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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5184
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Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva Júnior, Valdemir Manoel da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4471770P0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, José Jamilton Rodrigues dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5465012466654473 | por |
dc.contributor.referee1 | Campos, Alexandre | - |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Maria Kamylla e Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T15:18:19Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Valdemir Manoel da. A resolução de problemas aplicada ao ensino do momento angular. 2025. 213 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5184 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta uma investigação sobre a implementação de uma sequência de ensino sobre Momento Angular e sua conservação, utilizando uma abordagem investigativa baseada no método da Resolução de Problemas de Lápis e Papel, conforme proposto por Clement e Terrazzan (2012). O estudo foi realizado em uma escola de ensino médio rural noturna de uma cidade no interior da Paraíba com estudantes do 1º ano do ensino médio. A sequência de ensino elaborada inclui a aplicação de atividades teóricas e práticas associadas a rubricas analíticas para avaliação, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo. Os resultados indicaram que a abordagem investigativa favoreceu o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade analítica nos alunos, além de estimular a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, desafios como a resistência inicial dos estudantes e a limitação de recursos disponíveis foram identificados, ressaltando a relevância de desenvolver abordagens e políticas educacionais que garantam acesso a materiais didáticos alternativos em relação aos tradicionais, como a proposta nesse trabalho. As conclusões apontam para a eficácia da Resolução de Problemas como estratégia de ensino, sugerindo que a inclusão de temas relevantes e contextualizados no currículo pode aumentar o interesse dos alunos pela Física. A pesquisa contribui para a discussão sobre a resolução de problemas no ensino de Física e propõe um modelo adaptável que pode ser aplicado em diferentes contextos educacionais, visando a formação de estudantes mais críticos e autônomos | por |
dc.description.abstract | This dissertation presents an investigation into the implementation of a teaching sequence on Angular Momentum and its conservation, employing an investigative approach based on the Pencil-and-Paper Problem Solving method, as proposed by Clement and Terrazzan (2012). The study was conducted in a rural night high school in a small town in the state of Paraíba, Brazil, with first-year high school students. The developed teaching sequence includes the application of theoretical and practical activities combined with analytical rubrics for assessment, promoting active and collaborative learning. The results indicated that the investigative approach supported the development of students’ critical thinking and analytical skills, while also fostering reflection on the teaching and learning process. However, challenges such as initial student resistance and limited available resources were identified, highlighting the importance of developing educational approaches and policies that ensure access to alternative teaching materials beyond traditional textbooks, as proposed in this work. The conclusions point to the effectiveness of Problem Solving as a teaching strategy, suggesting that the inclusion of relevant and contextualized topics in the curriculum can enhance students’ interest in Physics. This research contributes to the discussion on problem solving in Physics education and proposes an adaptable model that can be applied in different educational contexts, aiming to foster the development of more critical and autonomous students. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Valdemir Silva (valdemir.manoel.silva.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-23T12:30:50Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_EF_Valdemir.pdf: 41037602 bytes, checksum: e5b182c6035b6d6d5245ad9ef639b0a4 (MD5) Produto_Educacional_EF_Valdemir.pdf: 10998516 bytes, checksum: 4e20b2af4f38e8b276bae075a687eb42 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA PROGRAMA DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Todas as expressões incluindo nome do autor e título devem estar em caixa alta, negrito e tamanho de fonte 12. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, caixa alta e negrito. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: O nome do autor deve vir antes do título da obra. O texto referente à natureza do trabalho acadêmico – recuado 8 cm em relação à margem esquerda – deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física Tanto na folha de rosto quanto na folha de aprovação é necessário inserir abaixo do texto referente à natureza do trabalho acadêmico a informação Linha de pesquisa. Ela deve ser idêntica nas duas folhas e colocada no mesmo alinhamento conforme mostrado no modelo. O nome do orientador tem que ser colocado centralizado em linha separada assim como está no modelo. Coloque o nome da cidade e o ano da publicação no final da página conforme se apresenta no modelo, caixa alta e negrito. Inserir o título AGRADECIMENTOS com a mesma fonte do restante do texto, tamanho 12, caixa alta e negrito. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. Os títulos RESUMO e ABSTRACT devem ter a mesma fonte do restante do texto, tamanho 12, caixa alta e negrito. No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. Os títulos de todas as listas devem ter a mesma fonte do restante do texto, tamanho 12, caixa alta e negrito. LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, de um modo geral, procure colocá-las (só as que já existem na obra) na mesma sequência conforme apresentada no modelo: LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE TABELAS LISTA DE QUADROS O SUMÁRIO necessita de ajustes: O título SUMÁRIO e todo o texto representando as seções do trabalho devem utilizar a fonte padrão. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 15 (17 - 2). Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção final desse relatório chamada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Qualquer título de seção deve ser separado do texto que vem antes e depois dele por um espaço entre as linhas de 1,5. Portanto, faça o ajuste correto dos espaços entre as linhas entre todos os elementos da obra. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem possuir tamanho 12 e devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Acrescente o ano nas fontes e substitua expressões como próprio autor pela descrição acima. Na atual página 103, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS deve possuir a mesma fonte padrão do texto. Execute a mesma ação para os títulos dos apêndices. