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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5352Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Thiago Pereira da | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0561831145180380 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Dantas Filho, Francisco Ferreira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9209322069666549 | por |
| dc.contributor.referee1 | Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7518586937701331 | por |
| dc.contributor.referee2 | Onofre, Eduardo Gomes | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5339741056906369 | por |
| dc.contributor.referee3 | Silva Júnior, Carlos Neco da | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0917006004895117 | por |
| dc.contributor.referee4 | Simões Neto, José Euzebio | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3560726840212196 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T12:15:42Z | - |
| dc.date.available | 2999-12-31 | por |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Thiago Pereira da. Educação em direitos humanos na perspectiva dos conteúdos cordiais: formação continuada para professores que ensinam química. 2025. 372 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5352 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar a inserção da Educação em Direitos Humanos, na perspectiva dos Conteúdos Cordiais, na formação dos professores que ensinam Química no contexto da cidade de São Raimundo Nonato-PI. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação. O público-alvo foi composto por 12 professores. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários, além da utilização da observação participante e registros em diários de bordo para análise de aspectos voltados a: a) concepções dos professores sobre Educação em Direitos Humanos e ensino de Química; b) avaliação da aprendizagem dos professores e do curso de formação; e c) avaliação dos projetos aplicados no espaço escolar. Ao final do curso de formação, foi solicitada a construção de um projeto de ensino. Para analisar os dados referentes à aplicação dos questionários, utilizou se a Análise de Conteúdo de Bardin. Para a análise dos projetos de ensino, foram utilizados os seguintes critérios: a) estrutura e organização; b) tema, contexto e conteúdo; c) metodologia, buscando-se, em seguida, classificá-los em suficiente, pouco suficiente e mais que suficiente. Para a análise dos projetos aplicados no espaço escolar, buscou-se descrever as etapas do projeto de ensino, seguidas de análise crítica à luz do referencial teórico. As ações do curso de formação foram desenvolvidas a partir da aplicação de oficinas pedagógicas em Educação em Direitos Humanos, onde se exploraram os seguintes temas: Educação em Direitos Humanos; a relação entre a Educação em Ciências e a Educação em Direitos Humanos; a definição do que são os Conteúdos Cordiais; preconceito geográfico; educação antirracista; racismo religioso; saberes tradicionais e científicos; LGBTQIAfobia e feminicídio. Os resultados revelam que a maioria dos professores conseguiu trazer projetos de ensino originais, com foco nas temáticas exploradas na formação, contendo a presença de elementos que caracterizam a proposta dentro da perspectiva dos Conteúdos Cordiais. A avaliação dos professores referente às ações do curso de formação foi positiva, revelando que se sentem motivados para a incorporação do tema em suas práticas de ensino. No entanto, os sujeitos afirmam que sentiram dificuldades na construção dos projetos, pelo pouco espaço de tempo e pela formação de base que não tiveram sobre o tema, o que foi perceptível na elaboração de algumas etapas do projeto. Para além disso, a formação oportunizou o desenvolvimento de ações práticas no espaço escolar, a partir da aplicação de uma Feira de Ciências, onde foram analisados dois projetos de ensino em relação ao conteúdo científico e à presença de uma perspectiva cordial. Dessa forma, ao se analisar o projeto “Homo-Lesbo-Transfobia: um enfrentamento necessário”, percebe-se que ele apresentou algumas limitações no que diz respeito ao aprofundamento conceitual. No entanto, os dois projetos apresentaram características de uma perspectiva cordial. As ações do curso foram importantes para pensar a formação de professores como Agentes Socioculturais e Políticos, na luta pela promoção de uma Educação em Direitos Humanos que reduza desigualdades, promova equidade e combata preconceitos, discriminações e exclusões no ambiente escolar. | por |
| dc.description.abstract | This research work aims to analyze the inclusion of Human Rights Education, from the perspective of Cordial Contents, in the training of teachers who teach Chemistry in the context of the city of São Raimundo Nonato, PI. It is a qualitative study, in the form of action research. The target audience consisted of 12 teachers. As data collection instruments, questionnaires were applied, along with participant observation and logbook records to analyze aspects related to: a) teachers’ conceptions about Human Rights Education and the teaching of Chemistry; b) assessment of teachers’ learning and the training course; and c) evaluation of the projects implemented in the school environment. At the end of the training course, participants were asked to develop a teaching project. To analyze the data from the questionnaires, Bardin’s Content Analysis was used. For the analysis of the teaching projects, the following criteria were applied: a) structure and organization; b) theme, context, and