Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5184
Tipo do documento: Dissertação
Título: A resolução de problemas aplicada ao ensino do momento angular
Título(s) alternativo(s): Problem solving applied to teaching angular momentum
Autor: Silva Júnior, Valdemir Manoel da 
Primeiro orientador: Santos, José Jamilton Rodrigues dos
Primeiro membro da banca: Campos, Alexandre
Segundo membro da banca: Xavier, Maria Kamylla e Silva
Resumo: Esta dissertação apresenta uma investigação sobre a implementação de uma sequência de ensino sobre Momento Angular e sua conservação, utilizando uma abordagem investigativa baseada no método da Resolução de Problemas de Lápis e Papel, conforme proposto por Clement e Terrazzan (2012). O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio rural noturna de uma cidade no interior da Paraíba com estudantes do 1º ano do ensino médio. A sequência de ensino elaborada inclui a aplicação de atividades teóricas e práticas associadas a rubricas analíticas para avaliação, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo. Os resultados indicaram que a abordagem investigativa favoreceu o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade analítica nos alunos, além de estimular a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, desafios como a resistência inicial dos estudantes e a limitação de recursos disponíveis foram identificados, ressaltando a relevância de desenvolver abordagens e políticas educacionais que garantam acesso a materiais didáticos alternativos em relação aos tradicionais, como a proposta nesse trabalho. As conclusões apontam para a eficácia da Resolução de Problemas como estratégia de ensino, sugerindo que a inclusão de temas relevantes e contextualizados no currículo pode aumentar o interesse dos alunos pela Física. A pesquisa contribui para a discussão sobre a resolução de problemas no ensino de Física e propõe um modelo adaptável que pode ser aplicado em diferentes contextos educacionais, visando a formação de estudantes mais críticos e autônomos
Abstract: This dissertation presents an investigation into the implementation of a teaching sequence on Angular Momentum and its conservation, employing an investigative approach based on the Pencil-and-Paper Problem Solving method, as proposed by Clement and Terrazzan (2012). The study was conducted in a rural night high school in a small town in the state of Paraíba, Brazil, with first-year high school students. The developed teaching sequence includes the application of theoretical and practical activities combined with analytical rubrics for assessment, promoting active and collaborative learning. The results indicated that the investigative approach supported the development of students’ critical thinking and analytical skills, while also fostering reflection on the teaching and learning process. However, challenges such as initial student resistance and limited available resources were identified, highlighting the importance of developing educational approaches and policies that ensure access to alternative teaching materials beyond traditional textbooks, as proposed in this work. The conclusions point to the effectiveness of Problem Solving as a teaching strategy, suggesting that the inclusion of relevant and contextualized topics in the curriculum can enhance students’ interest in Physics. This research contributes to the discussion on problem solving in Physics education and proposes an adaptable model that can be applied in different educational contexts, aiming to foster the development of more critical and autonomous students.
Palavras-chave: Resolução de Problemas
Momento Angular
Conservação do Momento Angular
Troubleshooting
Angular Momentum
Conservation of Angular Momentum
Área(s) do CNPq: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF
Citação: SILVA JÚNIOR, Valdemir Manoel da. A resolução de problemas aplicada ao ensino do momento angular. 2025. 213 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5184
Data de defesa: 14-Mar-2025
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Valdemir Manoel da Silva JúniorDS - Valdemir Manoel da Silva Júnior40.06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD240.3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Produto_Educacional_EF_Valdemir.pdfPE - Valdemir Manoel da Silva Júnior10.74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.