Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5170
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino-aprendizagem do cálculo integral em um ambiente de Resolução de Problemas e utilização das Tecnologias Digitais
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning of integral calculus in a Problem Solving environment and using Digital Technologies
Autor: Silva, Elieudo Nogueira 
Primeiro orientador: Huanca, Roger Ruben Huaman
Primeiro membro da banca: Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
Segundo membro da banca: Bernardo, Leomaques Francisco Silva
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar as potencialidades e possibilidades na formalização do Cálculo Integral por meio da metodologia de Resolução de Problemas e da utilização da plataforma DESMOS. O referencial teórico para essa pesquisa estruturou-se nos seguintes eixos: a metodologia de Resolução de Problemas e as Tecnologias Digitais, mais especificamente a utilização da plataforma DESMOS. A pesquisa é qualitativa, orientada pela perspectiva metodológica de Bogdan e Bicklen, e foi realizada com nove estudantes dos cursos de Matemática e Física da Faculdade de Educação, Ciência e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que cursavam Cálculo Diferencial e Integral II no primeiro semestre de 2024. A metodologia incluiu quatro encontros de campo, somando doze horas-aula: dois encontros com duração de quatro horas-aula e outros dois com duas horas-aula. A coleta de dados envolveu registros das atividades realizadas na plataforma DESMOS e das soluções apresentadas pelos alunos. Os resultados indicam que a metodologia de Resolução de Problemas despertou interesse nos estudantes, mas suscitou questionamentos sobre sua eficácia, sobretudo pela necessidade de um conhecimento prévio em Cálculo Integral. Como os alunos já haviam estudado o conteúdo antes dos encontros, os problemas propostos funcionaram como uma ferramenta para verificar e aprofundar sua compreensão. Esse resultado reforça a importância do conhecimento prévio para que a metodologia de Resolução de Problemas seja efetiva na consolidação e avaliação do aprendizado no ensino do Cálculo Integral.
Abstract: The objective of this work is to verify the potentialities and possibilities in the formalization of Integral Calculus through the Problem Solving methodology and the use of the DESMOS platform. The theoretical framework for this research was structured around the following axes: the Problem Solving methodology and Digital Technologies, more specifically the use of the DESMOS platform. The research is qualitative, guided by the methodological perspective of Bogdan and Bicklen, and was carried out with nine students from the Mathematics and Physics courses at the Faculty of Education, Science and Letters of Iguatu (FECLI), campus of the State University of Ceará (UECE), who were studying Differential and Integral Calculus II in the first semester of 2024. The methodology included four field meetings, totaling twelve class hours: two meetings lasting four class hours and another two lasting two class hours. Data collection involved records of the activities carried out on the DESMOS platform and the solutions presented by the students. The results indicate that the Problem Solving methodology aroused interest among students, but raised questions about its effectiveness, especially due to the need for prior knowledge of Integral Calculus. Since students had already studied the content before the meetings, the proposed problems served as a tool to verify and deepen their understanding. This result reinforces the importance of prior knowledge for the Problem Solving methodology to be effective in consolidating and evaluating learning in the teaching of Integral Calculus.
Palavras-chave: Resolução de problemas
Tecnologias digitais
DESMOS
Cálculo integral
Troubleshooting
Digital technologies
Integral calculation
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SILVA, Elieudo Nogueira. Ensino-aprendizagem do cálculo integral em um ambiente de Resolução de Problemas e utilização das Tecnologias Digitais. 2025. 170 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5170
Data de defesa: 22-Jan-2025
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DS - Elieudo Nogueira SilvaDS - Elieudo Nogueira Silva4.08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de depósito BDTDTermo de depósito BDTD455.87 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.