class development on selected activities that after it resulted in three case studies where it is analyzed the respective development on problems solving subsidized by the use of Tangram and the manner in which the double interact and communicate. The data were collected by participant observation, audiorecordings and recordings of oral and written communication from the Duo. Some of the main references used as theoretical support were Boavida et al (2008), Nasser and Sant'Anna (2010), Rego, Rego and Vieira (2012), Van de Walle (2009), Fonseca (2009), Carvalho (2009 ), among others. The results indicate there is fragility in Geometry knowledge from the students who finish High School, reflecting in limitations to solve problems. Also it reveals the potentialities that exist in the work developed from social interaction, raising a progressive communication that leads the students on reflecting by specific development in problems solving.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-03-22T14:06:02Z No. of bitstreams: 1 PDF - Gilmara Gomes Meira.pdf: 7255359 bytes, checksum: 40824b6702d64e230f76026fb78df336 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-22T15:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Gilmara Gomes Meira.pdf: 7255359 bytes, checksum: 40824b6702d64e230f76026fb78df336 (MD5) Previous issue date: 2015-04-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4891/PDF%20-%20Gilmara%20Gomes%20Meira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectAprendizagem de Geometriapor
dc.subjectResolução de problemas geométricospor
dc.subjectModelo Van Hielepor
dc.subjectVan Hiele Modeleng
dc.subjectGeometric problems solvingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleComunicação e resolução de problemas utilizando o modelo Van Hiele para a exploração geométrica em sala de aulapor
dc.title.alternativeCommunication and problems solving using Van Hiele Model for geometric exploration in classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
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