content; c) methodology—after which they were classified as sufficient, somewhat sufficient, or more than sufficient. For the analysis of the projects implemented in the school setting, the stages of the teaching project were described, followed by a critical analysis in light of the theoretical framework. The training course activities were developed through the implementation of pedagogical workshops on Human Rights Education, addressing the following themes: Human Rights Education; the relationship between Science Education and Human Rights Education; the definition of Cordial Contents; geographic prejudice; anti-racist education; religious racism; traditional and scientific knowledge; LGBTQIA-phobia; and femicide.The results reveal that most teachers were able to design original teaching projects focused on the themes explored in the training, including elements that characterize the proposal within the perspective of Cordial Contents. Teachers’ evaluation of the training course activities was positive, showing that they feel motivated to incorporate the theme into their teaching practices. However, participants stated that they faced difficulties in constructing the projects due to the short amount of time and the lack of prior training on the topic, which was noticeable in the development of some project stages. Furthermore, the training provided opportunities for the development of practical actions in the school environment through the implementation of a Science Fair, where two teaching projects were analyzed in terms of scientific content and the presence of a cordial perspective. Thus, when analyzing the project “Homo Lesbo-Transphobia: a necessary confrontation”, it was observed that it presented some limitations regarding conceptual depth. Nevertheless, both projects demonstrated characteristics of a cordial perspective. The course activities were important for rethinking teacher education as Sociocultural and Political Agents, engaged in the struggle for the promotion of Human Rights Education that reduces inequalities, fosters equity, and combats prejudice, discrimination, and exclusion in the school environment. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Thiago Silva (thiago.pereira.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-11-12T17:13:56Z No. of bitstreams: 2 TS-Thiago Pereira da Silva.pdf: 8726912 bytes, checksum: 60c8a793d925c069f85b55fbed139fa0 (MD5) PE-Thiago Pereira da Silva.pdf: 31807925 bytes, checksum: 452444747e529a43f2111aa61fb6c7dc (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: thiago.pereira.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Thiago Pereira da Silva Matrícula 2021311308 Prezado senhor Thiago Pereira da Silva, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma tese, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Em primeiro lugar, todos os elementos pré-textuais devem apresentar a mesma estrutura de formatação conforme consta no modelo, não havendo possibilidade para a elaboração de qualquer um desses elementos de natureza autoral (como, por exemplo, uma capa estilizada), diferente do padrão adotado. Sendo assim, a capa da tese tem que ser baseada no modelo de forma que o cabeçalho conterá as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE XXXX (coloque aqui o departamento) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Em seguida virão: • O nome do autor • O título da obra • O nome da cidade e o ano da publicação no fundo da página conforme se apresenta no modelo Compare com o modelo. 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação gerada pelo SUAP. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. 3. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • Substitua a folha de aprovação atual pela folha com as assinaturas eletrônicas emitida pelo próprio SUAP, exatamente do jeito que está lá. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Folha de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no trabalho acadêmico de conclusão de curso. Entre as discrepâncias apresentadas em relação à folha original, observe-se que o nome do autor na parte superior da página não pode ficar ausente. 4. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Confirmado o apoio dessa entidade, no termo de depósito BDTD em PDF, assinale a opção “CAPES” no campo “Agência de fomento”. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, a página de AGRADECIMENTOS ficará do jeito que está. 5. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 6. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Sendo assim, retire o ponto no título da seção primária “2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS: CONSTRUINDO AS BASES DA PESQUISA”. Verifique todos os outros títulos para corrigir eventuais erros como esse. 7. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. • Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro no referido site: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo (inclusive assinaturas manuscritas, se houver) e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. Portanto: 1. Como nos metadados nessa página da BDTD está declarado que a obra já está liberada para consulta pública online (depois de aceito o depósito), informe no termo de depósito em PDF qualquer data de publicação entre 17/06/2025 (a data da defesa) e a data de hoje. 2. O termo de depósito BDTD deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Preencher os demais campos. 