Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2285
Tipo do documento: Dissertação
Título: Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização
Autor: Andrade Júnior, José Adauto 
Primeiro orientador: Germano, Marcelo Gomes
Primeiro membro da banca: Sousa, Cidoval Morais de
Segundo membro da banca: Freitas, Heron Neves de
Terceiro membro da banca: Nobre, Francisco Augusto Silva
Resumo: É notória a estreita relação entre as ciências e a sociedade. Um exemplo histórico foi o alto investimento que os EUA fez em suas escolas do ensino básico durante a Guerra Fria. Visando que seus estudantes promovessem maiores avanços tecnológicos em curto espaço de tempo, os americanos, desafiados pela antiga União Soviética, promoveram uma verdadeira revolução no ensino básico das ciências, com novos projetos e vultuosos investimentos que, de fato, impulsionaram o avanço tecnológico daquele país. Um pouco antes, durante a segunda guerra mundial, também se observa uma grande movimentação nos laboratórios de ciências condicionada por demandas sociais externas, principalmente aquelas relacionadas com a produção da energia nuclear. Visando proporcionar ao educando habilidades de compreensão da realidade, participação, e consciência crítica, este trabalho, desenvolvido sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, tem o objetivo de, a partir da utilização de episódios históricos, descrever e discutir a concepção de estudantes da educação básica, acerca da energia nuclear e de sua utilização. Foram trabalhados dois episódios históricos que marcaram o começo da era da energia nuclear: o Projeto Manhattan, e o lançamento das bombas em Hiroshima e Nagasaki. Tais eventos foram escolhidos a partir do pressuposto de terem sido os maiores responsáveis em comunicar ao mundo sobre os riscos desta forma de energia. A partir dos referidos episódios, foram promovidos debates em sala de aula, proporcionando aos estudantes habilidades cognitivas e argumentativas e ao professor pesquisador um vasto material de pesquisa.
Abstract: It is notorious and almost unquestionable close relationship between the sciences and society. A historical example was the high investment that the U.S. did in their primary schools during the Cold War. Aiming their students promoted the greatest technological advances in a short time, Americans challenged by the former Soviet Union, they induced a revolution in basic science teaching with new projects and major investments that, in fact, boosted the technological advancement of the country. Just before, during the Second World War, there is also a large handling in the sciences laboratories hampered through external social demands, especially those related to the production of nuclear energy. In order to provide to the learner skills of understanding reality, participation, and critical awareness, this work developed under the approach Science-Technology-Society aims to describe and discuss the concept of students basic education about nuclear energy and its use from using historical episodes. Two historical episodes that marked the beginning of the age of nuclear energy will be work: the Manhattan Project and the launch of the bombs on Hiroshima and Nagasaki. These events were chosen from the assumption that they were the most responsible in communicating to the world about the risks of this form of energy. Based on these episodes, discussions will be promote in the classroom, providing students with cognitive skills and reasoning and researcher teacher a wide research material.
Palavras-chave: CTS
Energia nuclear
Ensino de Física
Nuclear Power
Physics Teaching
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: ANDRADE JÚNIOR, J. A. Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização. 2015. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2285
Data de defesa: 1-Jun-2015
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Adauto Andrade Júnior.pdfPDF - José Adauto Andrade Júnior2.34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - José Adauto Andrade Júnior - Sequência didática.pdfPDF - José Adauto Andrade Júnior - Sequência didática369.3 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.