Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade Júnior, José Adauto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1624758020661701por
dc.contributor.advisor1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee1Sousa, Cidoval Morais de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0573233540937425por
dc.contributor.referee2Freitas, Heron Neves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819por
dc.contributor.referee3Nobre, Francisco Augusto Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1198322160398898por
dc.date.accessioned2016-04-15T15:27:51Z-
dc.date.issued2015-06-01-
dc.identifier.citationANDRADE JÚNIOR, J. A. Episódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilização. 2015. 122f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2285-
dc.description.resumoÉ notória a estreita relação entre as ciências e a sociedade. Um exemplo histórico foi o alto investimento que os EUA fez em suas escolas do ensino básico durante a Guerra Fria. Visando que seus estudantes promovessem maiores avanços tecnológicos em curto espaço de tempo, os americanos, desafiados pela antiga União Soviética, promoveram uma verdadeira revolução no ensino básico das ciências, com novos projetos e vultuosos investimentos que, de fato, impulsionaram o avanço tecnológico daquele país. Um pouco antes, durante a segunda guerra mundial, também se observa uma grande movimentação nos laboratórios de ciências condicionada por demandas sociais externas, principalmente aquelas relacionadas com a produção da energia nuclear. Visando proporcionar ao educando habilidades de compreensão da realidade, participação, e consciência crítica, este trabalho, desenvolvido sob o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, tem o objetivo de, a partir da utilização de episódios históricos, descrever e discutir a concepção de estudantes da educação básica, acerca da energia nuclear e de sua utilização. Foram trabalhados dois episódios históricos que marcaram o começo da era da energia nuclear: o Projeto Manhattan, e o lançamento das bombas em Hiroshima e Nagasaki. Tais eventos foram escolhidos a partir do pressuposto de terem sido os maiores responsáveis em comunicar ao mundo sobre os riscos desta forma de energia. A partir dos referidos episódios, foram promovidos debates em sala de aula, proporcionando aos estudantes habilidades cognitivas e argumentativas e ao professor pesquisador um vasto material de pesquisa.por
dc.description.abstractIt is notorious and almost unquestionable close relationship between the sciences and society. A historical example was the high investment that the U.S. did in their primary schools during the Cold War. Aiming their students promoted the greatest technological advances in a short time, Americans challenged by the former Soviet Union, they induced a revolution in basic science teaching with new projects and major investments that, in fact, boosted the technological advancement of the country. Just before, during the Second World War, there is also a large handling in the sciences laboratories hampered through external social demands, especially those related to the production of nuclear energy. In order to provide to the learner skills of understanding reality, participation, and critical awareness, this work developed under the approach Science-Technology-Society aims to describe and discuss the concept of students basic education about nuclear energy and its use from using historical episodes. Two historical episodes that marked the beginning of the age of nuclear energy will be work: the Manhattan Project and the launch of the bombs on Hiroshima and Nagasaki. These events were chosen from the assumption that they were the most responsible in communicating to the world about the risks of this form of energy. Based on these episodes, discussions will be promote in the classroom, providing students with cognitive skills and reasoning and researcher teacher a wide research material.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-04-15T13:13:56Z No. of bitstreams: 2 PDF - José Adauto Andrade Júnior.pdf: 2398320 bytes, checksum: bb737408b1ad692294dc03485e615ee3 (MD5) PDF - José Adauto Andrade Júnior - Sequência didática.pdf: 378168 bytes, checksum: 395e5f96a373246ab2ff9d09484287fa (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2016-04-15T15:27:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - José Adauto Andrade Júnior.pdf: 2398320 bytes, checksum: bb737408b1ad692294dc03485e615ee3 (MD5) PDF - José Adauto Andrade Júnior - Sequência didática.pdf: 378168 bytes, checksum: 395e5f96a373246ab2ff9d09484287fa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-15T15:27:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - José Adauto Andrade Júnior.pdf: 2398320 bytes, checksum: bb737408b1ad692294dc03485e615ee3 (MD5) PDF - José Adauto Andrade Júnior - Sequência didática.pdf: 378168 bytes, checksum: 395e5f96a373246ab2ff9d09484287fa (MD5) Previous issue date: 2015-06-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4667/PDF%20-%20Jos%c3%a9%20Adauto%20Andrade%20J%c3%banior.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4668/PDF%20-%20Jos%c3%a9%20Adauto%20Andrade%20J%c3%banior%20-%20Sequ%c3%aancia%20did%c3%a1tica.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCTSpor
dc.subjectEnergia nuclearpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectNuclear Powereng
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleEpisódios históricos no contexto do Ensino de Ciências: A energia nuclear e sua utilizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Adauto Andrade Júnior.pdfPDF - José Adauto Andrade Júnior2.34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
PDF - José Adauto Andrade Júnior - Sequência didática.pdfPDF - José Adauto Andrade Júnior - Sequência didática369.3 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.