8. Como última observação, algumas alterações foram feitas por mim nos metadados na BDTD para que fiquem em conformidade com as instruções do manual de depósito e com o padrão exigido pela plataforma. Pediria que os deixasse preenchidos do jeito que estão agora, pois eles deverão ficar assim quando a obra for finalmente colocada para acesso público. FIM DOS APONTAMENTOS O produto educacional foi inspecionado. Nenhum ajuste a fazer. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Todos os arquivos devem ser depositados no formato PDF. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC durante a greve dos professores: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca Segunda, terça e sexta-feira Das 7h às 13h (atendimento remoto) Quarta e quinta Das 7h às 13h (atendimento presencial e remoto) Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira: Das 11h às 17h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • A maioria dos setores da UEPB no campus I, em Campina Grande, só está funcionando até às 13h durante a greve dos seus professores. • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-11-12T19:09:47Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Thiago Silva (thiago.pereira.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-11-13T14:52:22Z No. of bitstreams: 3 PE-Thiago Pereira da Silva.pdf: 31807925 bytes, checksum: 452444747e529a43f2111aa61fb6c7dc (MD5) TS-Thiago Pereira da Silva.pdf: 8747690 bytes, checksum: 721102ccb41b0751feacbfad2e79b1cb (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD-(Thiago-oficial).pdf: 245507 bytes, checksum: 944cfef18d18fe968564ab3aafd690a2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: thiago.pereira.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Thiago Pereira da Silva Matrícula 2021311308 Prezado senhor Thiago Pereira da Silva, boa tarde. É preciso sanar a divergência que está havendo entre informações prestadas no termo de depósito em PDF e nos metadados da BDTD, divergências que só o concluinte pode esclarecer. No relatório anterior, eu havia dado as seguintes instruções: • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. Portanto: 1. Como nos metadados da BDTD nessa página está declarado que a obra já está liberada para consulta pública online (depois de aceito o depósito), informe no termo de depósito em PDF qualquer data de publicação entre 17/06/2025 (a data da defesa) e a data de hoje. 2. O termo de depósito BDTD deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. Eu já preenchi essa parte, pois o termo de depósito sempre fica marcado como acesso restrito. Com relação ao item A, no termo de depósito em PDF está determinado pelo senhor que a data para publicação deverá ser prorrogada para 1/11/2026 (o prazo máximo só pode ir até 17/06/2026, um ano após a data da defesa, caso queira prorrogar). Já nos metadados da BDTD, ao deixar marcado o campo “Configurações de acesso” como “Acesso livre”, significa que o senhor está dando autorização para que a publicação seja feita assim que o depósito for aceito por nós, sem prorrogação. Ou seja, está havendo a divergência para a qual fiz o alerta no item A. Para resolver isso, temos duas soluções: 1 - Se deseja prorrogar a publicação da obra para 17/06/2026 (para o prazo máximo), corrija a data no termo de depósito em PDF substituindo a que está lá (01/11/2026) por essa. E nos metadados da BDTD, nessa página, siga a sequência Configurações para restrição de acesso > Alterar > Tipo de acesso > Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que estará no termo de depósito em PDF: 17/06/2026. 2 - Se deseja não prorrogar a publicação da obra, deixando-a como acesso livre assim que aceitarmos o depósito, informe no termo de depósito em PDF qualquer data de publicação entre 17/06/2025 (a data da defesa) e a data de hoje, substituindo a data incorreta 01/11/2026. Nesse caso, o respectivo campo nos metadados da BDTD ficaria marcado do jeito que está agora, sem alterações: Acesso livre. OBS.: Quando há divergências desse tipo, é sempre o concluinte que deve determinar precisamente em qual data quer que seu trabalho acadêmico de conclusão de curso seja publicado, se estiver dentro do prazo de prorrogação. Só faltam essas retificações. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Todos os arquivos devem ser depositados no formato PDF. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC durante a greve dos professores: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca Segunda, terça e sexta-feira Das 7h às 13h (atendimento remoto) Quarta e quinta Das 7h às 13h (atendimento presencial e remoto) Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira: Das 11h às 17h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • A maioria dos setores da UEPB no campus I, em Campina Grande, só está funcionando até às 13h durante a greve dos seus professores. • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. • on 2025-11-13T16:14:56Z (GMT) | eng |
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| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
| dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UEPB | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Ensino de química | por |
| dc.subject | Formação continuada de professores | por |
| dc.subject | Educação em direitos humanos | por |
| dc.subject | Conteúdos cordiais | por |
| dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
| dc.title | Educação em direitos humanos na perspectiva dos conteúdos cordiais: formação continuada para professores que ensinam química | por |
| dc.type | Tese | por |
| Aparece nas coleções: | PPGECEM - Teses | |
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