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Tipo do documento: Tese
Título: Educação em direitos humanos na perspectiva dos conteúdos cordiais: formação continuada para professores que ensinam química
Autor: Silva, Thiago Pereira da 
Primeiro orientador: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Primeiro membro da banca: Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso
Segundo membro da banca: Onofre, Eduardo Gomes
Terceiro membro da banca: Silva Júnior, Carlos Neco da
Quarto membro da banca: Simões Neto, José Euzebio
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar a inserção da Educação em Direitos Humanos, na perspectiva dos Conteúdos Cordiais, na formação dos professores que ensinam Química no contexto da cidade de São Raimundo Nonato-PI. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação. O público-alvo foi composto por 12 professores. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários, além da utilização da observação participante e registros em diários de bordo para análise de aspectos voltados a: a) concepções dos professores sobre Educação em Direitos Humanos e ensino de Química; b) avaliação da aprendizagem dos professores e do curso de formação; e c) avaliação dos projetos aplicados no espaço escolar. Ao final do curso de formação, foi solicitada a construção de um projeto de ensino. Para analisar os dados referentes à aplicação dos questionários, utilizou se a Análise de Conteúdo de Bardin. Para a análise dos projetos de ensino, foram utilizados os seguintes critérios: a) estrutura e organização; b) tema, contexto e conteúdo; c) metodologia, buscando-se, em seguida, classificá-los em suficiente, pouco suficiente e mais que suficiente. Para a análise dos projetos aplicados no espaço escolar, buscou-se descrever as etapas do projeto de ensino, seguidas de análise crítica à luz do referencial teórico. As ações do curso de formação foram desenvolvidas a partir da aplicação de oficinas pedagógicas em Educação em Direitos Humanos, onde se exploraram os seguintes temas: Educação em Direitos Humanos; a relação entre a Educação em Ciências e a Educação em Direitos Humanos; a definição do que são os Conteúdos Cordiais; preconceito geográfico; educação antirracista; racismo religioso; saberes tradicionais e científicos; LGBTQIAfobia e feminicídio. Os resultados revelam que a maioria dos professores conseguiu trazer projetos de ensino originais, com foco nas temáticas exploradas na formação, contendo a presença de elementos que caracterizam a proposta dentro da perspectiva dos Conteúdos Cordiais. A avaliação dos professores referente às ações do curso de formação foi positiva, revelando que se sentem motivados para a incorporação do tema em suas práticas de ensino. No entanto, os sujeitos afirmam que sentiram dificuldades na construção dos projetos, pelo pouco espaço de tempo e pela formação de base que não tiveram sobre o tema, o que foi perceptível na elaboração de algumas etapas do projeto. Para além disso, a formação oportunizou o desenvolvimento de ações práticas no espaço escolar, a partir da aplicação de uma Feira de Ciências, onde foram analisados dois projetos de ensino em relação ao conteúdo científico e à presença de uma perspectiva cordial. Dessa forma, ao se analisar o projeto “Homo-Lesbo-Transfobia: um enfrentamento necessário”, percebe-se que ele apresentou algumas limitações no que diz respeito ao aprofundamento conceitual. No entanto, os dois projetos apresentaram características de uma perspectiva cordial. As ações do curso foram importantes para pensar a formação de professores como Agentes Socioculturais e Políticos, na luta pela promoção de uma Educação em Direitos Humanos que reduza desigualdades, promova equidade e combata preconceitos, discriminações e exclusões no ambiente escolar.
Abstract: This research work aims to analyze the inclusion of Human Rights Education, from the perspective of Cordial Contents, in the training of teachers who teach Chemistry in the context of the city of São Raimundo Nonato, PI. It is a qualitative study, in the form of action research. The target audience consisted of 12 teachers. As data collection instruments, questionnaires were applied, along with participant observation and logbook records to analyze aspects related to: a) teachers’ conceptions about Human Rights Education and the teaching of Chemistry; b) assessment of teachers’ learning and the training course; and c) evaluation of the projects implemented in the school environment. At the end of the training course, participants were asked to develop a teaching project. To analyze the data from the questionnaires, Bardin’s Content Analysis was used. For the analysis of the teaching projects, the following criteria were applied: a) structure and organization; b) theme, context, and content; c) methodology—after which they were classified as sufficient, somewhat sufficient, or more than sufficient. For the analysis of the projects implemented in the school setting, the stages of the teaching project were described, followed by a critical analysis in light of the theoretical framework. The training course activities were developed through the implementation of pedagogical workshops on Human Rights Education, addressing the following themes: Human Rights Education; the relationship between Science Education and Human Rights Education; the definition of Cordial Contents; geographic prejudice; anti-racist education; religious racism; traditional and scientific knowledge; LGBTQIA-phobia; and femicide.The results reveal that most teachers were able to design original teaching projects focused on the themes explored in the training, including elements that characterize the proposal within the perspective of Cordial Contents. Teachers’ evaluation of the training course activities was positive, showing that they feel motivated to incorporate the theme into their teaching practices. However, participants stated that they faced difficulties in constructing the projects due to the short amount of time and the lack of prior training on the topic, which was noticeable in the development of some project stages. Furthermore, the training provided opportunities for the development of practical actions in the school environment through the implementation of a Science Fair, where two teaching projects were analyzed in terms of scientific content and the presence of a cordial perspective. Thus, when analyzing the project “Homo Lesbo-Transphobia: a necessary confrontation”, it was observed that it presented some limitations regarding conceptual depth. Nevertheless, both projects demonstrated characteristics of a cordial perspective. The course activities were important for rethinking teacher education as Sociocultural and Political Agents, engaged in the struggle for the promotion of Human Rights Education that reduces inequalities, fosters equity, and combats prejudice, discrimination, and exclusion in the school environment.
Palavras-chave: Ensino de química
Formação continuada de professores
Educação em direitos humanos
Conteúdos cordiais
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Thiago Pereira da. Educação em direitos humanos na perspectiva dos conteúdos cordiais: formação continuada para professores que ensinam química. 2025. 372 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5352
Data de defesa: 17-Jun-2025
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