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. Para mais detalhes, consulte o Manual para Depósito de Trabalho de Conclusão de Curso. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD na página “Depósito: Envio de arquivos Ajuda”, coluna “Configurações para restrição de acesso”. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, quando chegar nessa página da BDTD, em Depósito: Envio de arquivos Ajuda, vá para a coluna Configurações para restrição de acesso. Na opção relativa ao arquivo da dissertação, escolha Alterar. Depois vá em Tipo de acesso. Escolha Acesso embargado. Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. Preencher os demais campos. on 2025-04-23T14:31:51Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Valdemir Silva (valdemir.manoel.silva.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-23T18:12:50Z No. of bitstreams: 3 Produto_Educacional_EF_Valdemir.pdf: 10998516 bytes, checksum: 4e20b2af4f38e8b276bae075a687eb42 (MD5) Dissertação_EF_Valdemir.pdf: 41047354 bytes, checksum: e42e5afc4dcbf6572d6a674279b95ae2 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_Valdemir_MNPEF.pdf: 312070 bytes, checksum: 9e6211d2cd71b76f58898db2491ecf9f (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A quantidade total de folhas da obra, 216 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 213 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 214 ( 216 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução 1: Será necessário obter uma nova ficha catalográfica pelo SUAP com 214 páginas. Entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) para solicitar outra ficha catalográfica. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. Não pode haver recuo para a direita na primeira linha nos textos dos resumos, pois todo o texto tem que ficar justificado. O SUMÁRIO necessita de ajustes: A fonte utilizada no sumário deve ser a mesma utilizada em todo o trabalho acadêmico. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem possuir tamanho 12 e devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, vamos supor que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (e só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico da seguinte forma: 2.1 Objetivo geral. Então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. substitua a expressão próprio autor presente no Quadro 1. Na atual página 101, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. O Termo de depósito BDTD é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Se a obra recebeu recursos da CAPES, como está informado nos agradecimentos, é preciso marcar o campo CAPES no termo de depósito BDTD. Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Deixe os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-04-23T18:51:12Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Valdemir Silva (valdemir.manoel.silva.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-28T18:17:36Z No. of bitstreams: 3 Produto_Educacional_EF_Valdemir.pdf: 10998516 bytes, checksum: 4e20b2af4f38e8b276bae075a687eb42 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD_Valdemir_MNPEF.pdf: 246071 bytes, checksum: 149f0e16aa9cfb6471d3a6c1466e2272 (MD5) Dissertação_EF_Valdemir.pdf: 41024588 bytes, checksum: 878ea0b6f267508f98dc7f25b8389c29 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: valdemir.manoel.silva.junior@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Valdemir Manoel da Silva Júnior Matrícula: 2023271101 Prezado senhor Valdemir Manoel da Silva Júnior, boa tarde. O trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14 (16 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido pelo próprio autor, a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Efetue essa correção nas fontes do Quadro 1, tabela 1 e tabela 6. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito e o produto educacional foram inspecionados. Tudo certo com eles. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 E-mail do nosso setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-04-28T19:09:40Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Valdemir Silva (valdemir.manoel.silva.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-29T11:59:56Z No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD_Valdemir_MNPEF.pdf: 246071 bytes, checksum: 149f0e16aa9cfb6471d3a6c1466e2272 (MD5) Produto_Educacional_EF_Valdemir.pdf: 10998488 bytes, checksum: 1284538b82db9a4d61a7a01ea7440313 (MD5) Dissertação_EF_Valdemir.pdf: 41024341 bytes, checksum: e2d68b12d32a79b7980d93d209848b17 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Algumas páginas estão com a numeração erroneamente no canto inferior Corrija a posição dos números de paginação para que todos fiquem posicionados no canto superior direito da folha. Todas as páginas a partir da introdução, até a última página, devem estar numeradas e a última página deve corresponder à paginação indicada na ficha catalográfica. on 2025-04-29T12:47:47Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Valdemir Silva (valdemir.manoel.silva.junior@aluno.uepb.edu.br) on 2025-04-29T13:14:30Z No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD_Valdemir_MNPEF.pdf: 246071 bytes, checksum: 149f0e16aa9cfb6471d3a6c1466e2272 (MD5) Produto_Educacional_EF_Valdemir.pdf: 10998488 bytes, checksum: 1284538b82db9a4d61a7a01ea7440313 (MD5) Dissertação_EF_Valdemir_v_TEDE.pdf: 41024646 bytes, checksum: a1b0f47de17b40676e2f512ebb0d0408 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-04-29T13:38:22Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD_Valdemir_MNPEF.pdf: 246071 bytes, checksum: 149f0e16aa9cfb6471d3a6c1466e2272 (MD5) Produto_Educacional_EF_Valdemir.pdf: 10998488 bytes, checksum: 1284538b82db9a4d61a7a01ea7440313 (MD5) Dissertação_EF_Valdemir_v_TEDE.pdf: 41024646 bytes, checksum: a1b0f47de17b40676e2f512ebb0d0408 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-05-08T15:18:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo-de-Deposito-BDTD_Valdemir_MNPEF.pdf: 246071 bytes, checksum: 149f0e16aa9cfb6471d3a6c1466e2272 (MD5) Produto_Educacional_EF_Valdemir.pdf: 10998488 bytes, checksum: 1284538b82db9a4d61a7a01ea7440313 (MD5) Dissertação_EF_Valdemir_v_TEDE.pdf: 41024646 bytes, checksum: a1b0f47de17b40676e2f512ebb0d0408 (MD5) Previous issue date: 2025-03-14 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências e Tecnologia - CCT | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Resolução de Problemas | por |
dc.subject | Momento Angular | por |
dc.subject | Conservação do Momento Angular | por |
dc.subject | Troubleshooting | eng |
dc.subject | Angular Momentum | eng |
dc.subject | Conservation of Angular Momentum | eng |
dc.subject.cnpq | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.title | A resolução de problemas aplicada ao ensino do momento angular | por |
dc.title.alternative | Problem solving applied to teaching angular momentum | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPEF - Dissertações |
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