Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Airlan Arnaldo Nascimento de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368819461212823por
dc.contributor.advisor1Andrade, Silvanio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695612846450802por
dc.contributor.referee1Bertoni, Nilza Eigenheer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4105817769609625por
dc.contributor.referee2Morais Filho, Daniel Cordeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266444096441721por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:21:06Z-
dc.date.available2013-07-29-
dc.date.issued2012-12-11-
dc.identifier.citationLIMA, Airlan Arnaldo Nascimento de. Introduzindo o conceito de derivada a partir da ideia de variação. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1888-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática que possibilitasse a construção do conceito de derivada a partir da noção de variação. Resultados obtidos por pesquisadores como Silva e Igliori (1996), Dall Anese (2000), D Avloglio (2002), Rezende (2003) e Lehmann (2011) evidenciam que esta maneira de introduzir a derivada pode contribuir para a melhoria do aprendizado deste importante conceito matemático. O trabalho de campo foi realizado em uma instituição pública que oferece cursos de nível superior e a sequência didática foi aplicada em uma turma que iniciava seus estudos de Cálculo Diferencial e Integral. Optamos por pesquisar nossa própria sala de aula, e assim, de acordo com Lankshear e Knobel (2008), esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa pedagógica. Princípios da Engenharia Didática estabelecidos por Artigue (1996) e as pesquisas de Silva e Igliori (ibidem), Dall Anese (ibidem) e D Avloglio (ibidem) nos forneceram subsídios metodológicos para a elaboração, aplicação e análise da sequência didática. A teoria de imagem de conceito e definição de conceito estabelecida por Tall e Vinner (1981) e as reflexões de Grattan-Guiness (1997) e Reis (2001) sobre rigor e intuição no ensino de Cálculo, contribuíram para a elaboração e análise da sequência didática. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam essencialmente que a maior parte dos alunos conseguiu conceitualizar adequadamente a derivada como uma medida de variação, compreendendo alguns dos seus significados, tais como: velocidade instantânea, taxa de variação instantânea e coeficiente angular da reta tangente ao gráfico de uma função.por
dc.description.abstractThis research aimed to develop, implement and analyze a didactic sequence that enabled the construction of the concept derived from the notion of change. Results obtained by researchers as Igliori and Silva (1996), Dall'Anese (2000), D'Avloglio (2002), Rezende (2003) and Lehmann (2011) show that this way of introducing the derivative can contribute to the improvement of learning this important mathematical concept. Fieldwork was conducted in a public institution offering higher level courses and didactic sequence was applied to a class that began its studies of Differential and Integral Calculus. We chose to search our own class room, and so, according to Lankshear and Knobel (2008), this research is characterized as a pedagogical research. Principles of Engineering Didactic established by Artigue (1996) and the research of Silva and Igliori (ibid.), Dall'Anese (ibid.) and D'Avloglio (ibid.) in subsidies provided for the method of preparation, application and analysis of didactic sequence. The theory of concept image and concept definition established by Tall and Vinner (1981) and the reflections of Grattan-Guinness (1997) and Reis (2001) on intuition and rigor in teaching calculus, contributed to the preparation and analysis of didactic sequence. The results of this research indicate that essentially most students managed properly conceptualize the derivative as a measure of variation, including some of their meanings, such as: instantaneous velocity, instantaneous rate of change and the slope of the tangent line to the graph of a function.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Airlan Arnaldo Nascimento de Lima.pdf: 2121123 bytes, checksum: 27681b88821546f4a958ce6db4b7a446 (MD5) Previous issue date: 2012-12-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3899/PDF%20-%20Airlan%20Arnaldo%20Nascimento%20de%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de cálculopor
dc.subjectDerivadapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleIntroduzindo o conceito de derivada a partir da ideia de variaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Airlan Arnaldo Nascimento de Lima.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.